• dradaniellyandrade

Desvio de septo e os sintomas de cansaço

Início > Blog > Desvio de septo causa sintomas de cansaço?


desvio de septo sintomas de cansaço

Um desvio de septo pode causar ronco à noite ou pode contribuir para a apneia do sono, um distúrbio em que você para de respirar momentaneamente durante o sono. Isso pode levar à cansaço diurno.


Quando você pensa em problemas nos ouvidos, nariz ou garganta, provavelmente imagina alguém com dificuldade para respirar, nariz entupido, tosse crônica ou ouvidos doloridos. Mas um efeito colateral dos problemas de ouvido, nariz e garganta em que você pode não pensar é a dificuldade para dormir. Se alguém tem problemas para dormir bem, é possível que as condições otorrinolaringológicas estejam na origem de seus problemas e estejam causando o sintoma de cansaço.


Porque desvio de septo causa cansaço?


Um desvio de septo é outra condição médica nasal que pode atrapalhar sua capacidade de dormir bem, causando sonolência crônica durante o dia. Ter um desvio de septo é bastante comum; na verdade, estima-se que até 80% das pessoas têm um septo que está pelo menos um pouco desviado. No entanto, muitas dessas pessoas não têm problemas para dormir por causa de sua condição. Algumas pessoas têm um desvio de septo o suficiente para causar problemas respiratórios e de sono, causando cansaço durante o dia. Os sinais primários de desvio de septo são ronco, sangramento nasal e dor facial. Se você está cansado durante o dia, existe a possibilidade de que problemas de ouvido, nariz ou garganta sejam os culpados.

O que o desvio do septo nasal pode causar?

Um septo severamente desviado causando obstrução nasal pode levar

  • Boca seca, devido à respiração bucal crônica.

  • Uma sensação de pressão ou congestão nas vias nasais.

  • Sono perturbado, devido à dificuldade de não conseguir respirar confortavelmente pelo nariz à noite.

O que acontece com quem tem desvio de septo?


Quando um desvio de septo é grave, pode bloquear um lado do nariz e reduzir o fluxo de ar, causando dificuldade para respirar. A exposição de um desvio de septo ao efeito secante do fluxo de ar pelo nariz pode às vezes contribuir para formação de crostas ou sangramento em certas pessoas.


Como saber se a pessoa tem desvio de septo?

O sintoma mais comum de desvio de septo é a congestão nasal, com um lado do nariz sendo mais congestionado do que o outro, junto com dificuldade para respirar. Infecções sinusais recorrentes ou repetidas também podem ser um sinal de desvio de septo. Outros sintomas incluem: hemorragias nasais frequentes.


Apneia do sono obstrutiva e sintoma de cansaço causado pelo desvio de septo


A apneia obstrutiva do sono é causada por um bloqueio das vias aéreas, geralmente quando o tecido mole na parte posterior da garganta sofre colapso durante o sono. Pode existir alteração anatômica, por exemplo, desvio de septo e cornetos hipertróficos, amídalas grandes, palato, úvula e pilar posterior redundante, ou ainda base da língua grande.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Para mais informações sobre desvio de septo e septoplastia acesse:


Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo