top of page

Desvio de septo e sua relação com problemas de ouvido

O nariz e os ouvidos estão conectados por uma estrutura chamada trompa de Eustáquio. Essa trompa conecta a parte posterior do nariz com a cavidade do ouvido médio, permitindo que o ar equilibre a pressão do ar dentro e fora do ouvido médio.


desvio de septo e dor ouvido
trompa de eustaquio

O desvio de septo pode causar dor de ouvido?


Sim, o desvio de septo pode causar dor de ouvido. A relação entre desvio de septo e dor de ouvido pode ser multifacetada. Um desvio de septo pode contribuir para a disfunção da trompa de Eustáquio, que, por sua vez, pode levar à dor de ouvido.


A trompa de Eustáquio é responsável por equalizar a pressão no ouvido médio e sua disfunção pode resultar em pressão negativa no ouvido médio e subsequente dor de ouvido.


Além disso, um desvio de septo pode estar associado a condições como otite crônica devido ao seu possível impacto no volume das células de ar da mastoide, o que pode contribuir indiretamente para a dor de ouvido.[2]


A otalgia de ponto de contato rinogênico é outra condição em que um desvio de septo pode levar à dor de ouvido. Isso ocorre quando o desvio do septo nasal cria um ponto de contato com a mucosa dentro da cavidade nasal, levando à dor referida no ouvido sem sinais de inflamação.


A correção cirúrgica do desvio de septo, como a septoplastia, pode aliviar essa otalgia referida ao remover o ponto de contato com a mucosa.


Além disso, o desvio de septo pode afetar a pressão da orelha média, e a septoplastia demonstrou melhorar a pressão da orelha média no pós-operatório, o que pode ter implicações para o alívio da dor de ouvido.


No entanto, é importante observar que a relação entre o desvio de septo e a dor de ouvido é complexa, e nem todos os pacientes com desvio de septo sentirão dor de ouvido. A presença de dor de ouvido em pacientes com desvio de septo justifica uma avaliação completa para determinar a causa subjacente e o tratamento adequado.


Qual é o tratamento atual para a dor de ouvido causada por um desvio de septo?


O tratamento atual para dor de ouvido causada por desvio de septo normalmente envolve a abordagem da obstrução nasal e qualquer disfunção associada da tuba auditiva.


A septoplastia, que é a correção cirúrgica do desvio de septo nasal, é frequentemente realizada para aliviar a obstrução nasal e também pode melhorar a função da tuba auditiva.


Esse procedimento pode ser combinado com a redução dos cornetos se a hipertrofia dos cornetos também estiver contribuindo para a obstrução nasal e a disfunção da tuba auditiva.


Nos casos em que um desvio de septo está causando otalgia do ponto de contato rinogênico, a remoção cirúrgica do ponto de contato da mucosa por meio da septoplastia pode proporcionar alívio significativo dos sintomas.


A melhora dos sintomas após a septoplastia foi documentada em termos de resultados relatados pelo paciente, como as pontuações do questionário NOSE, indicando uma melhora crítica nos sintomas obstrutivos e na qualidade de vida.


É importante observar que, embora a septoplastia seja eficaz para a obstrução nasal e os sintomas associados, ela não está isenta de possíveis complicações. Essas complicações podem incluir perfuração septal, sangramento e infecção, que devem ser tratados de acordo com a prática clínica padrão.


Além disso, a decisão de prosseguir com a septoplastia deve ser baseada em uma avaliação abrangente do paciente, incluindo a gravidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida.


 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, otorrinolaringologista especialista em desvio de septo na cidade de Belo Horizonte - MG



Comments


bottom of page