Obstrução nasal: Causas, sintomas e tratamento

Início > Blog > Obstrução nasal: Causas, sintomas e tratamento


obstrução nasal

A obstrução nasal está entre as queixas mais comuns ao otorrinolaringologista. As causas podem ser divididas em afecções da mucosa nasal e anormalidades anatômicas.


A maioria das patologias que afetam as mucosas nasais respondem bem aos medicamentos.


Em casos de alergia, o encaminhamento para um otorrinolaringologista que tenha experiência em rinite alérgica pode ser benéfico.


A obstrução nasal pode ser aguda ou crônica e é uma manifestação de uma ampla gama de processos de doença, a maioria dos quais é tratada pelo otorrinolaringologista.


Em pacientes com obstrução nasal persistente e naqueles com anormalidades estruturais, o encaminhamento especializado é justificado.


Anatomia nasal normal


A cavidade nasal começa na válvula nasal externa, que é definida pelas cartilagens laterais inferiores, septo inferior, peitoril da narina e alar.


Superioramente, o septo e os ossos nasais fornecem o suporte estrutural do nariz. O septo é a estrutura da linha média que separa as duas narinas e é composto por cartilagem anterior e óssea posteriormente. A válvula nasal interna é o aspecto mais estreito da cavidade nasal e é formada pelo septo, corneto inferior e cartilagem lateral superior de cada lado. Existem três cornetos (superior, médio e inferior) que surgem da parede nasal lateral; sua função é umidificar, aquecer e filtrar o ar (Figura 1A). Inferolateral a cada concha é um meato correspondente no qual os seios paranasais e o ducto nasolacrimal se abrem.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."