• dradaniellyandrade

O que a cirurgia de sinusite trata?

Atualizado: Nov 16

Início > Blog > O que a cirurgia de sinusite trata?


o que a cirurgia de sinusite trata

A cirurgia dos seios da face conhecida como sinusectomia é o método ideal para ajudá-lo a tratar a dor nos seios da face e a sinusite, especialmente quando não respondem ao tratamento médico. Seu otorrinolaringologista pode indicá-lo como um candidato para cirurgia de sinusite se você tiver sido diagnosticado com sinusite e ele não estiver reagindo a nenhum tratamento clínico.


Nesse caso, geralmente é considerada sinusite crônica e um especialista para ajudá-lo a dar o próximo passo.


Os pacientes que respondem à terapia médica geralmente não precisam de cirurgia, então a cirurgia dos seios da face costuma ser usada apenas para tratar casos drásticos de sinusite.


Razões para se submeter a cirurgia de sinusite


Na maioria dos casos, a cirurgia dos seios da face é o último recurso para ajudá-lo a lidar com a sinusite crônica, mas também há outras razões para se submeter à cirurgia dos seios da face.

  • Seu médico encontrou evidências de sinusite crônica, mesmo após tratamento médico de longo prazo que dura cerca de três meses

  • Você tem uma doença sinusal causada por uma infecção fúngica

  • Seu médico identificou anormalidades estruturais do nariz ou seios da face

  • Seu médico descobriu pólipos nasais ou sinusais

  • Você tem uma infecção sinusal que se espalhou para os ossos

  • Seu médico diagnosticou você com câncer nos seios da face

Se o seu médico descobrir que você está em uma dessas situações, provavelmente ele indicaráuma cirurgia nos seios da face.


Tipos de cirurgia de sinusite


Existem vários tipos diferentes de cirurgia dos seios da face. A cirurgia endoscópica funcional é um procedimento que usa um tubo iluminado conhecido como endoscópio. Isso é para olhar diretamente para o nariz e os seios da face. Durante este procedimento, o cirurgião otorrino removerá o tecido, limpará os seios da face e aumentará as aberturas para drenagem, se necessário. Este é um procedimento relativamente comum e simples.


A cirurgia de cavidades nasais abertas costuma ser o último recurso para tratar casos complicados de sinusite crônica. Uma incisão é feita diretamente sobre o seio da face para que ele possa ser aberto e trabalhado. Os tecidos doentes podem ser removidos com mais eficiência e o seio frequentemente reconstruído.


Os cuidados pós-cirurgia sinusal são importantes e muitos pacientes frequentemente revisitam seu otorrino para exames endoscópicos e limpeza. A cirurgia dos seios da face também não é uma cura definitiva para a sinusite crônica e cuidados pós-operatórios são necessários. Isso pode envolver lavagem nasal frequente e também o uso de sprays nasais.


Algumas complicações incluem sangramento, infecções e perda de visão. No entanto, complicações graves são raras e ocorrem em menos de 1 por cento de todos os casos de cirurgia sinusal.


Mais informações:


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Agende sua consulta ➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG Tel.: (31) 3516 – 4528 Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963 Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo