• dradaniellyandrade

Endoscopia Nasal

Início > Blog > Endoscopia Nasal

endoscopia nasal

O que é endoscopia nasal?


A endoscopia nasal é um procedimento para examinar as passagens nasais e seios da face. É feito com um endoscópio. Este é um tubo fino, flexível ou rígido com uma pequena câmera e uma luz. Um otorrinolaringologista (otorrino ou médico de ouvido nariz e garganta) geralmente realiza esse procedimento em seu consultório. É comum encontrar também os termos fibronasolaringoscopia e videoendoscopia nasosinusal.


Os seios da face são um grupo de espaços formados pelos ossos do rosto. Eles se conectam com sua cavidade nasal. Este é o espaço cheio de ar atrás do seu nariz.

Durante o procedimento, o profissional de saúde coloca o endoscópio em seu nariz. Eles o guiam através de suas passagens nasais e seios da face. As imagens da área podem ser vistas através do endoscópio. Isso pode ajudar a diagnosticar e tratar problemas de saúde. Em alguns casos, pequenas ferramentas podem ser usadas para colher pequenas amostras de tecido (biópsia) ou realizar outras tarefas.


Por que posso precisar de uma endoscopia nasal?


Você pode precisar de uma endoscopia nasal se o seu otorrinolaringologista precisar de mais informações sobre problemas como:

A endoscopia pode mostrar alguns detalhes, como o local do sangramento e o inchaço do tecido nasal. Também pode ser usado para observar um tumor que pode ser câncer.


Seu otorrino também pode aconselhar a endoscopia para ver como o tratamento para um problema de nariz ou seio nasal está funcionando. Por exemplo, pode mostrar se os pólipos nasais diminuíram.


A rinossinusite (sinusite) é um dos motivos mais comuns de endoscopia nasal. Você pode ter sintomas como obstrução nasal, secreção nasal amarela ou esverdeada e dor facial. Seu médico pode usar o endoscópio para detectar inchaço e pólipos. Eles podem coletar pus da área infectada. Isso pode ajudar a mostrar o que está causando uma infecção e a melhor forma de tratá-la.


Um otorrinolaringologista cirurgião pode usar um endoscópio nasal para fazer uma cirurgia minimamente invasiva. Isso é feito em um hospital ou centro cirúrgico. Para o tratamento de doenças como infecção sinusal, pólipos nasais e tumores nasais. A cirurgia é feita com ferramentas muito pequenas, não necessitando de corte externo (incisão).


Quais são os riscos de uma endoscopia nasal?


A endoscopia nasal é geralmente segura. Mas, em casos raros, pode haver complicações como:

  • Sangramento nasal

  • Desmaio

  • Reação prejudicial ao descongestionante ou anestésico

Você pode correr um risco maior de sangrar se tiver um distúrbio de sangramento ou se tomar um anticoagulante. Seus próprios riscos podem variar de acordo com sua idade e outras condições de saúde. Pergunte ao seu médico sobre os riscos que mais se aplicam a você.


Como faço para me preparar para uma endoscopia nasal?


Pergunte ao seu médico se você deve parar de tomar algum medicamento antes do procedimento. Isso pode incluir anticoagulantes. Você deve comer e beber normalmente antes do procedimento. Seu médico pode lhe dar mais instruções sobre o que fazer antes do teste.


Pouco antes do procedimento, um descongestionante tópico pode ser pulverizado em seu nariz. Isso ajuda a reduzir o inchaço e permite que o endoscópio nasal passe facilmente pela cavidade nasal e seios da face. Seu nariz também pode ser pulverizado com um anestésico, que irá entorpecê-lo por um momento. Porém, na área de saúde, os profissionais de saúde podem precisar evitar esses medicamentos em circunstâncias especiais.

O que acontece durante uma endoscopia nasal?


Pergunte ao seu médico o que esperar durante a endoscopia nasal. A seguir estão algumas coisas que você pode experimentar em um procedimento típico:

  • Para o procedimento, você provavelmente se sentará ereto em uma cadeira de exame.

  • Se o otorrino optar pelo uso de anestésico local, após anestesiar a área, o médico colocará o endoscópio em um lado do nariz.

  • Em uma narina, o profissional empurrará o endoscópio para frente para visualizar uma parte da cavidade nasal e seios da face.

  • Eles podem repetir esta etapa mais 2 vezes no mesmo lado do nariz. (Cada passagem permite que seu médico veja uma parte ligeiramente diferente de sua cavidade nasal e seios da face.)

  • O seu otorrino pode então repetir o procedimento no lado oposto do seu nariz. Novamente, eles podem precisar de algumas passagens do escopo para obter as informações necessárias.

  • Se necessário, seu otorrino pode remover uma amostra de tecido como parte da endoscopia. Eles podem enviar este tecido para um laboratório para ser verificado.

O que acontece depois de uma endoscopia nasal?


Converse com seu otorrino sobre o que esperar após sua endoscopia nasal. Pergunte se eles têm instruções específicas. Se você fez o procedimento no consultório, poderá ir para casa logo após o procedimento. Você deve ser capaz de realizar suas atividades normalmente. Informe o seu provedor se você tiver uma hemorragia nasal que não desaparece.


A endoscopia nasal frequentemente fornece as informações necessárias para criar um plano de tratamento. Você pode discutir isso com seu otorrino logo após a endoscopia.

Em outros casos, eles podem solicitar mais exames, como uma tomografia computadorizada. Se você coletou uma amostra de tecido durante o procedimento, esses resultados podem demorar alguns dias para voltar.


Siga todas as instruções do seu médico sobre medicamentos e acompanhamento. Em muitos casos, o seu otorrino irá querer agendar outra endoscopia nasal no futuro para ver como o seu tratamento está progredindo.


Mais informações sobre endoscopia nasal:

Agende seu exame:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre endoscopia nasal, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo