top of page

Desvio de septo nasal e rinite: qual é a relação?

Início > Blog > Desvio de septo nasal e rinite: qual é a relação?


Desvio de septo nasal e rinite: qual é a relação?

O desvio de septo nasal e a rinite são duas condições nasais comuns. Estudos mostram que o desvio de septo pode aumentar a probabilidade de desenvolver rinite e piorar seus sintomas. Porém, nem todos os pacientes com desvio de septo desenvolvem rinite e nem todos os pacientes com rinite têm desvio de septo. Cada caso deve ser avaliado individualmente para determinar a causa e o tratamento adequados.


O que é o desvio de septo nasal?

O desvio de septo nasal é uma condição em que o osso e/ou a cartilagem que divide as duas narinas é desviado para um lado, o que pode causar dificuldade de respiração pelo nariz. Essa condição pode ser causada por fatores congênitos, traumas no nariz ou por outras condições nasais.

O que é a rinite?

A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz que pode ser causada por alergias, irritantes ou infecções. Ela pode ser aguda, durando algumas semanas, ou crônica, durando vários meses ou anos.

Qual é a relação entre o desvio de septo nasal e a rinite?

Vários estudos mostram que o desvio de septo nasal pode aumentar a probabilidade de desenvolver rinite e também a sua gravidade. Isso acontece porque o desvio pode atrapalhar a passagem do ar pelo nariz, prejudicando a capacidade de filtrar e umedecer o ar inspirado. Porém, é importante lembrar que nem todos os pacientes com desvio de septo desenvolvem rinite e nem todos os pacientes com rinite têm desvio de septo. Outras condições, como pólipos nasais, sinusite e alergias respiratórias, também podem causar obstrução nasal e outros sintomas de rinite.

O que os estudos dizem?

Um estudo publicado no periódico Clinical Otolaryngology avaliou a associação entre o desvio de septo e a rinite crônica em adultos. Os resultados mostraram que a prevalência de desvio de septo foi significativamente maior em pacientes com rinite crônica do que na população em geral. Além disso, os pacientes com rinite crônica e desvio de septo apresentaram maior gravidade dos sintomas nasais, como obstrução nasal, secreção nasal e espirros.

Outro estudo, publicado no periódico American Journal of Rhinology & Allergy, avaliou a relação entre o desvio de septo e a rinite alérgica em adultos. Os resultados mostraram que pacientes com rinite alérgica e desvio de septo apresentaram sintomas mais graves do que pacientes com rinite alérgica sem desvio de septo. Além disso, os pacientes com desvio de septo e rinite alérgica apresentaram maior comprometimento da qualidade de vida relacionada à saúde.

Estudos sugerem que a correção do desvio de septo pode melhorar os sintomas da rinite alérgica em algumas pessoas. Isso ocorre porque a correção do desvio de septo pode melhorar o fluxo de ar no nariz, o que pode reduzir a exposição a substâncias alergênicas e ajudar na eliminação do muco nasal. No entanto, é importante lembrar que a correção do desvio de septo pode não ser suficiente para controlar completamente os sintomas da rinite alérgica, e outras medidas, como evitar as substâncias alergênicas, podem ser necessárias para controlar a condição.

 

Se você está sofrendo com sintomas de desvio de septo e sinusite, marque uma consulta com a Dra. Danielly para avaliar o seu caso.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

 

Confira alguns depoimentos de pacientes que trataram desvio de septo com a Dra. Danielly Andrade

Комментарии


bottom of page