Onde dói quando se tem sinusite?
Na sinusite aguda, a dor se concentra principalmente na face ou nos dentes, devido à inflamação e pressão nos seios da face. Já na sinusite crônica, a dor é menos frequente e intensa. A dor de cabeça, apesar de ser um sintoma relatado, nem sempre é causada pela sinusite, a não ser em casos de piora do quadro. Dor de ouvido embora menos comum pode acontecer.
A sinusite causa dor por meio de dois mecanismos principais:
Inflamação: o inchaço dos tecidos dentro dos seios da face, causado por infecção ou irritação, pressiona as terminações nervosas, resultando em dor.
Alteração de pressão: a obstrução da drenagem do muco causa um acúmulo de secreção e diminuição da pressão nos seios da face. Essa diferença de pressão causa dor, principalmente na região frontal.
Dor de ouvido embora menos comum pode acontecer
Anatomia dos Seios da Face e a Sinusite
Qual é a diferença entre uma dor de cabeça de sinusite e enxaqueca?
A dor de cabeça da sinusite é causada pela inflamação dos seios paranasais, geralmente acompanhada de congestão nasal, secreção purulenta, dor ou pressão facial que piora ao inclinar-se para frente e, possivelmente, febre. Já a enxaqueca é uma dor de cabeça primária, caracterizada por dor pulsátil, localização unilateral, náusea ou vômito e sensibilidade à luz e ao som.
É importante ressaltar que você pode ter enxaqueca e também sinusite, sendo necessário tratar ambas as condições nesses casos.
Quais são os tratamentos comuns para a dor da sinusite?
O tratamento é especifico para a causa da sinusite, deve ser adaptado aos sintomas específicos e à condição do paciente, em linhas gerais o tratamento envolve:
Analgésicos: Paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para alívio da dor.
Descongestionantes: Uso de descongestionantes orais e tópicos para alívio sintomático.
Lavagem nasal: Solução salina para limpar as vias nasais.
Mucolíticos: Para facilitar a eliminação do muco.
Corticosteroides intranasais: Reduzem a inflamação e a dor nos casos em que outras medidas não são suficientes.
Antibióticos: Em casos de infecção bacteriana que necessitem de antibioticoterapia.
Comments