top of page

Perguntas Frequentes sobre Rinoplastia: Tudo o que Você Precisa Saber

Início > Blog > Perguntas Frequentes sobre Rinoplastia: Tudo o que Você Precisa Saber




Quanto custa uma rinoplastia?

O valor de uma rinoplastia pode variar bastante, dependendo de fatores como o local da cirurgia, o tipo de anestesia, entre outros. Em média, o valor fica entre R$ 10.000 e R$ 30.000.


O que é uma rinoplastia e para que serve?

Rinoplastia é uma cirurgia plástica do nariz, realizada para corrigir ou melhorar a aparência do nariz. Pode ser feita para corrigir desvios nas narinas, remover pequenas protuberâncias, melhorar a aparência da ponta do nariz, entre outras finalidades.


Com que idade é possível fazer uma rinoplastia?

Em geral, é possível realizar uma rinoplastia a partir dos 16 anos, quando o nariz já tenha se desenvolvido o suficiente. No entanto, é importante consultar um médico especializado para avaliar se é o momento adequado.


Como é feita uma rinoplastia e quais são os passos?

A rinoplastia pode ser feita através de incisões internas ou externas (Aberta ou fechada), dependendo do tipo de cirurgia e do objetivo. O médico fará a remoção de tecido, reposicionamento de ossos e cartilagens, ou implante de material para moldar o nariz. O procedimento é realizado com anestesia geral, e dura em média 2 horas.


Quais são os cuidados necessários após uma rinoplastia?

Após a cirurgia, é importante evitar esforços físicos, tomar medicamentos prescritos pelo médico, manter a cabeça elevada, usar curativos, entre outros cuidados indicados. O tempo de recuperação varia, mas em geral leva algumas semanas.


Como desinchar a ponta do nariz após rinoplastia?

O inchaço após a rinoplastia é normal e pode durar algumas semanas. O médico pode recomendar o uso de gelo, medicamentos para reduzir o inchaço e a dor, entre outros cuidados. É importante seguir as instruções do médico para obter uma recuperação adequada.


Como fazer uma rinoplastia pelo SUS?

A rinoplastia pode ser feita pelo SUS em casos de problemas funcionais no nariz, como dificuldade de respiração. O paciente deve procurar uma unidade de saúde e ser avaliado por um médico para saber se é elegível para a cirurgia pelo SUS.


Quanto tempo depois da rinoplastia posso assoar o nariz e beijar?

O tempo para retomada dessas atividades varia de acordo com o paciente e o tipo de cirurgia realizada. Em geral, é recomendado evitar esfregar o nariz e assoá-lo por pelo menos 2 semanas após a cirurgia. Beijar também pode ser evitado por algum tempo para evitar o risco de infecção ou deslocamento do nariz.


Quanto tempo o nariz fica entupido após a rinoplastia?

O tempo que o nariz fica entupido após a rinoplastia varia de acordo com o paciente e o tipo de cirurgia realizada. Em geral, o inchaço e a congestão nasal podem durar de 1 a 2 semanas.


Como é feito o curativo após uma rinoplastia?

O curativo após uma rinoplastia é feito pelo cirurgião e pode ser trocado em consultas subsequentes. É importante seguir as recomendações do médico e evitar esfregar o nariz para evitar complicações.


A partir de que idade pode-se fazer uma rinoplastia?

A idade mínima para fazer uma rinoplastia é geralmente de 16 anos, mas alguns cirurgiões podem exigir que o paciente tenha 18 anos ou mais. É importante consultar um cirurgião qualificado para determinar se você é candidato a uma rinoplastia.


Qual a melhor idade para fazer uma rinoplastia?

A melhor idade para fazer uma rinoplastia depende das necessidades e expectativas do paciente. Alguns pacientes podem querer fazer a cirurgia enquanto ainda estão na adolescência, enquanto outros podem decidir esperar até a idade adulta. É importante consultar um cirurgião qualificado para determinar a melhor idade para a sua rinoplastia.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."



bottom of page