top of page

Como um desvio de septo pode contribuir para sua sinusite?

desvio de septo e sinusite

Principais Pontos:


  • Uma análise sistemática mostrou que ângulos crescentes de desvio de septo estão associados a uma prevalência crescente de rinossinusite, com um efeito clínico modesto e uma razão de chances de 1,47.[1]


  • Os pacientes com desvio de septo têm aproximadamente 3 vezes mais probabilidade de ter sinusite do que aqueles sem.[3]


  • Com graus mais elevados de desvio de septo, há um aumento na incidência de bloqueio do complexo osteomeatal e uma diminuição no volume do seio maxilar, o que está associado à ocorrência de sinusite maxilar.[4,5]


O desvio de septo nasal aumenta o risco de sinusite por várias vias


  • Pode bloquear o complexo osteomeatal, essencial para a drenagem e ventilação dos seios da face, levando à depuração prejudicada e à sinusite.

  • Alterações histopatológicas, como aumento da infiltração linfocítica e metaplasia escamosa, principalmente no lado oposto ao desvio, podem causar inflamação crônica da mucosa e predispor à rinossinusite crônica.

  • Casos mais graves de desvio de septo geralmente se correlacionam com redução do volume do seio maxilar e aumento da incidência de sinusite. Estas questões anatômicas são reconhecidas pelas principais associações de alergia e imunologia como fatores predisponentes para o desenvolvimento de sinusite.


O que é sinusite?


desvio de septo sinusite

Quando você tem sinusite, o tecido das cavidades nasais inflama. A sinusite vem em duas formas e é geralmente causada por uma variedade de fatores. A sinusite aguda geralmente desaparece por conta própria após alguns dias ou semanas.


Os sintomas da sinusite crônica persistem, entretanto, geralmente por pelo menos oito semanas. A inflamação nas cavidades nasais costuma ser grave o suficiente para impedir a drenagem de qualquer fluido, levando a um aumento da pressão, causando dor e inchaço.


A sinusite é geralmente causada por bactérias ou vírus. A sinusite bacteriana pode ser tratada com antibióticos, enquanto uma infecção viral desaparece com o tempo e não responde aos antibióticos. Descansar e fazer lavagem nasal pode ajudá-lo a se sentir melhor se você tiver uma infecção bacteriana ou viral.


Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.


O que é um desvio de septo?


Todo mundo tem um septo. É a parede de tecido que divide a cavidade nasal. E, muitas pessoas têm um septo ligeiramente descentralizado. Estima-se que até oito em cada 10 pessoas tenham algum tipo de desvio de septo.


Para algumas pessoas, o desvio não é significativo o suficiente para causar problemas e elas são capazes de viver suas vidas sem desconforto, deformidade ou outros problemas nasais.


Mas, em muitos casos, o desvio de septo causará problemas. O septo pode bloquear um lado da passagem nasal, levando à congestão apenas desse lado. Um desvio de septo também pode causar sangramento nasal, dores de cabeça e gotejamento pós-nasal.


Algumas pessoas, principalmente crianças, roncam ou respiram alto quando dormem se tiverem um desvio de septo.


Desvio de septo e sinusite crônica


desvio de septo sinusite

Se um desvio de septo for de um grau suficiente para bloquear uma passagem nasal, pode causar sintomas de sinusite crônica.


As passagens nasais não podem drenar, então o fluido retorna para a cavidade nasal, causando dor e pressão. Em alguns casos, o desvio de septo é o único fator que contribui para a sinusite de uma pessoa, porém é muito comum a presença de pólipos nasais e hipertrofia de cornetos, que também causam obstrução da drenagem.



Por que o desvio de septo causa sinusite?


O desvio de septo pode ser uma das causas da sinusite, pois a condição pode obstruir as vias nasais e impedir a drenagem adequada de muco, levando ao acúmulo de fluidos e bactérias nos seios da face.


Os seios da face são cavidades cheias de ar localizadas em áreas específicas ao redor da face. Como um desvio de septo interfere na drenagem de muco dos seios da face para a cavidade nasal, esse pode ser um ambiente privilegiado para o crescimento de bactérias, levando a episódios repetidos de infecção e inflamação nesses espaços.


A correção de um desvio de septo impedirá as sinusites?


Em alguns casos, o desvio de septo pode interferir na drenagem dos seios da face, resultando em infecções repetidas dos seios da face (sinusite crônica). A septoplastia é o tratamento cirúrgico de desvio de septo preferido.


Quando procurar um otorrinolaringologista devido a uma sinusite e desvio de septo?


Consulte um otorrinolaringologista se você tiver: sintomas graves, como forte dor de cabeça ou dor facial. Sintomas que pioram após a melhora inicial. Os sintomas duram mais de 10 dias sem melhora.


Consulte seu otorrino sobre um desvio de septo se você tiver: problemas com a respiração nasal, problemas de sono (principalmente apneia do sono) ou problemas crônicos de sinusite.

 

Dra. Danielly Andrade





Comentarios


bottom of page