Sinusite crônica: Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Sinusite crônica: Causas, sintomas e tratamento

Sinusite crônica | Causas, sintomas e tratamento

A sinusite crônica é uma inflamação dos seios da face ou das passagens nasais que ocorre por mais de 12 semanas por vez. Pode se apresentar como sinusite crônica sem pólipos nasais, sinusite crônica com pólipos nasais e rinossinusite fúngica alérgica. Os pacientes apresentam os sintomas de sinusite, que são, secreção nasal purulenta, dor facial ou dentária e obstrução nasal.

Quando o processo inflamatório envolve os seios paranasais, é sinusite. Muitas vezes, pode envolver inflamação das vias aéreas nasais e, quando envolve ambas, é chamada de rinossinusite. A rinossinusite crônica é uma das doenças crônicas mais comuns. É prevalente em todas as faixas etárias e é o quinto motivo mais comum para a prescrição de antibióticos.

A sinusite crônica pode ser um distúrbio benigno, mas tem morbidade significativa. Se não for tratada, a qualidade de vida é ruim. A condição é conhecida por exacerbar a asma e pode até levar à meningite e formação de abscesso cerebral, o que aumenta a morbidade e mortalidade. Pacientes com sinusite crônica que são tratados geralmente apresentam resultados satisfatórios. O alívio dos sintomas pode ser obtido após a cirurgia endoscópica funcional dos seios da face em cerca de 75% dos pacientes que não respondem ao tratamento médico. Em casos raros, a sinusite crônica pode resultar em infecções orbitais e intracranianas, levando a déficits visuais e neurológicos.

O que é sinusite crônica?

A sinusite é a inflamação dos seios da face ou da passagem nasal. A sinusite crônica é uma inflamação crônica dos seios da face ou das passagens nasais que ocorre por mais de 12 semanas por vez. Sinusite recorrente é definida como mais de quatro episódios de sinusite em um período de um ano. A avaliação e o manejo da sinusite aguda e crônica são semelhantes. A sinusite crônica pode se apresentar como (1) sinusite crônica sem pólipos nasais, (2) sinusite crônica com pólipos nasais e (3) rinossinusite fúngica alérgica.

O que causa sinusite crônica?

Vírus e bactérias são as etiologias mais comuns para sinusite. Streptococcus, pneumococcus, Hemophilus e Moraxella são as causas bacterianas mais comuns. A sinusite crônica é de natureza multifatorial e pode incluir fatores infecciosos, inflamatórios ou estruturais. Assim, outras etiologias como rinite alérgica (ácaros, bolores), exposições (irritantes transportados pelo ar, fumaça de cigarro ou outras toxinas), causas estruturais (pólipos nasais, desvio de septo nasal), disfunção ciliar, imunodeficiências e infecções fúngicas devem ser consideradas. Otite média, asma, AIDS e fibrose cística são outras condições médicas que podem estar associadas à rinossinusite crônica.

Existem quatro cavidades sinusais pareadas (seios da face): as cavidades etmóide, esfenoidal, frontal e maxilar. Essas cavidades emparelhadas permitem que o ar seja filtrado durante a inalação. Para que os antígenos sejam filtrados e expelidos, os seios da face precisam drenar. A inflamação crônica pode causar obstrução da passagem nasal, dificultar a drenagem e reduzir a tensão de oxigênio. Isso cria focos para a proliferação de bactérias

Quais são os sintomas da sinusite crônica?

Os três sintomas principais da sinusite são:

1) Drenagem purulenta: secreção nasal verde ou amarela

2) Dor facial / dentária: dor, sensação de plenitude ou pressão

3) Obstrução nasal: pode causar dificuldade para respirar em uma ou ambas as passagens nasais, ou causar respiração pela boca

Outros sintomas de sinusite crônica incluem hiposmia (diminuição do olfato), dor de cabeça, dor de ouvido, halitose (mau hálito), dor de dente, tosse ou fadiga. A febre tem sensibilidade de apenas 50%, mas é um fator importante na determinação da gravidade da sinusite. A duração dos sintomas é o fator chave no diagnóstico de sinusite crônica.

Os sintomas devem ocorrer por mais de 12 semanas. A sinusite recorrente ocorre com quatro episódios de sinusite em um ano.

Como é feito o diagnóstico da sinusite crônica?

A sinusite crônica é diagnosticada quando pelo menos dois dos quatro sintomas a seguir estão presentes e ocorrem por mais de 12 semanas:

(1) drenagem purulenta

(2) dor facial e / ou dentária

(3) obstrução nasal

(4) hiposmia.

A Infectious Disease Society of America (IDSA) define sinusite como dois dos seguintes sintomas clínicos principais: secreção nasal purulenta, congestão ou obstrução nasal, congestão ou plenitude facial, dor ou pressão facial, hiposmia, anosmia.

Alternativamente, a ISDA define sinusite como um dos sintomas principais mencionados mais dois ou mais critérios menores, como dor de cabeça, dor de ouvido, pressão ou plenitude, halitose ou mau hálito, dor de dente, tosse ou fadiga.

Durante a avaliação da história e do exame físico, os médicos devem examinar o paciente em busca de outras causas, como pólipos nasais. A sinusite crônica é menos comum do que a sinusite aguda. A sinusite aguda pode durar até quatro semanas. No entanto, a sinusite crônica dura doze semanas ou mais. Os médicos podem buscar outras etiologias não infecciosas, como refluxo gastroesofágico gástrico, variações anatômicas ou problemas estruturais da cavidade nasal, história de imunodeficiências, história de disfunção ciliar e história de infecções fúngicas consistentes.

Tanto a tomografia computadorizada (TC) quanto a endoscopia nasal, confirmando a presença de inflamação, devem ser documentadas para confirmar o diagnóstico de sinusite crônica. A TC é mais sensível, mas também mais cara do que a endoscopia nasal. A rinoscopia anterior tem visualização limitada e menor sensibilidade e não deve ser usada para confirmar sinusite crônica. Há um grande papel para a tomada de decisão compartilhada ao discutir qual opção escolher. A tomografia computadorizada de feixe cônico se tornou um estudo de imagem alternativo no local de atendimento.

O teste de alergia, em geral, é útil e deve ser considerado uma opção.

Qual o tratamento para sinusite crônica?

Não há consenso sobre uma abordagem para o manejo da sinusite crônica. O tratamento deve se concentrar na modulação dos gatilhos, na redução da inflamação e na erradicação da infecção.

Redução de gatilho

• Os testes de alergia podem ajudar a identificar os gatilhos ambientais que os pacientes devem evitar.

Gerenciamento médico

• Os esteroides nasais devem ser usados ​​com ou sem irrigação salina nasal (lavagem com soro fisiológico). O tratamento deve durar pelo menos oito a 12 semanas com o uso adequado.

• A irrigação nasal com solução salina é inferior aos esteróides nasais. No entanto, a lavagem nasal com solução salina pode servir como um complemento útil. A irrigação salina nasal de alto volume foi considerada mais eficaz do que as técnicas de spray nasal de baixo volume.

• Os anti-histamínicos só devem ser usados ​​se houver suspeita de um componente alérgico.

• Os descongestionantes podem ser usados ​​para alívio sintomático, mas faltam evidências para apoiar seu uso na sinusite crônica.

• Os antibióticos podem ser administrados por um período prolongado de três semanas. No entanto, não há consenso sobre seu uso rotineiro na sinusite crônica, nem há consenso sobre a seleção de antibióticos.

• A terapia empírica antifúngica não deve ser administrada.

• Esteroides orais podem ser usados. No entanto, seu uso não é rotineiramente indicado. Comentários sobre seu uso são fornecidos abaixo. Caso os esteroides orais sejam usados, os médicos devem se envolver em uma tomada de decisão compartilhada com os pacientes.

Pólipos nasais

• A sinusite crônica com pólipos deve ser tratada com esteroides tópicos nasais. Se for grave ou não responder à terapia após 12 semanas, um curto curso de esteroides orais pode ser considerado.

• Antagonistas de leucotrieno podem ser considerados.

Tratamento Cirúrgico

• A cirurgia endoscópica funcional dos seios da face pode ser considerada para pacientes que falham no tratamento médico. Em casos mais complicados, pode servir como um complemento ao tratamento médico. O objetivo desta cirurgia é aliviar obstruções, restaurar a drenagem e a depuração mucociliar e ventilar os seios da face.

Se uma condição médica subjacente for encontrada, a terapia deve ter como alvo a condição subjacente. Isso pode incluir abordagens cirúrgicas e médicas para sinusite fúngica entre outros. O gerenciamento de ambas as condições estão além do escopo deste post.

Outras condições médicas associadas e predisponentes também devem ser tratadas. Isso inclui asma, otite média e fibrose cística.

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!