• dradaniellyandrade

Polipectomia: Cirurgia do pólipo nasal

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Polipectomia: Cirurgia do pólipo nasal


polipectomia nasal - cirurgia de pólipo nasal

A polipectomia nasal é uma cirurgia para remover pólipos nasais localizados nas passagens nasais.


O que são pólipos nasais?

Os pólipos nasais são tumores indolores e benignos (não cancerosos). Eles são encontrados em passagens nasais e seios da face, espaços vazios nos ossos ao redor do nariz. Eles se formam a partir das membranas mucosas - tecido fino e macio que reveste essas partes do corpo.

Os pólipos nasais podem ficar irritados e inchados, bloqueando parcialmente as passagens nasais e seios da face.


Mais informações sobre pólipos nasais:


Como é realizada a polipectomia?

A cirurgia do pólipo nasal remove os pólipos do revestimento das passagens nasais e seios da face. O procedimento necessário depende de onde os pólipos estão localizados.

Para pólipos maiores localizados na frente do nariz, um médico pode removê-los usando um instrumento chamado microdebridador. Desbrida (remove tecido) e aspira o material solto ao mesmo tempo.

Como alternativa, seu médico pode remover os pólipos usando pequenas pinças. Este processo é denominado polipectomia intranasal.

Para pólipos de tamanho muito pequeno, mais extensos, localizados mais profundamente na cavidade nasal ou complicados de outras maneiras, pode ser necessária uma cirurgia endoscópica nasal. Para essa cirurgia minimamente invasiva, seu médico usará um endoscópio, que é um pequeno tubo com uma luz e uma câmera na extremidade. Com o endoscópio, o médico identificará os pólipos e os removerá usando pequenos instrumentos.


A cirurgia de polipectomia é normalmente associada à sinusectomia endoscópica, já que é muito comum que os seios da face também estejam acometidos pelo processo inflamatório subjacente.

Quanto tempo dura a polipectomia nasal?

A cirurgia de pólipo nasal em si geralmente dura algumas horas. Na maioria dos casos, você deve poder ir para casa no mesmo dia da cirurgia. Algumas pessoas podem precisar passar a noite no hospital.

Pós operatório da polipectomia nasal


Com a utilização da técnica de cirurgia endoscópica nasal (por vídeo), a necessidade de se utilizar tampão nasal no pós-operatório diminuiu expressivamente, o que tornou o período de pós-operatório menos incômodo ao paciente.


Isso acontece porque na cirurgia endoscópica é possível ter um controle muito mais acurado das regiões com sangramento e cauterizá-las de maneira direta ou controlar o sangramento com o auxílio de alguns materiais hemostáticos.


Em caso de sangramentos mais importantes no intraoperatório, o cirurgião poderá optar por deixar algum tampão nas cavidades nasais do paciente por poucos dias, visando sua segurança.


A taxa de complicações da cirurgia de pólipo nasal é menor do que a cirurgia geral dos seios da face (sinusectomia). Você pode notar um leve sangramento no nariz por algumas semanas.

Seu cirurgião pode marcar uma visita de acompanhamento cerca de uma semana após a cirurgia para verificar como as passagens nasais estão cicatrizando e remover quaisquer crostas.


Qual é o valor da polipectomia nasal?


O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da polipectomia nasal varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico, bem como se ela é associada a outros procedimentos no nariz, como, septoplastia, sinusectomia entre outros.


O custo médio da polipectomia é de R$ 5.000 a R$ 25.0000. Este custo médio é apenas parte do preço total - não inclui anestesia, instalações da sala de cirurgia (hospital) ou outras despesas relacionadas. Após sua consulta será feito um orçamento de acordo as necessidades da cirurgia, hospital de realização, entre outros.


Oferecemos planos de financiamento de pacientes para polipectomia através de parcelamento com cartão de crédito, então não deixe de perguntar.


Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).



A polipectomia é coberta pelos planos de saúde (convênios médicos)?


É muito comum a realização de polipectomia nasal associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.


Os pólipos nasais podem voltar?

A cirurgia às vezes pode tratar pólipos nasais quando o tratamento clínico não alivia os sintomas.

Não é possível prever quando e se os pólipos retornarão. Você deve consultar o seu otorrinolaringologista imediatamente se começar a sentir os sintomas novamente. Eles podem ajudá-lo a determinar se é melhor fazer um acompanhamento com cirurgia adicional ou tratar pólipos nasais com medicamentos.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Para mais informações sobre polipos nasais e polipectomia nasal acesse:


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo