top of page

Laterorrinia: saiba mais sobre a deformidade no nariz e as cirurgias de correção

Laterorrinia nasal (nariz torto)

Laterorrinia é uma condição na qual o nariz apresenta uma deformidade ou desvio para um lado, devido a uma fratura, traumatismo ou desenvolvimento anormal. O desvio pode afetar a aparência, a função respiratória e a qualidade de vida do indivíduo. A laterorrinia é uma das condições mais comuns que necessitam de tratamento cirúrgico, sendo frequentemente tratada por otorrinolaringologistas.


A cirurgia para correção da laterorrinia pode incluir a reposição dos ossos e a realização de suturas internas para ajustar a posição do nariz. É importante que um médico seja consultado para avaliar a necessidade de tratamento e determinar a melhor abordagem para cada caso individual.


O que é Laterorrinia?


Assim como os humanos, os narizes tortos existem em todas as formas e tamanhos. Um nariz torto se refere a um nariz que não segue uma linha reta vertical descendo até o centro do rosto.


O grau de tortuosidade pode ser muito sutil ou mais dramático, dependendo da causa. Embora narizes tortos geralmente sejam apenas uma preocupação estética, eles podem ocasionalmente afetar sua respiração.


Um nariz torto é aquele que está torto ou torcido de forma, ou de lugar. Um nariz torto pode ter a forma de um C ou um S, ou pode estar à direita, ou à esquerda do rosto.


É resultado de deformidades que envolvem em geral:


  • septo nasal

  • cartilagens laterais inferiores

  • pirâmide óssea nasal,

  • cartilagens laterais superiores,


Laterorrinia tem conserto?


Sim, o nariz torto tem conserto, o otorrinolaringologista cirurgião consegue arrumar ele. Os procedimentos cirúrgicos utilizados para tratar esta patologia devem considerar o risco de recidiva devido à "memória" elástica da cartilagem e evitar qualquer enfraquecimento indevido da estrutura resultando em colapso do dorso nasal.


A complexidade do problema requer técnicas capazes de abordar a situação de forma radical e fornecer resultados estáveis ​​ao longo do tempo. A septoplastia, os enxertos expansores e o enxerto de barra transversal são todos particularmente eficazes, não apenas na correção de deformidades da pirâmide nasal, mas também na solução de problemas respiratórios funcionais.


Se você deseja consertar seu nariz torto você deve procurar um otorrinolaringologista especialista em rinologia estética e funcional, como a Dra. Danielly Solar Andrade. Principalmente para a realização de uma rinoplastia secundária ou revisional para consertar um nariz torto.


Com uma cirurgia no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um otorrinolaringologista especialista deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos.


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


Laterorrinia antes e depois


Os pacientes que pretendem fazer uma rinoplastia para consertar um nariz torto geralmente se preocupam muito sobre o antes e depois da Rinoplastia. Mas, comumente, eles procuram o maior número de informações possíveis para comparar e saber se o procedimento é o melhor para seu caso.


Vale destacar que, o aumento na procura pelo antes e depois da rinoplastia está ligado à expectativa que o paciente tem com o resultado. No entanto, o sucesso do procedimento depende de diversos fatores tanto internos quanto externos do paciente.


Cada cirurgia de correção de nariz torto é única, deste modo as fotos de antes e depois servem apenas como referência para o paciente conversar com o cirurgião. Assim, para conhecer os resultados da rinoplastia, nada melhor do que uma conversa com seu cirurgião no consultório.


Nariz torto antes e depois
Imagens ilustrativas
 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo.


Especialista em cirurgias estéticas e funcionais do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page