• dradaniellyandrade

Sinusite crônica e pólipos nasais

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Sinusite crônica e pólipos nasais


sinsusite e pólipos nasais

A sinusite crônica com pólipos é uma inflamação dos seios da face que dura mais de 12 semanas e está associada a pólipos nasais. Na área de Belo Horizonte, e provavelmente no Brasil em geral, essa condição é responsável por grande parte das cirurgias dos seios da face realizadas.


Sintomas de sinusite crônica com pólipos nasais


Em geral, conforme os pólipos incham ou ficam maiores, eles começam a encher o nariz e causar obstrução ou bloqueio nasal, o que alguns pacientes chamam de "congestão".


Para uma pessoa com alergia e pólipos, um “dia ruim de alergia” frequentemente fará com que os pólipos inchem mais e causem mais sintomas. Da mesma forma, o tratamento das alergias de um paciente costuma fazer com que os pólipos encolham um pouco e pode aliviar o bloqueio.


À medida que os pólipos aumentam, ocupando 75% a 90% da cavidade nasal, os pacientes realmente começam a se queixar de obstrução nasal, o que muitas vezes os motiva a procurar atendimento médico.


Quando os pólipos preenchem todo o nariz, os pacientes ficam infelizes. Eles não conseguem respirar pelo nariz, então respiram pela boca durante o dia e à noite.


Mais informações sobre sinusite crônica e pólipos nasais:


Porque o diagnóstico de sinusite crônica e pólipos nasais é importante?


Como os pacientes não conseguem respirar pelo nariz, eles respiram pela boca enquanto dormem, fazendo com que ronquem. Às vezes, os pólipos nasais podem tornar o ronco grave o suficiente para levar um paciente que ronca à apneia do sono — o que tem um efeito substancial nos pacientes.


Pacientes com apneia do sono não dormem bem e correm maior risco de outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, ataque cardíaco, derrame e problemas de memória e concentração.


Mais informações sobre apneia do sono:



O que é um pólipo nasal?


Os pólipos surgem quando o tecido que reveste o nariz, denominado mucosa, fica muito inflamado e inchado. A mucosa normal, que é rosada, úmida e com 1 a 2 milímetros de espessura, pode ficar inchada com fluidos e proteínas até se parecer com um saco cheio de líquido.


Porque os pólipos nasais se formam?


Os pólipos se formam como uma reação à inflamação ou alergia. Além disso, os pacientes com uma doença inflamatória (não necessariamente devido a alergias) no nariz e nos seios da face podem ter pólipos que crescem no nariz e nos seios da face.


Porque os pólipos nasais reduzem o olfato?


Quando há pólipos enchendo cerca de 50% ou mais do nariz, o ar da cavidade nasal é bloqueado e não atinge a área onde estão localizados os nervos olfativos. Quando o ar e os odores não chegam às terminações nervosas, a pessoa não consegue cheirar bem, ou pode não cheirar nada — e, portanto, também não pode ter um gosto bom, porque muito do nosso sentido do paladar está relacionado com nosso sentido do olfato.


O que pode ser feito, antes da cirurgia, para reduzir ou eliminar os pólipos nasais?


O tratamento dos pólipos nasais dependem das causas subjacentes, por isso é muito importante fazer uma avaliação minuciosa dos pólipos an para obter o melhor tratamento. Antes da cirurgia, podemos tentar:

  • Sprays esteroides: sprays de esteroides são prescritos para a maioria dos tipos de pólipos nasais, particularmente pólipos leves causados ​​por rinite alérgica (alergia a gatos, poeira, bolores, pólen, árvores, gramíneas e / ou bolores). Eles também são usados ​​para pacientes com pólipos médios e grandes. Sprays de esteroides são úteis para diminuir os pólipos ou retardar seu crescimento natural.

  • Pílulas de esteroides: as pílulas de esteroides (corticoides) causam uma redução dramática dos pólipos, mas o efeito geralmente é temporário - alguns dias ou semanas. Embora o fluido no pólipo seja drasticamente reduzido, as células e o tecido inflamatório permanecem; após a interrupção dos esteroides, a água retorna aos pólipos e eles frequentemente voltam ao tamanho original, se nada mais for feito.

Cirurgia para sinusite com pólipos nasais


A cirurgia do pólipo nasal remove os pólipos do revestimento das passagens nasais e seios da face. O procedimento necessário depende de onde os pólipos estão localizados. Para pólipos maiores localizados na frente do nariz, um médico pode removê-los no consultório usando um instrumento chamado microdebridador.


Mais informações sobre a cirurgia de sinusites e pólipos nasais:



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo