A rinossinusite é a inflamação simultânea das mucosas do nariz e dos seios paranasais, causada por infecções, alergias ou irritantes. Os sintomas incluem congestão nasal, secreção nasal espessa, dor facial e febre. O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir medicamentos, lavagens nasais e imunoterapia.
O que é Rinossinusite?
A rinossinusite é uma inflamação que ocorre na mucosa do nariz e dos seios paranasais. Esta condição é frequentemente confundida com a sinusite, mas, na verdade, a rinossinusite ocorre quando um paciente apresenta um quadro clínico de rinite e sinusite ao mesmo tempo.
Esta condição pode ser causada por diversos fatores, incluindo infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Normalmente, a rinossinusite se desenvolve após um quadro de infecção nas vias aéreas, como resfriados ou gripes.
Sintomas da Rinossinusite
Os sintomas da rinossinusite podem variar entre adultos e crianças. Nos adultos, os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, obstrução e secreção nasal, espirros e, em alguns casos, febre. Nas crianças, os sintomas mais comuns são secreção nasal purulenta, obstrução nasal e tosse diurna que tende a piorar à noite.
Diagnóstico da Rinossinusite
O diagnóstico da rinossinusite é, na maioria das vezes, clínico. Isso significa que é baseado no exame físico do paciente e na análise do seu histórico clínico. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário realizar exames complementares, como nasofibroscopia ou tomografia dos seios da face.
Tratamento da Rinossinusite
O tratamento da rinossinusite depende da causa da condição. Se for causada por bactérias, o tratamento é feito com antibióticos. Além disso, a lavagem nasal com soro fisiológico, medicamentos analgésicos para diminuir o desconforto, descongestionantes nasais e, em alguns casos, corticoides para diminuir a inflamação, também podem ser utilizados.
Em casos onde a rinossinusite é causada por alterações anatômicas, como desvio do septo nasal ou presença de pólipos, uma cirurgia para correção destas alterações pode ser considerada.
Conclusão
A rinossinusite é uma condição comum, mas que requer atenção e tratamento adequado. Se você ou seu filho apresentam sintomas persistentes de gripe ou resfriado que não melhoram após 10 dias ou pioram após o 5º dia, procure um otorrinolaringologista.