• dradaniellyandrade

Como um desvio de septo pode contribuir para sua sinusite?

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Como um desvio de septo pode contribuir para sua sinusite?


desvio de septo e sinusite

Otorrinolaringologista

Você regularmente sente dor e pressão no rosto, está geralmente congestionado e não consegue se lembrar da última vez que realmente sentiu o gosto da comida que estava comendo. A maior parte de seu problema nasal parece estar localizado em um lado do nariz, fazendo você se perguntar se há algo errado com sua estrutura interna.


Pode ser que você tenha um desvio de septo e que esse desvio de septo tenha causado sua sinusite. A boa notícia é que o alívio está disponível para a dor nos seios da face e para o desvio de septo.


O que é sinusite?


Quando você tem sinusite, o tecido das cavidades nasais inflama. A sinusite vem em duas formas e é geralmente causada por uma variedade de fatores. A sinusite aguda geralmente desaparece por conta própria após alguns dias ou semanas. Os sintomas da sinusite crônica persistem, entretanto, geralmente por pelo menos oito semanas. A inflamação nas cavidades nasais costuma ser grave o suficiente para impedir a drenagem de qualquer fluido, levando a um aumento da pressão, causando dor e inchaço.


A sinusite é geralmente causada por bactérias ou vírus. A sinusite bacteriana pode ser tratada com antibióticos, enquanto uma infecção viral desaparece com o tempo e não responde aos antibióticos. Descansar e fazer lavagem nasal pode ajudá-lo a se sentir melhor se você tiver uma infecção bacteriana ou viral.


Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.


Mais informações sobre sinusite:


O que é um desvio de septo?


Todo mundo tem um septo. É a parede de tecido que divide a cavidade nasal. E, muitas pessoas têm um septo ligeiramente descentralizado. Estima-se que até oito em cada 10 pessoas tenham algum tipo de desvio de septo. Para muitas pessoas, o desvio não é significativo o suficiente para causar problemas e elas são capazes de viver suas vidas sem desconforto, deformidade ou outros problemas nasais.


Mas, em alguns casos, o desvio de septo pode causar problemas. O septo pode bloquear um lado da passagem nasal, levando à congestão apenas desse lado. Um desvio de septo também pode causar sangramento nasal, dores de cabeça e gotejamento pós-nasal. Algumas pessoas, principalmente crianças, roncam ou respiram alto quando dormem se tiverem um desvio de septo.


Mais informações sobre desvio de septo:


Desvio de septo e sinusite crônica


Se um desvio de septo for de um grau suficiente para bloquear uma passagem nasal, pode causar sintomas de sinusite crônica. As passagens nasais não podem drenar, então o fluido retorna para a cavidade nasal, causando dor e pressão. Em alguns casos, o desvio de septo é o único fator que contribui para a sinusite de uma pessoa.


Porque o desvio de septo causa sinusite?


Os seios da face são cavidades cheias de ar localizadas em áreas específicas ao redor da face. Como um desvio de septo interfere na drenagem de muco dos seios da face para a cavidade nasal, esse pode ser um ambiente privilegiado para o crescimento de bactérias, levando a episódios repetidos de infecção e inflamação nesses espaços.


A correção de um desvio de septo impedirá as sinusites?


Em alguns casos, o desvio de septo pode interferir na drenagem dos seios da face, resultando em infecções repetidas dos seios da face (sinusite crônica). A septoplastia é o tratamento cirúrgico de desvio de septo preferido.


Quando procurar um otorrinolaringologista devido a uma sinusite e desvio de septo?


Consulte um otorrinolaringologista se você tiver: sintomas graves, como forte dor de cabeça ou dor facial. Sintomas que pioram após a melhora inicial. Os sintomas duram mais de 10 dias sem melhora.


Consulte seu otorrino sobre um desvio de septo se você tiver: problemas com a respiração nasal, problemas de sono (principalmente apneia do sono) ou. problemas crônicos de sinusite.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo