top of page

Sinusite é contagiosa? Entenda os riscos de transmissão dessa condição

Início > Blog > Sinusite é contagiosa? Entenda os riscos de transmissão dessa condição

Sinusite é contagiosa? Entenda os riscos de transmissão dessa condição

A sinusite em si não é contagiosa, mas as infecções virais e bacterianas que a causam podem ser transmitidas. Para reduzir os riscos de contágio, siga medidas preventivas como lavar as mãos, evitar contato com pessoas doentes e manter a higiene pessoal e do ambiente.


A sinusite é contagiosa?

A sinusite em si não é contagiosa, pois é uma inflamação dos seios paranasais. No entanto, a causa da sinusite, como uma infecção viral ou bacteriana, pode ser contagiosa.


Como a sinusite pode ser transmitida?

As infecções virais e bacterianas que causam sinusite podem ser transmitidas através de gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O contato próximo com uma pessoa infectada ou tocar em superfícies contaminadas também pode levar à transmissão.


Reduzindo os riscos de contágio

Para reduzir os riscos de contágio de infecções que podem levar à sinusite, é importante seguir algumas medidas preventivas:

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;

  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, preferencialmente com um lenço descartável;

  • Limpar e desinfetar superfícies de uso comum, como maçanetas e corrimãos;

  • Manter uma boa higiene pessoal e do ambiente.


Conclusão:

Embora a sinusite em si não seja contagiosa, as infecções virais e bacterianas que a causam podem ser transmitidas. Para reduzir os riscos de contágio, é importante seguir medidas preventivas, como lavar as mãos, evitar contato com pessoas doentes e manter a higiene pessoal e do ambiente.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comments


bottom of page