top of page

Procedimento médico para sinusite: saiba mais sobre a raspagem de seios da face

procedimento médico para sinusite

O procedimento médico para sinusite mais atual é a sinusectomia endoscópica, onde a cirurgia é feita sem a necessidade de nenhuma incisão externa.


É indicada para casos mais graves ou crônicos da doença e visa remover obstruções e melhorar a drenagem dos seios da face, aliviando os sintomas e prevenindo infecções recorrentes.


Essa cirurgia é realizada por um otorrinolaringologista, sendo considerada apenas quando os tratamentos conservadores não proporcionam alívio satisfatório.


A sinusite é uma inflamação dos seios da face que pode causar dor de cabeça, congestão nasal, secreção, entre outros sintomas incômodos.


Para casos mais graves ou crônicos, o procedimento médico para sinusite pode ser uma opção de tratamento eficaz. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a raspagem de seios da face.


Como é feito o procedimento para sinusite?

procedimento médico para sinusite, raspagem de sinusite

O procedimento médico para sinusite é realizado com anestesia geral e dura em média de 30 minutos a 1 hora. O cirurgião insere o endoscópio através de uma pequena abertura no nariz e, então, utiliza uma lâmina ou uma broca para remover cuidadosamente o tecido bloqueado e melhorar a drenagem nasal.


Após o procedimento, o paciente pode sentir algum desconforto e inchaço, mas geralmente se recupera rapidamente e pode voltar às atividades normais em alguns dias.



Quais são os cuidados pós-operatórios?


Após a cirurgia, é importante seguir as orientações do médico para garantir uma recuperação tranquila e evitar complicações. É recomendado evitar atividades físicas intensas, exposição ao sol, cigarro e álcool por alguns dias. Também é importante fazer a higiene nasal regularmente e utilizar os medicamentos prescritos pelo médico.


Quando eu preciso de um procedimento médico para sinusite?


A sinusectomia pode ser uma opção eficaz para casos de sinusite crônica ou outras condições que afetam os seios da face e que não respondem ao tratamento com medicamentos.

 

Dra. Danielly Andrade

especialista em procedimento médico para sinusite

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo.


Especialista em cirurgias estéticas e funcionais do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

Comments


bottom of page