top of page

Sinusite crônica e pólipos nasais

sinsusite e pólipos nasais

A rinossinusite crônica é uma doença multifatorial caracterizada por inflamação persistente do nariz e seios paranasais, dividida em duas principais classificações: rinossinusite crônica com pólipos nasais e rinossinusite crônica sem pólipos nasais.


Pólipos nasais são crescimentos inflamatórios da mucosa do seio paranasal, presentes em cerca de 20% dos pacientes com rinossinusite crônica. Eles estão particularmente associados a ocorrência de inflamação tipo T2, caracterizado por infiltração eosinofílica e uma resposta imune tipo 2, incluindo níveis elevados de citocinas Th2 como interleucina-4, interleucina-5 e interleucina-13. Esse tipo de rinossinusite crônica é geralmente mais grave e tem uma taxa de recorrência mais alta de pólipos após intervenção cirúrgica.


A presença de pólipos nasais em rinossinusite crônica é significativa, pois influencia a abordagem do tratamento. Os esteroides nasais tópicos são a escolha preferida para reduzir o tamanho dos pólipos e os sintomas associados, como congestão nasal e rinorreia. Em casos onde os pólipos causam obstrução severa ou são refratários à terapia médica, a cirurgia pode ser considerada.

 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, otorrinolaringologista especialista em sinusite crônica e pólipos nasais na cidade de Belo Horizonte - MG



Comentarios


bottom of page