• dradaniellyandrade

A sinusite causa febre?

Início > Blog > A sinusite causa febre?


sinusite causa febre

A sinusite pode estar associada à febre — uma temperatura corporal de 38 graus celsius ou mais. Um analgésico de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, pode ajudar a aliviar a dor e a febre associadas à sinusite, quando recomendado por um médico otorrinolaringologista especialista em sinusite.


Se você está tentando autodiagnosticar seus sintomas, pode se perguntar: "uma sinusite causa febre?"


A febre é uma resposta comum a qualquer tipo de infecção no corpo, incluindo uma infecção nos seios da face, mas normalmente apenas se você tiver sinusite aguda. A febre não é um sintoma comum de sinusites crônicas.


Leia mais para aprender sobre outros sintomas de sinusite, o que é considerado febre, como saber a diferença entre um resfriado e uma infecção sinusal e por que você não deve deixar sua sinusite crônica sem tratamento.


Sintomas de sinusite


A sinusite geralmente é o resultado de uma infecção viral ou bacteriana. Quando o revestimento dos seios da face fica inflamado, eles impedem que o muco se mova pelo nariz normalmente. Esse muco carrega tudo, de vírus a fungos e outros irritantes para fora do seu corpo. Quando o muco para de ser drenado os germes podem crescer e você começa a sentir os sintomas da sinusite.


Aqui estão os primeiros sintomas de sinusite:


Pressão dos seios da face e sensibilidade ao redor dos olhos e maçãs do rosto: os seios da face estão localizados abaixo dos olhos, atrás da parte superior das maçãs do rosto, até a testa e atrás dos olhos. Quando os seios da face estão infectados, o inchaço cria pressão ou dor ao redor dos olhos e maçãs do rosto. Às vezes, é descrito como uma sensação de "peso".


Gotejamento pós-nasal: quando você está congestionado, as secreções de muco escorrem lentamente pelo fundo da garganta, causando irritação, tosse ou dor de garganta.


Muco descolorido, amarelo ou verde: a medida que seu corpo luta contra a infecção, os glóbulos brancos mortos e outros invasores estranhos ficam presos em seu muco, causando a cor verde. Fique de olho na cor do muco da sua sinusite.


Tosse: o gotejamento pós-nasal causado por infecção sinusal pode desencadear tosse. Se você começar a tossir com muito muco descolorido, essa é uma boa indicação de que você tem mais do que um resfriado comum.


Febre de sinusite: uma febre de 38 graus ou mais é tipicamente indicativa de que seu corpo está lutando contra uma infecção. Seu corpo se aquece na tentativa de matar o vírus ou a bactéria que está causando a infecção. O que pode levá-lo a se perguntar: “ você pode ter uma infecção sem febre? " Sim você pode. A febre, ou a falta dela, pode ser um bom indicador do tipo de infecção que você tem.


O que é considerado uma febre de verdade?


Sua temperatura corporal normal fica em algum lugar na faixa de 36,1 a 37,2. Se você tem uma temperatura de 38 ou mais, você está com febre baixa. Uma temperatura superior a 39,5 é considerada “alta” e requer atenção médica imediata.


Com a sinusite aguda, você normalmente verá apenas uma febre baixa. As febres não são comumente um sintoma de sinusite crônica.


Para tratar uma febre baixa, você pode tentar:

  • Antitérmicos de venda livre

  • Tomando um banho com água morna ou levemente fria

  • Beber grande quantidade de líquidos (manter-se hidratado)

  • Use compressas frias

A diferença entre um resfriado comum e uma sinusite


Há um grande cruzamento entre os sintomas de um resfriado e uma sinusite, tornando o autodiagnóstico confuso. Tanto em um resfriado quanto em sinusite, você pode sentir gotejamento pós-nasal, febres baixas, dores de cabeça, fadiga, tosse, congestão, etc.

Fora da pressão sinusal e catarro verde que sugere sinusite, a principal diferença é o tempo de recuperação. Seu resfriado deve desaparecer dentro de 10 dias, no máximo.


Quanto tempo dura uma sinusite?


Se você tiver um resfriado comum que dura mais de duas semanas, pode realmente estar com uma sinusite. As sinusites agudas podem durar até quatro semanas. Se sua sinusite durar mais de 12 semanas sem qualquer alívio, você deve marcar uma consulta com seu otorrinolaringologista.


O que acontece se a sinusite não for tratada?


Se a sua sinusite não for tratada adequadamente, existem algumas complicações perigosas, incluindo:

  • Perda diminuída ou completa do olfato (hiposmia)

  • Massa semelhante a cisto formada quando os seios da face são incapazes de drenar o muco (mucocele do seio paranasal)

  • Propagação da infecção para outras partes do corpo

  • A infecção do seio pode se espalhar para os olhos (celulite orbitária)

  • Meningite

  • Abcesso cerebral

  • Coágulo de sangue atrás dos olhos causando olhos caídos, perda de visão, convulsões, etc. (trombose dos seios da face)


Quando você deve ir ao médico por causa de uma sinusite?


Se você sofre de sinusite crônica ou sinusite aguda recorrente, não deixe que ela fique sem tratamento.


A Dra. Danielly Solar Andrade e sua equipe da Clínica da Face e Otorrinolaringologia têm a reputação de fornecer o que há de mais moderno em tratamento para sinusites.


A Dra. Danielly solar Andrade é médica otorrinolaringologista especialista em sinusite.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo