Sinusite aguda: causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Nov 17

Início > Blog > Sinusite aguda: causas, sintomas e tratamento

sinusite aguda

A sinusite aguda, também conhecida como sinusite atacada, é uma inflamação ou inchaço do tecido que reveste os seios da face. Este artigo descreve pessoas em risco, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamentos. Os sintomas da sinusite são semelhantes aos dos resfriados e das alergias nasais, o que dificulta o diagnóstico.

Quais são os tipos de sinusite?

• A sinusite aguda geralmente começa com sintomas semelhantes aos do resfriado, como coriza e nariz entupido e dor facial. Pode começar repentinamente e durar de 2 a 4 semanas.

• A sinusite subaguda geralmente dura de 4 a 12 semanas.

• Os sintomas de sinusite crônica duram 12 semanas ou mais.

• A sinusite recorrente ocorre várias vezes ao ano.

O que é sinusite aguda ou atacada?

A sinusite aguda ou atacada é uma inflamação de curto prazo dos seios da face, na maioria das vezes incluindo uma infecção dos seios da face. (A sinusite também é conhecida como rinossinusite porque o inchaço quase sempre inclui o tecido nasal, bem como o tecido dos seios da face.) Os seios da face são quatro cavidades (espaços) pares na cabeça. Eles são conectados por canais estreitos. Os seios da face produzem um muco fino que drena dos canais do nariz, limpando o nariz. Normalmente cheios de ar, os seios da face podem ficar bloqueados por fluidos e inchar de irritação. Quando isso acontece, eles podem ser infectados.

É possível ter uma sinusite por meses?

Os sintomas de sinusite que duram mais de 12 semanas podem ser sinusite crônica. Além de resfriados frequentes, o risco de sinusite crônica também aumenta se você tiver alergias. " A sinusite crônica pode ser causada por uma alergia, vírus, fungo ou bactéria e pode durar meses ou até anos"

Quanto tempo dura a sinusite aguda?

A sinusite aguda dura menos de um mês. Os seus sintomas podem desaparecer por si próprios em cerca de 10 dias, mas pode demorar até três ou quatro semanas.

Quais são os fatores de risco para sinusite aguda?

Algumas pessoas têm maior probabilidade do que outras de desenvolver sinusite aguda. Esses incluem:

• Pessoas que têm alergias respiratórias como rinite alérgica.

• Pessoas com problemas estruturais nos narizes (como desvio de septo) ou pólipos nasais, que são tumores que podem ficar pendurados no interior do nariz ou nas cavidades dos seios da face.

• Pessoas que passam muito tempo em locais onde ocorrem infecções, como pré-escolas ou creches.

O que causa a sinusite aguda?

A sinusite aguda é geralmente causada por um resfriado comum ou alergias. Também pode ser causado por uma infecção bacteriana ou fungo que faz com que os seios da face inchem e fiquem bloqueados.

Quais são os sintomas da sinusite aguda?

Os principais sintomas incluem:

• Dor / pressão / sensibilidade facial

• Nariz entupido

• Corrimento nasal espesso amarelo ou verde

• Perda de olfato e paladar

• Congestão / tosse

• Mau hálito

Você também pode experimentar:

• Febre

• Dor de ouvido

• Dor de cabeça

• Cansaço

• Dor de dente

Você pode viver com sinusite crônica?

Quando a sinusite é persistente e esses sintomas não desaparecem ou até pioram, eles podem afetar a capacidade do paciente de participar plenamente e desfrutar das atividades diárias, diminuindo significativamente a qualidade de vida. A razão mais comum pela qual os pacientes são submetidos à cirurgia para distúrbios dos seios da face é para melhorar sua qualidade de vida.

Porque a sinusite é tão dolorosa?

O líquido preso nos seios da face pode preencher as cavidades nasais, causando dor e pressão intensas. Os seios da face podem ser sensíveis ao toque. Uma pessoa pode ter vontade de espirrar, mas não consegue. A dor pode ser nas bochechas, ao redor dos olhos e nariz ou na testa, por essas áreas serem onde estão os seios da face.

Como a sinusite aguda é diagnosticada?

A sinusite aguda geralmente é diagnosticada discutindo todos os seus sintomas e histórico médico com o seu médico. Em um exame físico, o médico examinará as orelhas, o nariz e a garganta para verificar se há algum bloqueio, inchaço ou drenagem.

Se houver suspetai de alergia, seu médico poderá fazer um teste de alergia para determinar quais alérgenos podem ser a causa de sua sinusite.

Como tratar sinusite aguda?

A sinusite aguda é geralmente uma condição de curto prazo que não é muito grave. Para muitas pessoas, pouco ou nenhum tratamento é necessário. A maioria das pessoas melhora sozinha após sete a dez dias.

Os antibióticos são úteis apenas para infecções bacterianas. A maioria das sinusites é causada por vírus ou outras causas que não são curadas por antibióticos. Outras opções de tratamento incluem maneiras de controlar seus sintomas. Você pode:

• Experimente sprays nasais (como esteroides nasais) e descongestionantes. Você não deve usar sprays para o nariz por mais de três dias, a menos que seu médico diga que você deveria.

• Descanse mais e beba mais líquidos.

• Use analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, se você sentir dor significativa.

• Faça lavagem nasal, irrigue (limpe) suas passagens nasais com soro fisiológico.

Quais são as complicações da sinusite aguda?

Raramente há complicações na sinusite aguda. É provável que você se recupere por conta própria. No entanto, em casos muito raros, é possível que uma infecção se espalhe para outros espaços do sistema nervoso, como cérebro, olhos ou medula espinhal.

Como posso prevenir a sinusite aguda?

Não fume. Fumar não é bom para você ou para as pessoas ao seu redor, pois isso pode fazer com que o muco fique obstruído no nariz / seios da face. Evite ficar perto do fumo passivo, bem como de outros fatores como pelos de animais, poeira, mofo e pólen. Esforce-se para prevenir os seios da face e outras infecções:

• Lave bem as mãos antes e após comer e após usar o banheiro.

• Ficar longe de pessoas doentes.

• Tratar suas alergias, possivelmente com terapia esteroide nasal ou imunoterapia (principalmente conhecida como injeções ou vacinas para alergia).

• Manter o corpo e o sistema imunológico em boa forma.

• Irrigar o nariz quando necessário com uma lavagem com soro fisiológico.

Quando devo procurar o médico devido a uma sinusite aguda?

Embora muitos casos de sinusite aguda possam melhorar com pouco ou nenhum tratamento, você deve procurar o otorrinolaringologista se sentir algum sintoma doloroso. Um antibiótico pode ser necessário para uma infecção bacteriana.

Se você acreditar que seus seios da face não melhoram após 10 dias, os sintomas pioraram ou você teve sintomas que inicialmente melhoraram e pioraram cinco a seis dias depois, você deve visitar um otorrinolaringologista.

Os sintomas que continuam após cerca de quatro semanas podem significar que você tem sinusite subaguda ou sinusite crônica. Se você desenvolver outros tipos de sintomas, como inchaço intenso nos olhos, ou se simplesmente não tiver certeza do que fazer a seguir, procure atendimento médico.

Quando devo me preocupar com a sinusite?

Quando há dor excessiva nos olhos, ouvidos, cabeça ou garganta, é provável que você tenha uma infecção grave dos seios da face. E se você não consegue abrir os olhos ou se sente tonto, esses são os principais sinais de alerta de que sua sinusite está em um nível perigoso.

A sinusite, mesmo em sua forma crônica, geralmente não é perigosa. Em alguns casos, entretanto, pode indicar uma condição subjacente séria. Um médico pode ajudar a identificar a causa, portanto, consulte um médico se a dor ou pressão nos seios da face durar mais de uma ou duas semanas

O que pode acontecer se não tratar a sinusite?

A infecção que se espalha para os olhos é a complicação mais comum. Isso pode causar vermelhidão, inchaço e até cegueira em um estado grave denominado trombose do seio cavernoso. As infecções nos seios da face também podem se espalhar para a parte posterior da cabeça, causando doenças potencialmente fatais, como abscesso cerebral.

Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre sinusite, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!