top of page

Dor de cabeça na rinite: causas e tratamentos

Início > Blog > Dor de cabeça na rinite: causas e tratamentos


Dor de cabeça na rinite: causas e tratamentos

A dor de cabeça é um sintoma comum associado à rinite e sinusite, que pode ser causada por vários fatores, incluindo a congestão nasal, a inflamação dos seios paranasais e distúrbios do sono. O tratamento inclui medicamentos para tratar a inflamação e os sintomas associados, medidas como uso de compressas quentes e lavagem nasal com solução salina e mudanças no estilo de vida. Se a dor de cabeça na rinite persistir ou piorar, é importante procurar orientação médica para avaliação e tratamento adequados.


Sintomas:

Além dos sintomas típicos de rinite, como congestão nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, a dor de cabeça é um sintoma comum associado à rinite. A dor de cabeça pode ser descrita como uma dor surda ou pressão na testa, têmporas ou parte de trás da cabeça.


Causas:

A dor de cabeça na rinite pode ser causada por vários fatores, incluindo a congestão nasal e o acúmulo de muco no seio da face, que pode levar à inflamação dos seios paranasais. Além disso, a rinite pode levar a distúrbios do sono, como apneia do sono, que também podem contribuir para a dor de cabeça.


Tratamento:

O tratamento da dor de cabeça na rinite inclui medicamentos para tratar a inflamação e os sintomas associados. Antialérgicos, corticosteroides nasais e anti-histamínicos são opções comuns que ajudam a aliviar os sintomas da rinite, incluindo a congestão nasal e a coriza. Analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser prescritos para aliviar a dor de cabeça e outros sintomas associados.


Além disso, medidas como uso de compressas quentes e lavagem nasal com solução salina podem ajudar a aliviar a congestão e a dor de cabeça. Mudanças no estilo de vida, como reduzir a exposição a alérgenos, manter a casa limpa e umidificada e evitar fumar e outros irritantes nasais, também podem ajudar a reduzir os sintomas e prevenir as crises de dor de cabeça na rinite.

 

Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Kommentare


bottom of page