• dradaniellyandrade

Porque o nariz entope? Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Porque o nariz entope? Causas, sintomas e tratamento

nariz entupido (congestao nasal)

Se eu pudesse respirar pelo nariz agora, isso seria ótimo! Quantas pessoas já pensaram neste mesmo sentimento? A resposta é muitas, então você não está sozinho. Embora possamos pensar em épocas do ano como os de pico da congestão nasal, frequentemente associada a alergias sazonais, muitas pessoas apresentam congestão nasal crônica que pode ter várias causas diferentes.


Na verdade, muitos de nós agora estamos experimentando sintomas de congestão nasal que podem estar relacionados ao resfriado comum, uma infecção sinusal ou alergias sazonais, mas distinguir qual é muitas vezes pode ser difícil. Quando você está se sentindo péssimo, tudo que você quer é um pouco de alívio — é por isso que entender a verdadeira causa de sua congestão nasal é tão importante.


Um resfriado comum geralmente surge durante os meses de clima frio sendo causado por uma infecção viral. Resfriados fazem você se sentir péssimo, mas podem ser curados com medicamentos sem receita e repouso. No entanto, pode ser difícil distinguir entre um resfriado comum e outra coisa, quando os sintomas são tão semelhantes.


As infecções nos seios da face (sinusite) causam dor nos seios da face e dores de cabeça. Geralmente ocorre depois que nosso sistema imunológico acaba de combater um resfriado, mas como ainda é vulnerável a objetos estranhos e bactérias, uma infecção bacteriana ocorrerá e causará uma infecção sinusal, que afeta obviamente nossos seios da face. Se o muco estiver de qualquer cor, mas claros, quando você assoar o nariz, isso pode ser uma indicação clara de que você tem uma infecção nos seios da face. Por último, espirros, congestão e olhos lacrimejantes são sintomas de alergia ou simplesmente de congestão nasal.


Problemas estruturais do nariz como desvio de septo e polipose nasal também podem ser as causas primárias da congestão nasal.


Ninguém gosta de congestão nasal. Vamos encarar os fatos, não ser capaz de respirar porque seu nariz está entupido é simplesmente frustrante. Quando você não consegue respirar facilmente pelo nariz, as ações cotidianas podem se tornar desafiadoras. Como você é forçado a inspirar pela boca, isso vem com seus próprios problemas, como garganta seca, lábios rachados e falta de apetite devido às papilas gustativas estarem fora de sintonia.


Mas, o que está realmente causando essa sensação de entupimento quando você tem congestão nasal?


A congestão nasal é quando um indivíduo experimenta uma sensação de entupimento e entupimento no nariz. O forro e a estrutura interna do nariz são bastante complexos. Quando algo como um alérgeno, como o pólen, entra em seu nariz, pode estimular a irritação. O fluxo sanguíneo dentro do nariz aumenta, fazendo com que nossas vias nasais fiquem inflamadas e irritadas como resultado. É por isso que as pessoas com congestão nasal sentem essa sensação de entupimento no nariz.


Muitos fatores contribuem para a causa da congestão nasal, como alergias, medicamentos, clima, infecção dos seios nasais, problemas estruturais do nariz (como desvio de septo) e até pólipos ou tumores. Dependendo da causa da congestão nasal, ela pode ser aguda, quando surge repentinamente e é de curta duração, ou crônica, que é persistente e dura por longos períodos.


O que fazer se seu nariz estiver congestionado?


É importante observar que a congestão nasal é um sintoma, não uma condição. Seu nariz entupido ou congestionado é o sintoma de um problema do qual você logo perceberá. Dependendo da condição ou do motivo de sua congestão nasal, você pode sentir vários sintomas ao mesmo tempo, juntamente com o nariz entupido.


Nariz entupido, dor de garganta, coriza, dor nos seios da face, dor de cabeça latejante ou espirros são sintomas que podem se sobrepor e ser uma infinidade de coisas diferentes. É por isso que obter um diagnóstico preciso é o primeiro passo para receber tratamento para alívio sintomático.


O que fazer se seu nariz não para de escorrer?


Uma das maiores causas da congestão nasal crônica e nariz escorrendo são as alergias ou alguma forma de rinite alérgica. Portanto, pedir ao seu médico que faça um teste de alergia para ver o que está causando a congestão nasal é provavelmente um passo na direção certa.


O que desentope o nariz?


O tratamento para nariz entupido é multifatorial, primeiro precisamos avaliar a causa primária da congestão nasal crônica e propor tratamentos que poder ser através de medicamentos ou através de cirurgias para tratar causas estruturais como desvio de septo, polipose nasal, sinusite crônica.


Para saber mais sobre a congestão nasal e qual pode ser a causa dela agende sua consulta.


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo