• dradaniellyandrade

Laterorrinia (Nariz torto): saiba mais sobre a deformidade no nariz e as cirurgias de correção

Atualizado: há 4 dias

Início > Blog > Laterorrinia (Nariz torto): saiba mais sobre a deformidade no nariz e as cirurgias de correção

Laterorrinia nasal (nariz torto)

Laterorrinia nasal, popularmente conhecido como nariz torto é, sem dúvida, a deformidade mais grave do septo nasal devido ao envolvimento simultâneo de elementos funcionais e estéticos muito importantes. Como as relações interpessoais cotidianas são conduzidas principalmente face a face, o desvio da pirâmide nasal da linha mediana é imediatamente óbvio, mesmo para o menos observador.


A laterorrinia nasal pode resultar de trauma, ou ser algo genético. Normalmente, um desvio de septo deixa o nariz torto, onde o septo nasal, ou parede fina entre as passagens nasais, fica deslocado. Alguns narizes tortos podem não causar problemas médicos. É comum ter o nariz torto.


Um nariz torto pode resultar de trauma ou irregularidades no parto. Normalmente, um nariz torto é o resultado de um desvio de septo, onde o septo nasal, ou parede fina entre as passagens nasais, fica deslocado. Alguns narizes tortos podem não causar problemas médicos. Normalmente, ocorre um bloqueio muito ruim se o osso do nariz estiver torto muito próximo à entrada do nariz.


O que é Laterorrinia ou nariz torto?


Assim como os humanos, os narizes tortos existem em todas as formas e tamanhos. Um nariz torto se refere a um nariz que não segue uma linha reta vertical descendo até o centro do rosto.


O grau de tortuosidade pode ser muito sutil ou mais dramático, dependendo da causa. Embora narizes tortos geralmente sejam apenas uma preocupação estética, eles podem ocasionalmente afetar sua respiração.


Um nariz torto é aquele que está torto ou torcido de forma, ou de lugar. Um nariz torto pode ter a forma de um C ou um S, ou pode estar à direita, ou à esquerda do rosto.


É resultado de deformidades que envolvem em geral:

  • septo nasal

  • cartilagens laterais inferiores

  • pirâmide óssea nasal,

  • cartilagens laterais superiores,


O nariz torto tem conserto?


Sim, o nariz torto tem conserto, o otorrinolaringologista cirurgião consegue arrumar ele. Os procedimentos cirúrgicos utilizados para tratar esta patologia devem considerar o risco de recidiva devido à "memória" elástica da cartilagem e evitar qualquer enfraquecimento indevido da estrutura resultando em colapso do dorso nasal.


A complexidade do problema requer técnicas capazes de abordar a situação de forma radical e fornecer resultados estáveis ​​ao longo do tempo. A septoplastia, os enxertos expansores e o enxerto de barra transversal são todos particularmente eficazes, não apenas na correção de deformidades da pirâmide nasal, mas também na solução de problemas respiratórios funcionais.


Se você deseja consertar seu nariz torto você deve procurar um otorrinolaringologista especialista em rinologia estética e funcional, como a Dra. Danielly Solar Andrade. Principalmente para a realização de uma rinoplastia secundária ou revisional para consertar um nariz torto.


Com uma cirurgia no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um otorrinolaringologista especialista deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos.


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


Nariz torto antes e depois


Os pacientes que pretendem fazer uma rinoplastia para consertar um nariz torto geralmente se preocupam muito sobre o antes e depois da Rinoplastia. Mas, comumente, eles procuram o maior número de informações possíveis para comparar e saber se o procedimento é o melhor para seu caso.


Vale destacar que, o aumento na procura pelo antes e depois da rinoplastia está ligado à expectativa que o paciente tem com o resultado. No entanto, o sucesso do procedimento depende de diversos fatores tanto internos quanto externos do paciente.


Cada cirurgia de correção de nariz torto é única, deste modo as fotos de antes e depois servem apenas como referência para o paciente conversar com o cirurgião. Assim, para conhecer os resultados da rinoplastia, nada melhor do que uma conversa com seu cirurgião no consultório.


Nariz torto antes e depois
Imagens ilustrativas

Porque meu nariz ficou torto depois da minha rinoplastia?


Torção ou assimetria do nariz após a rinoplastia primária podem ser evidências de cicatrização assimétrica. A cicatriz pós-operatória é imprevisível e o tecido cicatricial pode se formar de maneira irregular e fazer com que o nariz pareça torto. Nesse caso pode ser necessária uma rinoplastia revisional ou secundária.


O nariz torto após a rinoplastia é uma complicação rara que ocorre se os ossos nasais são comprimidos para um lado ou outro durante a fase de cicatrização.


Durante a cirurgia de rinoplastia, os ossos nasais são voluntariamente fraturados para permitir a melhora do alinhamento do dorso nasal, bem como a remoção de qualquer protuberância nasal (giba nasal). Dado que os ossos nasais são quebrados para serem reposicionados, um período de um mês é necessário para que os ossos nasais sejam fundidos.


Se alguma força for aplicada nos ossos nasais durante esse período, os ossos nasais podem se deslocar ou se desviar. Como resultado, o nariz torto após a rinoplastia pode ser observado se a compressão dos ossos nasais ocorrer antes da fusão dos ossos nasais em sua nova posição preferida. Várias medidas são tomadas para evitar nariz torto após o procedimento.


Como evitar que o nariz fique torto após a rinoplastia?


O primeiro passo é garantir que o alinhamento preciso seja obtido durante a cirurgia. Ao término da cirurgia de rinoplastia, uma tala nasal externa é usada para estabilizar os ossos nasais em sua posição de alinhamento central.


Você pode se perguntar porque os ossos não são fixados com mais segurança. Os ossos são muito finos em média menos de 1 a 2 mm e não acomodam placas e parafusos. Em vez disso, os cirurgiões de rinoplastia (rinoplastas) dependem da capacidade de uma tala externa para manter os ossos no lugar enquanto eles cicatrizam.


A fusão dos ossos nasais ocorre nas primeiras quatro a seis semanas sendo limitada pelo tempo que leva para a consolidação óssea formar uma ponte entre os ossos nasais. No pós-operatório, a tala externa é mantida no local por uma semana, 24 horas por dia.


Na segunda semana, a tala é usada apenas à noite para evitar compressão inadvertida por um travesseiro ou antebraço durante o sono.


Por fim, os pacientes são orientados a evitar qualquer atividade física na tentativa de evitar qualquer lesão no nariz que resulte em nariz torto após a rinoplastia.


Como consertar o nariz torto depois de uma rinoplastia?


Você precisará passar por uma rinoplastia secundária ou de revisão. A rinoplastia de revisão se aplica a qualquer paciente que já foi submetido a rinoplastia uma ou mais vezes e deseja uma melhora na aparência e, muitas vezes, na função do nariz (capacidade de respirar pelo nariz). Esses são alguns dos casos mais difíceis que os cirurgiões otorrino enfrentam por diversos motivos.


Com uma cirurgia no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um otorrinolaringologista especialista deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos.


O tecido cicatricial de uma rinoplastia anterior costuma ser um problema em casos de revisão e pode limitar o resultado final, uma vez que pode recorrer mesmo após uma rinoplastia de revisão bem-sucedida. Além disso, a rinoplastia de revisão frequentemente requer o uso de cartilagem para substituir a cartilagem danificada e / ou deficiente removida na cirurgia anterior, nesses casos os aspectos funcionais devem ser muito bem considerados.


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


Qual é o preço da rinoplastia para consertar nariz torto em BH?



O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinoplastia fechada varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


O preço da rinoplastia para consertar nariz torto é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média.


A rinoplastia para consertar nariz torto é coberta pelos planos de saúde?


Se uma rinoplastia para consertar nariz torto for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de rinoplastia fechada for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, polipectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.

Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre o assunto, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo