Quais são os sintomas do desvio de septo?

Atualizado: há 5 dias

Início > Blog > Quais são os sintomas do desvio de septo?

Desvio de septo

O que é um desvio de septo?

Um desvio de septo é uma condição em que o septo nasal (o osso e a cartilagem que divide o nariz ao meio) é torto, tornando uma passagem nasal menor. Se for grave, pode ser difícil respirar pelo nariz. A maioria das pessoas tem naturalmente algum desvio — somente pessoas com desvios graves precisam de tratamento.

Quais são os sintomas de desvio de septo?

A maioria dos pacientes com desvio de septo não possuem sintomas e você pode nem saber que tem um desvio de septo. Algumas deformidades septais, no entanto, podem causar os seguintes sinais e sintomas:

• Obstrução de uma ou ambas as narinas. Esse bloqueio pode dificultar a respiração pelas narinas ou narinas. Você pode notar isso mais quando está resfriado ou com alergias que podem causar inchaço e estreitamento das vias nasais.

• Infecções frequentes nos seios da face (sinusite)

• Hemorragias nasais. A superfície do septo nasal pode ficar seca, aumentando o risco de hemorragias nasais.

• Dor facial. Há algum debate sobre as possíveis causas nasais da dor facial. Uma possível causa de dor facial unilateral pode ser um desvio de septo severo no qual as superfícies do nariz se tocam e causam pressão.

• Ronco. Um desvio de septo ou inchaço dos tecidos do nariz pode ser uma das muitas razões para a ocorrência de ronco durante o sono.

• Conscientização do ciclo nasal. O nariz alterna entre estar obstruído de um lado e então muda para obstruído do outro. Isso é chamado de ciclo nasal. Estar ciente do ciclo nasal não é típico e pode indicar obstrução nasal.

• Preferência por dormir em um determinado lado. Algumas pessoas podem preferir dormir em um determinado lado para otimizar a respiração pelo nariz à noite, se uma passagem nasal for estreitada.

Mais informações:

O que causa desvio de septo?

A maioria das pessoas nasce com septo nasal ligeiramente torto, mas muitas vezes nunca é percebido. Em algumas pessoas, o desvio é visível no início da vida.

Algumas pessoas desenvolvem um desvio de septo (também chamado septo nasal desviado) devido a uma lesão no nariz que move o septo nasal para fora da posição. Por exemplo, um acidente de carro, esporte, tropeço ou um solavanco enquanto brincava.

Como o desvio de septo é diagnosticado?

Seu médico irá falar com você e examiná-lo. O médico pode usar um endoscópio nasal - um tubo longo com uma luz brilhante na ponta - para ver o interior do nariz.

Outras condições além do desvio de septo podem causar congestão nasal. Por exemplo, você pode ter um tipo diferente de problema estrutural dentro do nariz, sinusite crônica ou rinite alérgica. Em casos raros, sangramento e bloqueio podem ser sinais de tumor nasal.

Como o desvio de septo é tratado?

Os medicamentos que podem ajudá-lo a respirar pelo nariz incluem:

• descongestionantes

• anti-histamínicos

• sprays nasais de corticosteroide

Se os medicamentos não ajudarem, a cirurgia (conhecida como septoplastia) pode ser necessária para endireitar o septo nasal. Em alguns casos, a cirurgia para remodelar o nariz (rinoplastia) também pode ser necessária.

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!