Lavagem Nasal: Como fazer, indicações e recomendações

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Lavagem Nasal: Como fazer, indicações e recomendações

Condições respiratórias superiores, incluindo sinusite crônica e sinusite aguda, resfriado comum e rinite alérgica, são doenças comuns que têm um impacto significativo nos pacientes, recursos médicos e sociedade. A lavagem nasal com solução salina fisiológica (0,9%) ou solução salina levemente concentrada (2-3%) podem ser usadas.

Confira alguns vídeos publicados em nosso Instagram.

Resultados dos estudos

Estudos clínicos (Estudos 1 – 4 abaixo) avaliando o efeito da irrigação nasal diária (também conhecida como lavagem nasal) na qualidade de vida, sintomas e uso de medicamentos de pacientes com queixas sinusais crônicas.

A sinusite é comum, afeta a qualidade de vida e é fonte de uso significativo de medicamentos. A irrigação nasal é uma técnica milenar em que se permite que a água salgada banhe suavemente a cavidade nasal, facilitando uma lavagem suave das estruturas internas. Os estudos citados foram feitos de 1999 a 2008 envolvendo um total de 76 indivíduos.

Um estudo (Estudo 5 abaixo) avaliando o uso por médicos de família da lavagem nasal para doenças respiratórias superiores e escrevemos uma revisão (Item 6 abaixo) resumindo as informações clínicas disponíveis sobre a irrigação nasal com solução salina.

Estudo 1: Em um ensaio clínico randomizado, foram treinados 52 pacientes com história de doença sinusal para usar lavagem nasal diária e compararam sua experiência com 24 indivíduos controle. Avaliaram a qualidade de vida, a adesão e satisfação dos pacientes com a lavagem nasal, sintomas nos seios da face e uso de medicamentos. O grupo que utilizou irrigação nasal apresentou melhora na qualidade de vida, sintomas menos frequentes e utilizou antibióticos e sprays nasais com menor frequência. Eles aderiam à lavagem nasal, gostavam de usá-la e sofriam poucos efeitos colaterais. Três estudos de acompanhamento foram publicados, os quais contribuem para o estudo original.

Estudo 2: No Estudo 2, queríam determinar se os indivíduos continuariam a usar a irrigação nasal em um ambiente menos estruturado e se os indivíduos controle usariam a lavagem nasal se treinados e acompanhados de maneira não estruturada. Portanto, indivíduos foram monitoradas da intervenção original por mais 12 meses e treinados os indivíduos do grupo de controle inicial para usar irrigação nasal para suas condições sinusais crônicas e os acompanhamos por 12 meses. Ambos os grupos experimentaram melhora semelhante na qualidade de vida e diminuição dos sintomas nasais. Padrões de uso estabilizados em cerca de 3 irrigações nasais por semana, usados ​​por alguns indivíduos em uma programação rígida e por outros apenas quando necessário.

Estudo 3: No Estudo 3, queríam saber como os usuários de lavagem nasal vivenciaram o processo de aprendizagem do uso da terapia e como continuaram a utilizá-la em casa. Conduzimos entrevistas com 28 sujeitos do estudo original. Seus comentários foram consistentes em quatro temas principais: 1) a lavagem nasal foi eficaz para os sintomas crônicos dos seios da face e 2) capacitou os indivíduos a cuidar dos sintomas crônicos dos seios nasais por conta própria. 3) Existem algumas barreiras para fazer a lavagem nasal, incluindo o tempo necessário e a sensação inicial de água na cavidade nasal, mas 4) essas barreiras poderiam ser superadas por uma boa instrução e integração da irrigação nasal nas rotinas diárias domiciliares dos indivíduos.

Estudo 4: Algumas pessoas com doenças sinusais crônicas também têm rinite alérgica. Portanto, no Estudo 4, formularam a hipótese de que a irrigação nasal pode ser útil para indivíduos com rinite alérgica. Reanalisaram os dados qualitativos para explorar a questão da pesquisa "Os indivíduos que usam lavagem nasal hipertônica para sintomas crônicos de sinusite, e que também tiveram rinite alérgica, apresentam melhora nos sintomas de alergia?" Mais da metade dos indivíduos com sintomas crônicos dos seios da face autor referidos e rinite alérgica concomitante relataram espontaneamente efeitos positivos da lavagem nasal nos sintomas de alergia, distintos dos sintomas dos seios nasais crônicos, sugerindo que a irrigação nasal pode ser uma terapia adjuvante eficaz para rinite alérgica.

Estudo 5: O Estudo 5 avaliou o uso entre médicos de família da lavagem nasal por meio de um questionário eletrônico. Os médicos entrevistados usaram a lavagem nasal como tratamento adjuvante para uma variedade de doenças respiratórias superiores, incluindo rinossinusite crônica (91%), rinossinusite bacteriana aguda (67%), rinite alérgica sazonal (66%), infecção viral do trato respiratório superior (59%), outros rinite alérgica (48%), congestão baseada em irritante (48%) e rinite da gravidez (17%). Os médicos também relataram ter usado lavagem nasal antes dos antibióticos para rinossinusite bacteriana aguda (77%). Os padrões de uso variaram em relação ao tipo de lavagem nasal usada, frequência de dosagem, concentração de solução salina e educação do paciente.

Artigo 6: Este breve artigo de revisão resume as informações clínicas disponíveis sobre a irrigação nasal com solução salina.

Conclusão: Esses estudos são consistentes com a literatura científica e sugerem que a irrigação nasal é uma terapia adjuvante eficaz para sintomas crônicos dos seios da face. Também pode ser eficaz como terapia adjuvante para sintomas de outras doenças respiratórias superiores que são fatores de risco para sintomas crônicos dos seios da face, incluindo infecção respiratória superior aguda (resfriado comum), sinusite aguda e rinite alérgica.

Referências:

1. Rabago D, Zgierska A, Mundt M, Barrett B, Bobula J, Maberry R. Efficacy of daily hypertonic saline nasal irrigation among patients with sinusitis: A randomized controlled trial. Journal of Family Practice. 2002;51(12):1049-1055.

2. Rabago D, Pasic T, Zgierska A, Barrett B, Mundt M, Maberry R. The efficacy of hypertonic saline nasal irrigation for chronic sinonasal symptoms. Otolaryngol Head Neck Surg. 2005;133:3-8.

3. Rabago D, Barrett B, Marchand L, Maberry R, Mundt M. Qualitative aspects of nasal irrigation use by patients with chronic sinus disease in a multi-method study.Annals of Family Medicine. 2006;4:295-301.

4. Rabago D, Guerard E, Bukstein D. Nasal irrigation for chronic sinus symptoms in patients with allergic rhinitis, asthma and nasal polyposis: a hypothesis generating study. Wisconsin Medical Journal. 2008;107:69-75.

5. Rabago D, Zgierska A, Peppard P, Bamber A; The prescribing patterns of Wisconsin family physicians surrounding saline nasal irrigation for upper respiratory conditions; Wisconsin Medical Journal; 108(3):145-50; 2009.

6. Rabago D, Zgierska A; Saline Nasal Irrigation for Upper Respiratory Conditions;American Fam Physician; 80(10):1117-1119, 1121-1122; 2009