Início > Blog > Cirurgia de redução de corneto nasal

A cirurgia de corneto, ou redução das conchas nasais inferiores, é um procedimento em que as conchas nasais inferiores são examinadas e reduzidas em tamanho para fornecer fluxo de ar nasal melhorado devido a uma hipertrofia de cornetos nasais. A cirurgia é normalmente realizada através das narinas em ambos os lados do nariz. A cirurgia também é conhecida como turbinectomia sendo realizada pela técnica de cirurgia endoscópica nasal.
O que é cirurgia de redução de cornetos nasais?
A cirurgia de cornetos, ou redução das conchas nasais inferiores, é um procedimento em que as conchas nasais inferiores são examinadas e reduzidas em tamanho para fornecer fluxo de ar nasal melhorado devido a uma hipertrofia de cornetos nasais. A cirurgia é normalmente realizada através das narinas em ambos os lados do nariz. Esse procedimento é normalmente realizado em uma sala de cirurgia sob anestesia geral. Às vezes, esse procedimento é realizado em conjunto com outros procedimentos para melhorar a respiração nasal (septoplastia, sinusectomia (cirurgia dos seios da face) e polipectomia.
Por que eu precisaria de cirurgia de redução de cornetos nasais?
Normalmente, as pessoas se beneficiam da cirurgia de cornetos quando têm dificuldade para respirar pelo nariz. Também pode causar ronco, dificuldade para dormir e hemorragias nasais (epistaxe) devido ao fluxo de ar turbulento. Isso pode resultar em ressecamento das membranas mucosas que revestem o nariz. O olfato também pode ser afetado.
Normalmente a cirurgia de redução dos cornetos será recomendada após tentativa de redução de cornetos com tratamento clínico, caso o paciente não tenha sucesso com o tratamento clínico o tratamento cirúrgico passa a ser indicado.
O que são os cornetos nasais?
Os cornetos são as pequenas membranas localizadas no interior do nariz que atuam para aquecer, umidificar e filtrar o ar que passa pelas narinas e chega aos pulmões. O nariz tem conchas inferiores, médias e superiores em cada lado, cada uma composta por uma estrutura óssea posicionada dentro de um revestimento de tecido vascular e membrana mucosa. Durante o que é conhecido como “ciclo nasal”, os cornetos são ativados pelo inchaço com aumento do fluxo sanguíneo em resposta a irritantes, estresse e alterações hormonais.
Este inchaço natural pode se tornar problemático quando os cornetos são muito grandes. Os cornetos inferiores, localizados na parte mais baixa do nariz, são o maior par e aqueles que mais frequentemente são a causa de problemas respiratórios relacionados aos cornetos. Quando esses cornetos se tornam muito grandes, isso é chamado de hipertrofia dos cornetos. O aumento no tamanho geralmente pode ser atribuído ao edema devido a rinite, infecção, irritação, alergias ou irregularidades anatômicas, como conchas ósseas com localização irregular.
Para aqueles com cornetos aumentados, o inchaço provocado pelo ciclo nasal pode levar à congestão ou até mesmo à obstrução nasal devido à produção de uma quantidade excessiva de muco.
Para a maioria, a congestão ocasional ou obstrução nasal causada pelo aumento dos cornetos passa por conta própria. No entanto, um procedimento de redução de cornetos pode ser indicado para pessoas que apresentam esses sintomas com frequência ou precisam de medicação constante para combatê-los.
O que é cirurgia de redução de cornetos nasais?
A cirurgia de redução de cornetos pode corrigir uma obstrução nasal, congestão persistente e gotejamento pós-nasal em pacientes que lutam com hipertrofia de cornetos. Dependendo das necessidades de cada paciente, o cirurgião otorrino determinará o método que usará para reduzir o tamanho de seus cornetos para diminuir a resistência das vias aéreas, garantindo que a função natural dos cornetos seja preservada.
Redução endoscópica de cornetos
Uma redução endoscópica de corneto é realizada pelo otorrino sob anestesia geral. O cirurgião começará fazendo uma incisão na mucosa de revestimento do corneto e, em seguida, removendo o excesso de osso subjacente. Dependendo de suas necessidades específicas, o otorrino pode usar um dispositivo que aquece e reduz a mucosa de sua superfície para diluir o tecido ao redor do corneto. É uma cirurgia minimamente invasiva, pois todo procedimento é feito com ajuda de um video e pequenos instrumentos, sendo a técnica utilizada pela Dra. Danielly.
Redução de corneto por fratura simples
Quando a redução da mucosa não é necessária, uma fratura simples para fora da proeminência óssea dos cornetos pode ser realizada. Para este procedimento, nenhuma incisão na mucosa é necessária. Um instrumento especial é inserido no nariz e o osso é facilmente fraturado e movido para uma posição mais lateral, abrindo assim a passagem nasal.
Candidatos à cirurgia de redução de cornetos
Os candidatos para redução de cornetos são homens e mulheres que estão lutando contra congestão ou obstrução nasal, cujos sintomas não respondem a medicamentos como antibióticos, sprays nasais ou anti-histamínicos.
Riscos e recuperação de redução de cornetos
Normalmente, há mínima ou nenhuma dor durante a recuperação da Redução de cornetos e nenhuma alteração é necessária em sua rotina diária. Você pode esperar ter crostas no nariz por cerca de 3 semanas após o procedimento. O otorrino pode recomendar lavagem nasal com solução salina e / ou uma pomada antibiótica durante esse período, pois pode ajudar na cicatrização. Você pode ter certeza de que o procedimento de Redução de cornetos não mudará as características físicas do seu nariz e os efeitos colaterais de longo prazo são incomuns.
Você deve planejar tirar um ou dois dias de folga do trabalho para o procedimento e evitar atividades extenuantes por pelo menos uma semana após o procedimento.
Embora raros, alguns riscos incluem sangramento, infecção, ressecamento e cicatrizes e devem ser levados em consideração. Além disso, após a redução do turbinado, há uma pequena chance de que os cornetos possam aumentar novamente com o tempo, tornando necessário outro procedimento.
O que devo esperar no dia da cirurgia de redução de corneto?
O procedimento ocorre em uma sala de cirurgia. O procedimento geralmente leva de 20 a 30 minutos, mas pode demorar mais, dependendo da gravidade e de quaisquer outros procedimentos combinados adicionais planejados. O cirurgião dá uma ideia de quanto tempo é esperado, mas isso pode mudar durante o procedimento.
Antes e depois da cirurgia de redução de corneto: uma enfermeira prepara o paciente para a cirurgia, auxilia o cirurgião otorrinolaringologista durante a cirurgia e cuida do paciente após o procedimento.
Anestesiologia: O paciente é colocado sob anestesia geral por um anestesiologista.
Cirurgia: um cirurgião otorrinolaringologista pode usar equipamentos especializados para avaliar sistematicamente as vias aéreas nasais em conjunto com instrumentos nasais especializados. Se procedimentos adicionais forem necessários, instrumentos especiais adicionais podem ser usados para realizar esses procedimentos.
O que devo esperar depois de uma cirurgia de redução de cornetos nasais?
Após a cirurgia: O cirurgião pode achar que é seguro para o paciente voltar para casa após o procedimento, ou pode recomendar que ela seja observada no hospital por um período de tempo depois. O cirurgião discute o plano pós-operatório após o procedimento. Planos de acompanhamento também são discutidos.
O paciente pode estar mais sonolento do que o normal. Alguma obstrução nasal adicional é normal após a cirurgia. Às vezes, pequenas talas plásticas são colocadas no nariz após a cirurgia, para ajudar na cicatrização (geralmente apenas se realizadas em conjunto com outros procedimentos). Eles são geralmente deixados no local por 1 a 7 dias. Alguns sangramentos nasais menores ou drenagem nasal são normais após a cirurgia.
Um ligeiro aumento da temperatura após a anestesia é normal. O paciente deve ser encorajado a beber muitos líquidos após o procedimento. O cirurgião irá discutir quando ele / ela deve retornar a uma dieta normal.
Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."
Como a Dra. Danielly Andrade pode te ajudar?
Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.
Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly Andrade.