Atualizado: Nov 23

Início > Blog > Nariz seco? Entenda as principais causas e conheça algumas dicas para amenizar esta situação.

Uma causa comum de nariz seco é assoar o nariz com muita frequência, seja por causa de um resfriado ou alergia. O nariz seco também é comum entre pessoas que vivem em áreas com clima seco e que fumam tabaco ou maconha. O nariz seco crônico também pode ser causado por certas condições médicas, como a síndrome de Sjogren.

O que é nariz seco?

A secura do nariz é um sintoma comum de certas condições ambientais adversas e também pode ser um efeito colateral de medicamentos. O nariz requer um certo nível de umidade para funcionar corretamente, e condições extremamente quentes ou secas podem resultar em nariz seco. Climas quentes e secos, baixa umidade e ar condicionado podem causar secura no nariz.

O nariz seco é um efeito comum de certos medicamentos, como alguns anti-histamínicos e descongestionantes. Muitas pessoas costumam ter o nariz seco devido ao uso excessivo de medicamentos como anti-histamínicos e sprays nasais.

A síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune caracterizada por boca e olhos secos, também pode resultar em nariz seco. A doença afeta as membranas mucosas e as glândulas secretoras de umidade de todo o corpo, incluindo o nariz. O fluxo lacrimal saudável é drenado pelas passagens nasais. O fluxo inadequado causado pela síndrome de Sjogren reduz essa fonte de umidade nasal.

O nariz seco raramente é um sinal de uma condição médica séria.

O nariz seco por si só raramente causa consequências graves. Procure atendimento médico imediato se o nariz seco ocorrer com sintomas de uma condição séria, como dificuldade para respirar ou febre alta.

Procure atendimento médico imediatamente se o seu nariz seco for persistente ou causar preocupação.

Que outros sintomas podem ocorrer com o nariz seco?

O nariz seco pode acompanhar outros sintomas, que variam dependendo da doença, distúrbio ou condição subjacente. Condições que frequentemente afetam o nariz também podem envolver outros sistemas do corpo. O nariz seco pode acompanhar outros sintomas que afetam o nariz, incluindo:

Outros sintomas que podem ocorrer junto com o nariz seco

O nariz seco pode acompanhar sintomas relacionados a outros sistemas do corpo. Esses sintomas podem incluir:

• Visão embaçada

• Sonolência

• Olhos secos

• Boca seca

• Pele seca

• Perda de apetite

• Fadiga prolongada

• Erupções cutâneas

• Glândulas salivares inchadas

Sintomas que podem indicar uma condição séria

Em alguns casos, o nariz seco pode ocorrer com outros sintomas que podem indicar uma condição grave que deve ser avaliada imediatamente em um ambiente de emergência. Procure atendimento médico imediato se você, ou alguém com quem estiver, tiver o nariz seco e outros sintomas graves, incluindo:

• Arritmias

• Visão embaçada

• Dificuldade para respirar

• Febre alta

• Retenção de urina

O que causa o nariz seco?

Muitos medicamentos produzem efeitos colaterais, incluindo nariz seco. Os medicamentos comuns que resultam em nariz seco são antibióticos, anti-histamínicos e descongestionantes. O uso excessivo ou o abuso de drogas usadas para aliviar a congestão, especialmente sprays nasais, ressecam o nariz.

Condições ambientais com baixa umidade também resultam em nariz seco. Calor extremo ou condições áridas não fornecem umidade relativa adequada para as vias nasais, e elas ficam secas. A secura das vias nasais não é saudável para todo o sistema respiratório, pois o nariz é o principal umidificador do ar inalado que chega aos pulmões. As membranas mucosas que revestem o sistema respiratório requer umidade para funcionar adequadamente, assim como a saliva em seu papel de desinfetante bucal.

A síndrome de Sjogren é uma doença auto-imune que ataca o muco e as glândulas produtoras de umidade do corpo. É caracterizada por boca e olhos secos, mas os indivíduos com esta síndrome também podem sentir o nariz seco.

Causas comuns de nariz seco

As condições ambientais com falta de umidade geralmente causam ressecamento do nariz e incluem:

• Ar condicionado

• Clima do deserto

• Aquecimento interno (ar forçado ou irradiação)

• Sauna sem vapor

Outras causas de nariz seco

O nariz seco também pode ser causado por outras doenças, incluindo:

• Medicamentos, como descongestionantes, anti-histamínicos e anticolinérgicos

• Uso indevido de sprays nasais

• Síndrome de Sjogren

Causas graves ou fatais de nariz seco

Em alguns casos, o nariz seco pode ser um sintoma de uma doença grave ou com risco de vida que deve ser avaliada imediatamente em um ambiente de emergência. Essas condições incluem infecções graves do sistema respiratório.

Porque o nariz seco é ruim?

Perguntas para diagnosticar a causa do nariz seco

Para diagnosticar sua condição, seu médico ou profissional de saúde licenciado fará várias perguntas relacionadas ao seu nariz seco, incluindo:

• Você tem algum outro sintoma?

• Você usa sprays descongestionates nasais?

• Quando você percebeu que seu nariz estava seco?

• Quando seu nariz fica seco?

• Que medicamentos você está tomando?

• Você esteve em um clima diferente recentemente?

• Você tem umidificador em casa?

Quais são as complicações potenciais do nariz seco?

Como o nariz seco pode ser causado por doenças graves, a omissão de tratamento pode resultar em complicações graves e danos permanentes. Assim que a causa subjacente for diagnosticada, é importante que você siga o plano de tratamento que você e seu profissional de saúde elaboraram especificamente para reduzir o risco de complicações potenciais, incluindo:

Por que nosso nariz fica seco durante o sono?

Alterações do fluxo sanguíneo. Quando você se deita, sua pressão arterial muda. E o fluxo sanguíneo para a parte superior do corpo pode aumentar, incluindo o fluxo sanguíneo para a cabeça e as passagens nasais. Esse aumento do fluxo sanguíneo pode inflamar os vasos internos do nariz e das passagens nasais, o que pode causar ou piorar a congestão.

As vias nasais e sinusais podem ser causadas por climas com baixa umidade, bem como por certas condições de saúde, incluindo alergias e desidratação. Os sintomas de nariz seco e seios da face podem incluir congestão, dores de cabeça e inflamação.

Maneiras eficazes de tratar um nariz seco

Quando as temperaturas caem no inverno, você pode ter algumas doenças, como gripe, infecções na garganta ou um resfriado. O nariz seco é outra doença de que você pode sofrer durante as férias. Aprenda sobre algumas maneiras eficazes de tratar o nariz seco.

Umidificador e o nariz seco

Uma das principais razões pelas quais você pode ficar com o nariz seco é porque não há umidade suficiente em sua casa durante o inverno. É por isso que um umidificador em seu quarto pode ser um tratamento eficaz para o nariz seco, pois dispersa a água no ar. Se precisar de outras maneiras de aumentar a umidade em sua casa, você também pode tomar um banho quente ou ducha para obter umidade no ar. Mas cuidado não deixe o umidificador ligado durante toda a noite, ele pode passar de solução para causa de outros problemas.

Spray nasal de soro fisiológico e o nariz seco

Outra opção popular para tratar o nariz seco é usar um spray nasal. O spray nasal é comumente usado para tratar alergias, mas você pode obter um spray nasal de venda livre para o nariz seco. Um spray nasal com solução salina irá eliminar toda a sujeira, poeira e pólen que podem causar ressecamento no nariz.

Mais informações sobre lavagem nasal:

Hidratação e o nariz seco

Beber mais do que a quantidade de água sugerida diariamente pode ajudar a tratar muitos sintomas, e o nariz seco é um deles. A razão para isso é porque bebidas açucaradas, como refrigerantes, podem causar desidratação e piorar a secura do nariz. É melhor ficar com água.

Consulte um otorrinolaringologista especialista

Se o seu nariz seco persistir por vários dias, você deve visitar um otorrinolaringologista especialista em nariz, para poder obter o tratamento adequado. Embora o nariz seco por si só não seja uma condição médica séria, seu nariz seco pode ser apenas o sintoma de um problema mais sério.