Início > Blog > Entenda quais são os principais sintomas de sinusite

A sinusite crônica ocorre quando os espaços dentro do nariz e da cabeça (seios da face) ficam inchados e inflamados por três meses ou mais, apesar do tratamento.
Essa condição comum interfere na maneira como o muco é normalmente drenado e torna o nariz entupido. Pode ser difícil respirar pelo nariz e a área ao redor dos olhos pode ficar inchada ou sensível.
A sinusite crônica pode ser causada por uma infecção, por crescimentos nos seios da face (pólipos nasais) ou pelo inchaço do revestimento dos seios da face. Também chamada de rinossinusite crônica, a condição pode afetar adultos e crianças.
Quais são os seios da face?
Os seios da face são pequenos espaços vazios atrás das maçãs do rosto e da testa que se conectam à parte interna do nariz. A sinusite faz com que o revestimento dos seios da face inche. Isso impede que o muco seja drenado para o nariz e a garganta de maneira adequada, fazendo com que você se sinta bloqueado.
Sintomas da sinusite
Inflamação nasal
Secreção espessa e descolorida do nariz (corrimento nasal)
Drenagem na parte de trás da garganta (drenagem pós-nasal)
Nariz entupido (congestionado), causando dificuldade para respirar pelo nariz
Dor, sensibilidade e inchaço ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou testa
Sentido de olfato e paladar reduzidos
Dor de ouvido
Dor de cabeça
Dores na mandíbula superior e dentes
Tosse ou pigarro
Dor de garganta
Mal hálito
Fadiga
A sinusite crônica e a sinusite aguda apresentam sinais e sintomas semelhantes. Mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios da face frequentemente associada a um resfriado. Os sinais e sintomas da sinusite crônica duram pelo menos 12 semanas, mas você pode ter vários episódios de sinusite aguda antes de desenvolver sinusite crônica. Febre não é um sinal comum de sinusite crônica, mas você pode ter uma com sinusite aguda.
Quando procurar um otorrino devido à sinusite?
Marque uma consulta com seu otorrino se:
Você já teve sinusite várias vezes e a condição não responde ao tratamento
Você tem sintomas de sinusite que duram mais de 10 dias
Seus sintomas não melhoram depois que você consulta seu médico
Consulte um médico imediatamente se tiver os seguintes sinais ou sintomas, que podem indicar uma infecção grave:
Febre
Inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos
Dor de cabeça severa
Edema na testa
Confusão
Visão dupla ou outras alterações de visão
Torcicolo
Principais causas de sinusite
As causas comuns de sinusite crônica incluem:
Pólipos nasais. Esses crescimentos de tecido podem bloquear as passagens nasais ou seios da face.
Desvio de septo. Um septo torto — a parede entre as narinas — pode restringir ou bloquear as passagens dos seios da face, piorando os sintomas da sinusite.
Outras condições médicas. As complicações de condições como fibrose cística, HIV e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico podem levar ao bloqueio nasal.
Infecções do trato respiratório. As infecções no trato respiratório — mais comumente resfriados — podem inflamar e engrossar as membranas dos seios da face e bloquear a drenagem de muco. Essas infecções podem ser causadas por vírus ou bactérias.
Alergias — A inflamação que ocorre com alergias pode bloquear os seios da face.
Fatores de risco para sinusite
Você tem maior risco de contrair sinusite crônica se tiver:
Um desvio de septo nasal
Pólipos nasais
Asma
Uma infecção dentária
Uma infecção fúngica
Tumores
Um distúrbio do sistema imunológico, como HIV / AIDS ou fibrose cística
Alergias
Exposição regular a poluentes, como fumaça de cigarro
Complicações que podem ser causadas pela sinusite:
Complicações graves de complicações de sinusite crônica são raras, mas podem incluir:
Problemas de visão. Se a infecção do seio se espalhar para a órbita do olho, pode causar visão reduzida ou possivelmente cegueira que pode ser permanente.
Infecções. Raramente, pessoas com sinusite crônica podem desenvolver inflamação das membranas e do fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal (meningite), uma infecção nos ossos ou uma infecção cutânea grave.
Prevenção de sinusites
Siga estas etapas para reduzir o risco de contrair sinusite crônica:
Evite infecções respiratórias superiores. Evite o contato com pessoas resfriadas ou com outras infecções. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes das refeições.
Gerencie sua rinite alérgica. Trabalhe com seu otorrino para manter os sintomas sob controle. Sempre que possível, evite a exposição a coisas a que você é alérgico.
Evite a fumaça do cigarro e o ar poluído. A fumaça do tabaco e os contaminantes do ar podem irritar e inflamar seus pulmões e vias nasais.
Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."