Entenda quais são os principais sintomas de sinusite

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Entenda quais são os principais sintomas de sinusite

sinusite sintomas

A sinusite crônica ocorre quando os espaços dentro do nariz e da cabeça (seios da face) ficam inchados e inflamados por três meses ou mais, apesar do tratamento.

Essa condição comum interfere na maneira como o muco é normalmente drenado e torna o nariz entupido. Pode ser difícil respirar pelo nariz e a área ao redor dos olhos pode ficar inchada ou sensível.

A sinusite crônica pode ser causada por uma infecção, por crescimentos nos seios da face (pólipos nasais) ou pelo inchaço do revestimento dos seios da face. Também chamada de rinossinusite crônica, a condição pode afetar adultos e crianças.

Quais são os seios da face?

Os seios da face são pequenos espaços vazios atrás das maçãs do rosto e da testa que se conectam à parte interna do nariz. A sinusite faz com que o revestimento dos seios da face inche. Isso impede que o muco seja drenado para o nariz e a garganta de maneira adequada, fazendo com que você se sinta bloqueado.

Os sinais e sintomas comuns de sinusite crônica incluem:

• Inflamação nasal

• Secreção espessa e descolorida do nariz (corrimento nasal)

• Drenagem na parte de trás da garganta (drenagem pós-nasal)

• Nariz entupido (congestionado), causando dificuldade para respirar pelo nariz

• Dor, sensibilidade e inchaço ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou testa

• Sentido de olfato e paladar reduzidos

Outros sinais e sintomas podem incluir:

• Dor de ouvido

• Dor de cabeça

• Dores na mandíbula superior e dentes

• Tosse ou pigarro

• Dor de garganta

• Mal hálito

• Fadiga

A sinusite crônica e a sinusite aguda apresentam sinais e sintomas semelhantes. Mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios da face frequentemente associada a um resfriado. Os sinais e sintomas da sinusite crônica duram pelo menos 12 semanas, mas você pode ter vários episódios de sinusite aguda antes de desenvolver sinusite crônica. Febre não é um sinal comum de sinusite crônica, mas você pode ter uma com sinusite aguda.

Quando procurar um otorrino?

Marque uma consulta com seu otorrino se:

• Você já teve sinusite várias vezes e a condição não responde ao tratamento

• Você tem sintomas de sinusite que duram mais de 10 dias

• Seus sintomas não melhoram depois que você consulta seu médico

Consulte um médico imediatamente se tiver os seguintes sinais ou sintomas, que podem indicar uma infecção grave:

• Febre

• Inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos

• Dor de cabeça severa

• Edema na testa

• Confusão

• Visão dupla ou outras alterações de visão

• Torcicolo

Principais causas de sinusite

As causas comuns de sinusite crônica incluem:

• Pólipos nasais. Esses crescimentos de tecido podem bloquear as passagens nasais ou seios da face.

• Desvio de septo. Um septo torto — a parede entre as narinas — pode restringir ou bloquear as passagens dos seios da face, piorando os sintomas da sinusite.

• Outras condições médicas. As complicações de condições como fibrose cística, HIV e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico podem levar ao bloqueio nasal.

• Infecções do trato respiratório. As infecções no trato respiratório — mais comumente resfriados — podem inflamar e engrossar as membranas dos seios da face e bloquear a drenagem de muco. Essas infecções podem ser causadas por vírus ou bactérias.

• Alergias — A inflamação que ocorre com alergias pode bloquear os seios da face.

Fatores de risco para sinusite

Você tem maior risco de contrair sinusite crônica se tiver:

• Um desvio de septo nasal

• Pólipos nasais

• Asma

• Uma infecção dentária

• Uma infecção fúngica

• Tumores

• Um distúrbio do sistema imunológico, como HIV / AIDS ou fibrose cística

• Alergias

• Exposição regular a poluentes, como fumaça de cigarro

Complicações que podem ser causadas pela sinusite:

Complicações graves de complicações de sinusite crônica são raras, mas podem incluir:

• Problemas de visão. Se a infecção do seio se espalhar para a órbita do olho, pode causar visão reduzida ou possivelmente cegueira que pode ser permanente.

• Infecções. Raramente, pessoas com sinusite crônica podem desenvolver inflamação das membranas e do fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal (meningite), uma infecção nos ossos ou uma infecção cutânea grave.

Prevenção de sinusites

Siga estas etapas para reduzir o risco de contrair sinusite crônica:

• Evite infecções respiratórias superiores. Evite o contato com pessoas resfriadas ou com outras infecções. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes das refeições.

• Gerencie sua rinite alérgica. Trabalhe com seu otorrino para manter os sintomas sob controle. Sempre que possível, evite a exposição a coisas a que você é alérgico.

• Evite a fumaça do cigarro e o ar poluído. A fumaça do tabaco e os contaminantes do ar podem irritar e inflamar seus pulmões e vias nasais.

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!