• dradaniellyandrade

Sinusite aguda recorrente: sintomas, causas e tratamento

Início > Blog > Sinusite recorrente aguda: sintomas, causas e tratamento


sinusite recorrente aguda

A sinusite recorrente aguda pode ter um impacto notável na qualidade de vida do paciente, pois pode perturbar completamente seu padrão de sono, vida profissional e bem-estar social. A sinusite recorrente aguda pode ser apenas uma forma mais branda de sinusite crônica, mas é definido de forma ligeiramente diferente. Alguns casos de sinusite recorrente aguda, se não tratados adequadamente, podem resultar em sinusite crônica, que é uma doença muito mais difícil de tratar. Embora os medicamentos de venda livre ou prescritos possam proporcionar uma pausa de curta duração, eles geralmente não fazem muita diferença nos casos de sinusite crônica. Para resolver o problema de uma vez, os pacientes precisam descobrir as causas subjacentes do problema, estar cientes dos sintomas e consultar um especialista em sinusite que pode prescrever o tratamento certo e ajudá-los a obter alívio permanente. Para lançar mais luz sobre o assunto, nesta postagem veremos os sintomas, as causas e o tratamento da sinusite aguda recorrente.


Sintomas da sinusite aguda recorrente

  • Quatro episódios de sinusite por ano, cada um com duração de pelo menos 3-4 semanas, causando dor facial, pressão nos seios da face e dor de cabeça

  • Necessidade de tratamento descongestionante e antibiótico quatro ou mais vezes em um ano

  • Sentido de olfato e paladar reduzidos

  • Drenagem nasal descolorida

Causas da sinusite aguda recorrente


Desvio de septo


Um septo desviado ou torto obstrui ou bloqueia as aberturas dos seios da face, causando sinusite aguda recorrente. O desvio de septo pode ser congênito ou resultado de uma lesão ou trauma facial.


Seios nasais estreitos


Pacientes com aberturas sinusais naturalmente pequenas são suscetíveis a problemas de drenagem sinusal e sinusite aguda recorrente.


Rinite alérgica


Quando o sistema imunológico do corpo reage exageradamente a um alérgeno, ele desencadeia a rinite alérgica. O problema pode causar inflamação e congestão nas passagens nasais, o que bloqueia as aberturas naturais dos seios da face e leva à estase mucosa nos seios da face e, em última análise, causa uma sinusite bacteriana.


Tratamento da sinusite aguda recorrente


Os médicos geralmente começam com um tratamento médico agressivo para controlar o problema e passam para tratamentos leves com o passar do tempo. O curso de tratamento inclui:


Mudanças de estilo de vida


Pacientes com alergias ambientais devem evitar o contato com os alérgenos para evitar a rinite alérgica. Os pacientes precisam parar de fumar, pois, isso contribui para a sinusite recorrente.


Lavagem nasal


Lavar as passagens nasais com água salgada de grande volume (240mL) reduz os sintomas. Além disso, os pacientes precisam lavar o nariz antes de aplicar o medicamento para limpar o muco.


Sprays nasais de esteroides


A sinusite recorrente apresenta algum grau de inflamação e o paciente precisa de medicamentos para reduzir a irritação e o inchaço. Os esteroides nasais reduzem o impacto da rinite alérgica no desencadeamento da sinusite aguda recorrente.


Antibióticos


Os antibióticos orais são frequentemente usados ​​para tratar os episódios de sinusite aguda recorrente. O tratamento pode durar de 7 a 21 dias com antibióticos orais de amplo espectro, dependendo da gravidade da infecção e da resposta do paciente ao tratamento. Muitos antibióticos diferentes estão disponíveis e as decisões de tratamento devem ser baseadas em uma cultura do muco infectado. É fundamental consultar um especialista em seios da face que possa examinar a cavidade nasal e as aberturas dos seios da face no consultório com um endoscópio nasal e obter uma cultura. A cultura é então testada para ver quais bactérias específicas estão crescendo e a quais antibióticos essa bactéria é sensível. Sem esse tratamento direcionado por cultura, a escolha do antibiótico é frequentemente uma escolha aleatória com eficácia limitada.


Cirurgia para sinusite aguda recorrente


Um procedimento cirúrgico é o último recurso, se todos os outros tratamentos médicos não resolverem o problema. Se o seio da face infectado estiver gravemente doente, um procedimento cirúrgico mais agressivo para abrir o seio pode ser necessário sob anestesia geral (cirurgia endoscópica sinusal funcional). Nos casos em que um desvio de septo está presente e parece estar contribuindo para a sinusite aguda recorrente, ele deve ser endireitado, além de abrir os seios da face infectados. Esses procedimentos podem aliviar a frequência e a duração dos episódios recorrentes de sinusite aguda e, em alguns casos, podem eliminar as exacerbações dos seios da face.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo