Polipose nasal: Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Polipose nasal: Causas, sintomas e tratamento

polipose nasal

A polipose nasal é uma doença inflamatória benigna, usualmente bilateral (acometendo ambas as cavidades nasais e seios da face) e que tem como principais manifestações a obstrução nasal em graus variados, congestão facial, gotejamento pós-nasal (sensação de muco escorrendo pela garganta), redução no olfato (hiposmia), ou mesmo a completa ausência de olfato (anosmia), além de alterações no paladar e rinossinusites de repetição.

O que são pólipos nasais?

Os pólipos nasais são crescimentos moles, indolores e não cancerosos no revestimento das passagens nasais ou seios da face. Eles pendem como lágrimas ou uvas. Eles resultam de inflamação crônica e estão associados à asma, infecções recorrentes, alergias (rinite alérgica), sensibilidade a medicamentos ou certos distúrbios imunológicos.

Os pólipos nasais pequenos podem não causar sintomas. Polipos maiores ou grupos de pólipos nasais podem bloquear as passagens nasais ou causar problemas respiratórios, perda do olfato e infecções frequentes (polipose nasal).

Os pólipos nasais podem afetar qualquer pessoa, mas são mais comuns em adultos. Os medicamentos muitas vezes podem diminuir ou eliminar os pólipos nasais, mas às vezes é necessária cirurgia para removê-los. Mesmo após o tratamento bem-sucedido, os pólipos nasais costumam retornar.

Quais são os sintomas da polipose nasal?

Os pólipos nasais estão associados a irritação e inchaço (inflamação) do revestimento das passagens nasais e seios da face que dura mais de 12 semanas (sinusite crônica).

No entanto, é possível ter sinusite crônica sem pólipos nasais.

Os pólipos nasais são macios e não têm sensibilidade, portanto, se forem pequenos, você pode não saber que os tem. Múltiplos crescimentos ou um grande pólipo podem bloquear as passagens nasais e seios da face.

Os sinais e sintomas comuns de sinusite crônica com pólipos nasais incluem:

• Um nariz escorrendo

• Sufocamento persistente

• Gotejamento pós-nasal

• Sentido do olfato diminuído ou ausente

• Perda do paladar

• Dor facial ou dor de cabeça

• Dor nos dentes superiores

• Uma sensação de pressão na testa e no rosto

• Ronco

• Hemorragias nasais frequentes

Quando ver um médico por causa de polipose nasal?

Consulte o seu médico se os seus sintomas durarem mais de 10 dias. Os sintomas de sinusite crônica e pólipos nasais são semelhantes aos de muitas outras doenças, incluindo o resfriado comum.

Procure atendimento médico imediato se você tiver:

• Sérios problemas para respirar

• Piora repentina de seus sintomas

• Visão dupla, visão reduzida ou capacidade limitada de mover os olhos

• Inchaço severo ao redor dos olhos

• Dor de cabeça cada vez mais forte acompanhada por febre alta ou incapacidade de inclinar a cabeça para a frente

Quais são as causas da polipose nasal?

Os cientistas ainda não entendem completamente o que causa os pólipos nasais, porque algumas pessoas desenvolvem inflamação de longo prazo ou, porque a irritação e o inchaço (inflamação) provocam a formação de pólipos em algumas pessoas e não em outras. O inchaço ocorre no revestimento produtor de líquido (membrana mucosa) do nariz e seios da face.

Existem algumas evidências de que as pessoas que desenvolvem pólipos têm diferentes respostas do sistema imunológico e diferentes marcadores químicos em suas membranas mucosas do que aquelas que não desenvolvem pólipos.

Os pólipos nasais podem se formar em qualquer idade, mas são mais comuns em adultos jovens e de meia-idade.

Os pólipos nasais podem se formar em qualquer lugar nos seios da face ou nas passagens nasais, mas aparecem com mais frequência em uma área onde os seios da face próximos aos olhos, nariz e maçãs do rosto drenam através de passagens sinuosas para o nariz.

Quais são os fatores de risco para polipose nasal?

Qualquer condição que desencadeie irritação e inchaço (inflamação) de longo prazo nas passagens nasais ou seios da face, como infecções ou alergias, pode aumentar o risco de desenvolver pólipos nasais.

As condições frequentemente associadas aos pólipos nasais incluem:

• Asma, uma doença que faz com que as vias aéreas aumentem (inflamam) e estreitem

• Sensibilidade à medicamentos

• Sinusite fúngica alérgica, uma alergia a fungos transportados pelo ar

• A fibrose cística, uma doença genética que resulta em fluidos anormalmente espessos e pegajosos no corpo, incluindo muco espesso do revestimento nasal e dos seios da face

• Síndrome de Churg-Strauss (granulomatose eosinofílica com poliangiite), uma doença rara que causa a inflamação dos vasos sanguíneos

• Deficiência de vitamina D, que ocorre quando seu corpo não tem vitamina D suficiente

Sua história familiar também pode desempenhar um papel. Existem evidências de que certas variações genéticas associadas ao funcionamento do sistema imunológico aumentam a probabilidade de desenvolver pólipos nasais.

Quais são as complicações causadas pela polipose nasal?

Os pólipos nasais podem causar complicações porque bloqueiam o fluxo de ar normal e a drenagem de fluidos e também por causa da irritação e inchaço (inflamação) de longo prazo subjacentes ao seu desenvolvimento.

As complicações potenciais incluem:

• Apneia obstrutiva do sono. Esta é uma condição potencialmente séria em que você para e começa a respirar com frequência durante o sono.

• Crises de asma. A sinusite crônica pode piorar a asma.

• Infecções sinusais. Os pólipos nasais podem torná-lo mais suscetível as infecções sinusais que recorrem com frequência.

Como é feito o diagnóstico da polipose nasal?

Em geral, seu médico pode fazer um diagnóstico com base em suas respostas a perguntas sobre seus sintomas, um exame físico geral e um exame de seu nariz. Os pólipos podem ser visíveis com o auxílio de um instrumento simples iluminado.

Outros testes de diagnóstico incluem:

• Endoscopia nasal. Um tubo estreito com uma lente de aumento iluminada ou uma pequena câmera (endoscópio nasal) permite que o médico faça um exame detalhado dentro do seu nariz e seios da face.

• Estudos de imagem. As imagens obtidas com a tomografia computadorizada (TC) podem ajudar seu médico a identificar o tamanho e a localização dos pólipos em áreas mais profundas dos seios da face e avaliar a extensão do inchaço e da irritação (inflamação). Esses estudos também podem ajudar seu médico a descartar outros possíveis bloqueios em sua cavidade nasal, como anormalidades estruturais ou outro tipo de crescimento canceroso ou não canceroso.

• Testes de alergia. Seu médico pode sugerir testes cutâneos para determinar se as alergias estão contribuindo para a inflamação crônica. Com um teste cutâneo de puntura, pequenas gotas de agentes causadores de alergia (alérgenos) são picadas na pele do antebraço ou na parte superior das costas. O seu médico ou enfermeiro então observa a sua pele em busca de sinais de reações alérgicas. Se um teste cutâneo não puder ser realizado, seu médico pode pedir um teste de sangue que tria de anticorpos específicos para vários alérgenos.

• Teste para fibrose cística. Se você tiver um diagnóstico de pólipos nasais, seu médico pode sugerir testes para fibrose cística, uma condição hereditária que afeta as glândulas que produzem muco, lágrimas, suor, saliva e sucos digestivos. O teste diagnóstico padrão para fibrose cística é um teste não invasivo do suor.

• Teste de sangue. Seu médico pode testar seu sangue para níveis baixos de vitamina D, que estão associados aos pólipos nasais.

Qual o tratamento tratamento para polipose nasal?

A sinusite crônica, com ou sem pólipos, é uma condição difícil de esclarecer completamente.

Você trabalhará com seu médico para desenvolver o plano de tratamento de longo prazo apropriado para controlar seus sintomas e para tratar fatores, como alergias, que podem contribuir para o inchaço crônico (inflamação).

O objetivo do tratamento para pólipos nasais é reduzir seu tamanho ou eliminá-los. Os medicamentos são geralmente a primeira abordagem. A cirurgia às vezes pode ser necessária, mas pode não fornecer uma solução permanente porque os pólipos podem voltar. Por isso é importante escolher um médico que seja especialista em rinologia.

Remédios

O tratamento dos pólipos nasais geralmente começa com medicamentos, que podem fazer com que até os pólipos grandes diminuam ou desapareçam. Os tratamentos com medicamentos podem incluir:

• Corticosteróides nasais. É provável que seu médico prescreva um spray nasal de corticosteroide para reduzir o inchaço e a irritação. Este tratamento pode reduzir os pólipos ou eliminá-los completamente.

• Corticosteróides orais e injetáveis. Se um corticosteroide nasal não for eficaz, seu médico pode prescrever um corticosteroide oral, sozinho ou em combinação com um spray nasal. Como os corticosteroides orais podem causar efeitos colaterais graves, geralmente você os toma apenas por um período limitado. Corticosteroides injetáveis ​​podem ser usados ​​se os pólipos nasais forem graves.

• Outros medicamentos. Seu médico pode prescrever medicamentos para tratar doenças que contribuem para o inchaço de longo prazo nos seios da face ou nas passagens nasais. Eles podem incluir anti-histamínicos para tratar alergias e antibióticos para tratar uma infecção crônica ou recorrente.

Cirurgia para polipose nasal

Se o tratamento com medicamentos não diminui ou elimina os pólipos nasais, você pode precisar de cirurgia endoscópica para remover pólipos e corrigir problemas nos seios da face que os tornam suscetíveis à inflamação e ao desenvolvimento de pólipos.

Na cirurgia endoscópica, o cirurgião insere um pequeno tubo com uma lente de aumento iluminada ou uma pequena câmera (endoscópio) em suas narinas e o conduz até suas cavidades nasais. Ele ou ela usa instrumentos minúsculos para remover pólipos e outras substâncias que bloqueiam o fluxo de fluidos de seus seios da face.

O cirurgião também pode aumentar as aberturas que vão dos seios da face (sinusectomia) às passagens nasais (septoplastia).

Após a cirurgia, você provavelmente usará um spray nasal de corticosteroide para ajudar a prevenir a recorrência de pólipos nasais. Seu médico também pode recomendar o uso de lavagem nasal com soro fisiológico.

A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em BH sendo especialista em rinologia (nariz).

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

0 visualização0 comentário