top of page
  • Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Nariz Torto: Causas, Sintomas e Tratamentos

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Início > Blog > Nariz Torto: Causas, Sintomas e Tratamentos

nariz torto rinoplastia
Nariz Torto

Você já notou que o seu nariz parece estar um pouco inclinado para um dos lados? Essa condição é conhecida como nariz torto e pode ser causada por diversas razões. Neste artigo, vamos abordar o que é um nariz torto, suas causas, sintomas, tratamentos e como conviver com ele. Então, vamos lá?


O que é um nariz torto?

Um nariz torto é uma condição na qual o nariz apresenta uma inclinação ou curvatura para um dos lados, fazendo com que ele pareça desalinhado com o rosto.


Causas comuns

As causas de um nariz torto podem variar desde fatores genéticos até traumas e lesões. Algumas das causas mais comuns incluem:

  • Crescimento anormal durante a infância

  • Traumas no nariz, como fraturas

  • Problemas no septo nasal

Problemas associados

Além de questões estéticas, um nariz torto pode causar problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, dores de cabeça e até mesmo distúrbios do sono, como apneia e ronco.


Sintomas e diagnóstico


Sinais visíveis

O principal sintoma de um nariz torto é a aparência inclinada ou curvada do nariz em relação ao rosto. A gravidade pode variar, sendo mais discreta em alguns casos e bastante evidente em outros.


Imagem comparativa frontal de antes e depois da correção de um nariz torto, mostrando a melhora na simetria e aparência.
Transformação notável: veja a diferença impressionante na simetria e aparência do nariz antes e após a correção do nariz torto.

Dificuldades respiratórias

Pessoas com nariz torto podem apresentar dificuldades para respirar, principalmente ao realizar atividades físicas ou dormir.


Diagnóstico médico

O diagnóstico de um nariz torto é feito por um médico, geralmente um otorrinolaringologista, que avaliará a estrutura nasal e a presença de problemas associados, como a obstrução das vias respiratórias.


Tratamento para nariz torto


A rinoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remodelar o nariz, corrigindo deformidades e melhorando a aparência. Este procedimento pode ser uma opção para pessoas que desejam corrigir o nariz torto por razões estéticas.


A septoplastia é um procedimento cirúrgico que corrige o septo nasal, a estrutura que divide as narinas. Esta cirurgia é indicada quando o nariz torto é causado por problemas no septo e está associado a dificuldades respiratórias.


Pós-operatório

Após qualquer procedimento cirúrgico, é importante seguir as recomendações médicas para garantir uma recuperação adequada e prevenir complicações. Isso inclui evitar esforços físicos, manter a cabeça elevada e usar uma tala nasal, se necessário.


Prevenção

Embora nem sempre seja possível prevenir um nariz torto, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de deformidades nasais:

  • Proteger o rosto durante atividades esportivas, usando equipamentos de proteção adequados

  • Evitar brigas e situações que possam levar a traumas no rosto

  • Tratar alergias e infecções respiratórias adequadamente

Convivendo com um nariz torto

Para muitas pessoas, um nariz torto não causa problemas significativos e pode ser uma característica única e distintiva. É importante lembrar que a aparência do nariz é apenas uma parte de quem somos e que a aceitação e o amor próprio são fundamentais para a nossa autoestima.


Casos famosos

Muitas celebridades possuem narizes tortos e isso não as impede de ter sucesso e serem admiradas. Alguns exemplos incluem Owen Wilson, Barbra Streisand e Cate Blanchett.


O impacto na autoestima

Ter um nariz torto pode afetar a autoestima de algumas pessoas, levando a sentimentos de inadequação e vergonha. É importante buscar apoio emocional e, se necessário, considerar tratamentos que possam melhorar a autoimagem e a qualidade de vida.


Mitos e verdades

Existem muitos mitos sobre narizes tortos, como a ideia de que é sempre um sinal de algum problema de saúde. A verdade é que, em muitos casos, o nariz torto é apenas uma característica estética que não apresenta riscos à saúde.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de cirurgias funcionais e estéticas do nariz, onde treino novos otorrinolaringologistas na área.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

留言


留言功能已關閉。
bottom of page