Gotejamento pos nasal

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Gotejamento pos nasal

gotejamento pos nasal

O muco é normalmente engolido inconscientemente, mas quando há uma sensação de muco se acumulando na garganta ou pingando da parte de trás do nariz, é chamado gotejamento pós-nasal.

As glândulas do nariz e da garganta continuamente produzem muco, normalmente um a dois litros por dia. O muco umedece e limpa o revestimento nasal, umedece o ar, retém e limpa o que é inalado e ajuda a combater infecções.

Quais são os sintomas de gotejamento pós-nasal?

Os sintomas de gotejamento pós-nasal podem incluir:

• Sensação de drenagem de muco para a garganta

• Deglutição frequente

• Pigarro

• Fala rouca ou gorgolejante

• Dor de garganta irritada

• Sentindo um nó na garganta

Em crianças, secreções espessas ou com mau cheiro de um lado do nariz podem significar que algo está preso no nariz, como um feijão, papel amassado ou um pedaço de brinquedo. Se esses sintomas forem observados, procure um otorrinolaringologista para um exame mais detalhado.

O gotejamento pós-nasal geralmente causa dor de garganta e irritação na garganta. Embora geralmente não haja infecção, as amígdalas e outros tecidos da garganta podem inchar. Isso pode causar desconforto ou sensação de que há um nó na garganta.

O tratamento bem-sucedido do gotejamento pós-nasal geralmente elimina esses sintomas de garganta.

O que causa o gotejamento pós-nasal?

As causas de gotejamento pós-nasal podem incluir:

• Infecções bacterianas

• Alergias (rinite alérgica)

• Rinite vasomotora (nariz excessivamente sensível)

• Idade

• Resfriados

• Gripe

• Sinusite

• Certos medicamentos - incluindo alguns que tratam a pressão arterial e alguns que são usados ​​para controle de natalidade

• Pólipos nasais - crescimentos não cancerosos no revestimento do nariz e seios da face que podem fazer com que o muco fique bloqueado

• Desvio de septo - uma parede de cartilagem torta ou descentrada entre as duas narinas também pode fazer com que o muco fique bloqueado

• Irritantes ambientais - como fumaça, produtos químicos ou perfume

• Gravidez - pode causar alterações hormonais que afetam seu nariz e seios da face

• Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) - caracterizada pelo acúmulo de ácido no esôfago ou na garganta, às vezes causando irritação na garganta que pode dificultar a deglutição

As secreções finas e claras podem ser causadas por resfriados e gripes, alergias, baixas temperaturas, luzes fortes, certos alimentos ou temperos, gravidez e outras alterações hormonais. Vários medicamentos (incluindo pílulas anticoncepcionais e medicamentos para hipertensão) e cartilagem nasal irregular também podem produzir aumento de muco.

As secreções espessas no inverno geralmente resultam da secura em espaços aquecidos. Eles também podem vir de infecções nos seios da face ou nariz e alergias. Se as secreções finas se tornarem espessas e verdes ou amarelas, é possível que uma infecção bacteriana do seio esteja se desenvolvendo.

Quais são as opções de tratamento?

O diagnóstico de gotejamento pós-nasal pode incluir um exame detalhado de ouvido, nariz e garganta, endoscopia (usando uma câmera para olhar dentro do nariz e garganta) ou raios-X. O gotejamento pós-nasal pode ser difícil de curar e o tratamento varia de acordo com a causa:

• As infecções bacterianas são geralmente tratadas com antibióticos, spray nasal, descongestionantes e lavagem nasal. Para a sinusite crônica, a cirurgia para abrir os seios da face bloqueados pode ser necessária (sinusectomia).

• As alergias são mais bem administradas evitando-se as causas. Anti-histamínicos, descongestionantes, sprays nasais de esteroides ou esteroides orais podem oferecer alívio. Alguns anti-histamínicos sedativos mais antigos podem secar e engrossar mais as secreções pós-nasais; os anti-histamínicos não sonolentos mais recentes não têm esse efeito. A imunoterapia (dessensibilização) com injeções para alergia ou gotas sob a língua pode ajudar. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer um desses medicamentos.

• O tratamento do refluxo gastroesofágico inclui elevar a cabeceira da cama de 15 a 20 centímetros, evitar alimentos e bebidas por pelo menos três horas antes de deitar, perder peso e eliminar o álcool e a cafeína da dieta. Antiácidos ou bloqueadores de ácido também fornecem benefícios. Se o refluxo não melhorar, você deve procurar atendimento médico.

• Medidas que permitem que as secreções de muco passem mais facilmente podem ser recomendadas. Muitas pessoas, especialmente idosos, precisam de mais líquidos para diluir as secreções. Beber mais água, eliminar a cafeína e, se possível, evitar os diuréticos (medicamentos que removem os fluidos do corpo aumentando a micção) ajudam. As lavagens nasais com solução salina aliviam as secreções espessadas.

Mais informações relacionadas a gotejamento pos nasal: