• dradaniellyandrade

Dor de cabeça de sinusite é diferente: saiba como não confundir e como aliviar

Atualizado: Nov 22

Início > Blog > Dor de cabeça de sinusite é diferente: saiba como não confundir


Dor de cabeça de sinusite


As dores de cabeça nos seios da face são um sintoma de infecções nos seios da face, que causam pressão e dor no rosto. Resfriado e rinite alérgica aumenta o risco de infecções nos seios da face e dores de cabeça. Mas as chamadas dores de cabeça da sinusite podem, na verdade, ser enxaquecas com sintomas nasais. Nesse caso, um otorrinolaringologista pode ajudá-lo a encontrar um alívio a longo prazo.


As pessoas costumam confundir enxaquecas com sinusite. Mas o tratamento para essas duas condições é muito diferente, por isso é importante identificar o problema real. Se você teve mais de uma sinusite ou se tem dores de cabeça frequentes nos seios da face, procure atendimento médico. Descobrir o que está acontecendo o ajudará a encontrar um tratamento bem-sucedido.


O que são seios da face?

Os seios da face são uma série de espaços vazios conectados atrás de suas maçãs do rosto, testa e nariz.

Os seios da face produzem muco fino. Conforme o ar viaja através dos seios da face para os pulmões, o muco captura partículas nocivas como poeira, poluentes e bactérias. O muco é drenado pelo nariz.

O que é uma dor de cabeça de sinusite?

Em cerca de 80% das vezes, o que as pessoas chamam de dor de cabeça dos seios da face é, na verdade, uma enxaqueca com sintomas nasais. Uma verdadeira dor de cabeça dos seios da face se desenvolve por causa de uma infecção dos seios da face (sinusite). A infecção causa dor e pressão nos seios da face.

Quão comuns são as dores de cabeça nos seios da face?

As dores de cabeça dos seios da face são muito comuns em uma infecção. Você também pode sentir que tem dor de cabeça nos seios da face quando tem enxaquecas.


O que causa dores de cabeça nos seios da face?

As infecções nos seios da face causam dores de cabeça nos seios da face. Qualquer coisa que faça o acúmulo de muco nos seios da face pode levar a uma infecção nos seios da face, como:

  • O resfriado comum geralmente é o culpado.

  • As rinites alérgicas desencadeiam a produção de muco.

  • Pólipos nasais, crescimentos anormais no nariz ou seios da face. Os pólipos nasais podem bloquear a drenagem do muco.

  • Desvio de septo, que ocorre quando a linha da cartilagem e do osso no centro do nariz não está reta. Um desvio de septo pode impedir a drenagem adequada do muco.

Muito muco dá aos germes uma oportunidade de crescer. Conforme os germes se acumulam, eles irritam os seios da face. Em resposta, o tecido sinusal incha, bloqueando a passagem do muco. Seios da face inchados e irritados, cheios de líquido, deixam seu rosto sensível e dolorido.

As alergias causam dores de cabeça nos seios da face (dores de cabeça alérgicas)?

As alergias em si não causam dores de cabeça. No entanto, as alergias podem causar congestão dos seios da face (nariz entupido), o que pode causar pressão nos seios da face, dor e infecção. Se você tem alergias sazonais (rinite alérgica), também tem 10 vezes mais chances de sofrer de enxaqueca.

Qual é a sensação de uma dor de cabeça nos seios da face?

Quando você tem dor de cabeça nos seios da face, seu rosto dói. Normalmente, a dor piora quando você move a cabeça repentinamente. Dependendo do seio afetado, você pode sentir uma dor constante atrás dos olhos ou em:

  • Maçãs do rosto.

  • Testa.

  • Ponte do nariz.

Quais são os outros sintomas das dores de cabeça dos seios da face?

Além da dor facial, dores de cabeça nos seios da face causam outros sintomas, incluindo:

  • Febre.

  • Nariz entupido.

  • Descarga de muco espesso e colorido do nariz.

  • Sensação de plenitude nas orelhas.

  • Rosto inchado ou inchado.

Você pode ter uma dor de cabeça de sinusite sem ficar congestionado?

Se você não tem congestão, provavelmente não é uma dor de cabeça nos seios da face. A dor no rosto é mais provável devido a uma enxaqueca (forte dor de cabeça) ou cefaleia tensional.

Qual é a diferença entre uma dor de cabeça de sinusite e uma enxaqueca?

É fácil confundir os dois, pois a enxaqueca também pode causar dor facial, congestão nasal e coriza. Na enxaqueca, o corrimento nasal é claro. Se você tem uma dor de cabeça real nos seios da face — causada por uma infecção nos seios da face — você também terá febre e muco nasal espesso e descolorido.

Como as dores de cabeça dos seios da face são diagnosticadas?

Na maioria das vezes, quando as pessoas se diagnosticam com dor de cabeça nos seios da face, na verdade é uma enxaqueca. Portanto, é importante consultar seu otorrinolaringologista para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Seu otorrino irá realizar um exame físico e perguntar sobre seus sintomas. Se os seus sintomas forem graves ou contínuos, você também pode precisar de exames de imagem. Um exame de ressonância magnética pode descartar doenças cerebrais graves. Vários exames de imagem podem revelar bloqueios de seio nasal e incluem:

  • Raios X.

  • Varredura de tomografia computadorizada (TC).

  • Endoscopia nasal (um tubo fino e flexível com uma câmera minúscula que pode ser visualizada dentro do nariz e seios da face).


Como faço para me livrar de uma dor de cabeça de sinusite?

Para se livrar da dor de cabeça dos seios da face, é necessário tratar a causa subjacente. Nesse caso consulte um otorrinolaringologista especialista em sinusite para orientar seu tratamento.


Vírus, bactérias e às vezes fungos causam infecções nos seios da face. As infecções virais geralmente desaparecem por conta própria. Mas se a infecção for bacteriana ou fúngica, você precisará de antibióticos ou medicamentos antifúngicos. Seu otorrino também pode recomendar outros medicamentos para aliviar o desconforto, como:

  • Anti - histamínicos para prevenir sintomas de alergia.

  • Descongestionantes para reduzir o inchaço no nariz e nos seios da face.

  • Analgésicos para aliviar a dor de cabeça.

  • Esteroides para reduzir a inflamação.


Como tratar enxaqueca com sintomas de sinusite?

As dores de cabeça nos seios da face, que, na verdade são enxaquecas, precisam de um tipo diferente de tratamento. O primeiro passo é aliviar sua dor. Você deve saber que o uso frequente de medicamentos de venda livre quando tem dor de cabeça pode causar ainda mais dores de cabeça (rebote ou dores de cabeça por uso excessivo de medicamentos).

Seu médico pode recomendar medicamentos prescritos para a dor da enxaqueca. Você também pode precisar de um medicamento preventivo que o ajude a ter menos ataques de enxaqueca.

Como posso prevenir uma dor de cabeça nos seios da face?

Você pode prevenir infecções recorrentes nos seios da face (sinusite crônica) tratando a causa raiz. Para rinite alérgica, consulte um otorrino que possa direcionar seu tratamento. Para um desvio de septo, seu otorrino pode precisar realizar uma cirurgia (septoplastia). Se você tem pólipos nasais, pode ser necessário um procedimento para removê-los.

Quanto tempo duram as dores de cabeça nos seios da face?

Os vírus causam a maioria das infecções dos seios da face. Uma infecção viral dos seios da face geralmente se resolve sozinha. Semelhante à forma como o resfriado comum desaparece por si mesmo, sua dor de cabeça dos seios da face deve melhorar em cerca de uma semana. Se não desaparecer, consulte seu médico. Você pode ter uma infecção bacteriana ou fúngica dos seios da face que requer medicação.

O que posso fazer sobre dores de cabeça recorrentes nos seios da face?

Muitas dores de cabeça dos seios da face, especialmente aquelas recorrentes, são na verdade enxaquecas. Mas é inteligente consultar seu médico para descobrir a causa de suas dores de cabeça.

Você pode descobrir que a melhor solução a longo prazo é descobrir o que desencadeia as dores de cabeça da enxaqueca para que possa evitá-las. É útil manter um diário de dor de cabeça para rastrear possíveis gatilhos. Os gatilhos que você pode controlar incluem:

  • Álcool.

  • Cafeína.

  • Alimentos específicos, como chocolate, vinho tinto ou queijo forte.

  • Falta de dormir.

  • Estresse.


Mais informações sobre sinusite:


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Caso seja de Belo Horizonte — MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre sinusites, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo