• dradaniellyandrade

Infecções sinusais (Sinusite): as 5 principais perguntas respondidas

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Infecções sinusais (Sinusite): as 5 principais perguntas respondidas

Sinusite

A temporada de resfriados e gripes ainda não acabou. Se você tem congestão que inclui pressão nos seios da face, pode estar resfriado — ou pode ser uma infecção nos seios da face (sinusite). Como você pode ter certeza de que é um ou outro e quando é a hora de marcar uma consulta com seu médico?


Quais são os sinais de uma infecção sinusal?


Se você sentir pressão atrás dos olhos e bochechas, piorar a dor de cabeça, tosse, febre, mau hálito, fadiga, diminuição do olfato ou paladar, sangramento nasal, ouvidos entupidos e / ou gotejamento pós-nasal, você pode ter uma infecção sinusal e nasal inflamação — e não apenas um resfriado.


Qual é a melhor maneira de obter alívio da pressão dos seios da face?


As opções de venda livre incluem descongestionantes nasais e sprays esteróides nasais. Algumas pessoas tentam lavagem nasal para encontrar alívio. Outros preferem analgésicos de venda livre para controlar a dor e os sintomas da febre. Beber bastante líquido, aplicar compressas quentes na região dos seios da face, massagem facial leve e uso de vaporizador também podem manter a congestão se dissipando.


“Este é um problema muito complexo e dependendo da gravidade e do nível de inflamação, há uma série de exames e testes diagnósticos a serem realizados antes que um diagnóstico verdadeiro possa ser feito para que um plano de tratamento possa ser formulado”. - Dra. Danielly Solar Andrade


Como tal, não existe uma “bala de prata ou uma pílula” que possa aliviar todos os sintomas.


Embora uma infecção sinusal possa desaparecer por si mesma, é uma boa ideia marcar uma consulta com seu otorrinolaringologista — especialmente se você parece estar tendo muitas infecções sinusais. Além disso, secreção nasal, febre, congestão ou dor que dura mais de 10 dias justifica uma visita ao seu médico.


As infecções sinusais são virais?


A sinusite pode ocorrer devido a uma infecção viral. Se o excesso de muco se desenvolver e não puder sair dos seios da face devido a um bloqueio ou inflamação nasal, pode causar uma infecção sinusal. Você pode começar com um resfriado viral que não desaparece e depois se transforma em uma infecção bacteriana. As alergias também podem causar inflamação nos seios da face, assim como um desvio de septo. Quando a bactéria cresce nos seios da face, é uma infecção bacteriana.


Você precisa de antibióticos para uma infecção sinusal?


Uma infecção viral dos seios da face provavelmente se resolve sozinha, mas pode levar algumas semanas para isso. Se a infecção do seio for causada por bactérias, é provável que sejam necessários antibióticos para se resolver. Mas os antibióticos não são uma cura para tudo. Eles não curam uma infecção sinusal causada por um vírus ou um agente irritante no ar.


As infecções nos seios da face podem causar infecções nos ouvidos?


Sim. Uma infecção sinusal pode fazer com que o fluido fique preso no ouvido atrás do tímpano. Bactérias e vírus podem crescer e causar infecção no ouvido. É especialmente importante ir ao médico se sentir dor ou pressão no ouvido.


Quando você tem um problema de sinusite, é importante entender que o nariz e os seios da face são uma unidade. Isso significa que você pode estar lidando com rinossinusite, que é uma inflamação das cavidades nasal e dos seios da face. Sinusite se refere a uma infecção apenas dos seios da face.


Existem muitas razões pelas quais o nariz e os seios da face ficam inflamados; pode ser um problema anatômico ou infeccioso. Uma lesão anterior ou defeito de nascença, bem como sensibilidades a alérgenos podem causar alguns dos prejuízos fisiológicos que levam a problemas nos seios da face.


Mais informações:


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

1 visualização0 comentário