top of page

Como Tratar Sinusite Crônica: Opções de Tratamento

Início > Blog > Como Tratar Sinusite Crônica: Opções de Tratamento


Como tratar sinusite crônica?


A sinusite crônica pode ser gerenciada com irrigação salina e corticosteroide, focando nos sintomas e causas, mas a cura definitiva geralmente é alcançada através de cirurgia endoscópica dos seios nasais, que remove obstruções e restaura a função nasal.


Para tratar efetivamente a sinusite crônica, é importante identificar e tratar as causas subjacentes da condição. Algumas das causas subjacentes comuns da sinusite crônica incluem alergias, infecção bacteriana, desvio de septo, pólipos nasais e hipertrofia de cornetos.


Há várias opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com sinusite crônica. Desde medicamentos até cirurgia endoscópica, cada tratamento é adequado para diferentes causas e sintomas.


A sinusite crônica é uma condição inflamatória dos seios nasais que pode ser difícil de tratar. Os sintomas incluem dor facial, congestão nasal, dor de cabeça e, em alguns casos, febre. O tratamento da sinusite crônica pode variar dependendo da causa subjacente e dos sintomas do paciente.


Aqui estão algumas das opções de tratamento mais eficazes para sinusite crônica e quando cada uma delas é adequada:


Medicamentos para aliviar os sintomas

Um dos primeiros passos no tratamento da sinusite crônica é aliviar os sintomas. Isso pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, descongestionantes e sprays nasais esteroides. Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor de cabeça associada à sinusite crônica, enquanto os descongestionantes e sprays nasais podem ajudar a reduzir a congestão nasal e inflamação.


A irrigação nasal é outra opção para aliviar a congestão nasal e outros sintomas da sinusite crônica. Isso envolve a lavagem das passagens nasais com água salgada para reduzir a inflamação e limpar o excesso de muco. A irrigação nasal pode ser feita em casa com um dispositivo de irrigação nasal ou pode ser realizada por um profissional de saúde.


Antibióticos

Se a sinusite crônica é causada por uma infecção bacteriana, pode ser necessário o uso de antibióticos para tratar a condição. Os antibióticos são prescritos pelo médico para eliminar a infecção e reduzir a inflamação. É importante lembrar que o uso de antibióticos deve ser supervisionado por um médico e que o uso excessivo de antibióticos pode levar à resistência bacteriana.


Corticosteroides

Os corticosteroides são outro tipo de medicamento que pode ser usado no tratamento da sinusite crônica. Eles ajudam a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, como dor facial e congestão nasal. Os corticosteroides podem ser administrados por via oral ou em forma de spray nasal.


A cirurgia é geralmente considerada como última opção para tratar a sinusite crônica e é reservada para casos em que outras formas de tratamento não foram eficazes. Ela é realizada para corrigir problemas que não podem ser solucionados com medicamentos, como abrir as passagens nasais e melhorar a drenagem de muco e secreções, remoção de tecido inflamado, pólipos nasais, correção de um desvio de septo ou hipertrofia de cornetos.

 

Se você está sofrendo com sintomas de sinusite crônica, marque uma consulta com a Dra. Danielly Andrade.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comments


bottom of page