top of page

É normal ter pólipo nasal? Entenda tudo sobre essa condição

Início > Blog > É normal ter pólipo nasal? Entenda tudo sobre essa condição


Pólipos nasais são crescimentos benignos que se desenvolvem no revestimento das cavidades nasais ou dos seios paranasais. Eles são bastante comuns e afetam cerca de 1 a 4% da população. Embora não sejam cancerígenos, os pólipos nasais podem causar desconforto e problemas respiratórios. Se você suspeita que possui pólipos nasais, é importante consultar um médico otorrinolaringologista para obter um diagnóstico e tratamento adequados.


É normal ter pólipo nasal? Entenda tudo sobre essa condição

O que são pólipos nasais?

Os pólipos nasais são pequenas bolsas de tecido inflamado que se desenvolvem no revestimento das cavidades nasais e dos seios paranasais. Eles podem variar em tamanho e quantidade, e geralmente têm uma aparência semelhante a uvas ou lágrimas. Os pólipos nasais são mais comuns em adultos e raramente são encontrados em crianças.


Causas dos pólipos nasais:

A causa exata dos pólipos nasais ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma resposta inflamatória crônica no nariz. Algumas condições que podem aumentar o risco de desenvolver pólipos nasais incluem:


  • Rinite alérgica

  • Asma

  • Infecções crônicas dos seios paranasais

  • Sensibilidade a medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs)

  • Fibrose cística


É normal ter pólipo nasal?

Ter pólipos nasais não é necessariamente "normal", mas é uma condição comum que afeta muitas pessoas. Estima-se que cerca de 1 a 4% da população adulta sofra de pólipos nasais. Embora não sejam cancerígenos, os pólipos nasais podem causar desconforto e problemas respiratórios se não forem tratados.


Sintomas dos pólipos nasais

Os pólipos nasais podem causar uma variedade de sintomas, incluindo:


  • Congestão nasal

  • Coriza

  • Dificuldade para respirar pelo nariz

  • Diminuição do olfato e paladar

  • Dor de cabeça

  • Dor facial

  • Ronco


Diagnóstico e tratamento

Se você suspeita que pode ter pólipos nasais, é importante consultar um médico otorrinolaringologista para obter um diagnóstico adequado. O médico pode realizar um exame físico e solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada, para confirmar a presença de pólipos nasais.


O tratamento para pólipos nasais pode incluir medicamentos, como corticosteroides nasais, para reduzir o tamanho e a inflamação dos pólipos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover os pólipos e melhorar a respiração.


Conclusão

Embora não seja exatamente "normal" ter pólipos nasais, é uma condição comum que afeta muitas pessoas. Se você está enfrentando sintomas que podem ser causados por pólipos nasais, é importante procurar a orientação de um médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comments


bottom of page