Porque os sintomas da minha sinusite pioram a noite?

Início > Blog > Porque os sintomas da minha sinusite pioram a noite?


sintomas da sinusite a noite

Todos nós já passamos por isso: você acha que seus problemas de sinusite estão melhorando, mas, no minuto em que se deita, seu nariz fica entupido e você fica olhando para o teto. Por fim, você se pergunta: “Porque meus sintomas de sinusite pioram à noite?

Nem sempre é simples e pode variar de pessoa para pessoa. O que vale para todos, entretanto, é que se seu nariz for bloqueado à noite em um dos lados ou em ambos, ou se você estiver lutando com qualquer outro problema relacionado aos seios da face, seu sono vai sofrer.

O que se segue é uma lista de condições ou circunstâncias comuns que podem piorar seus seios da face à noite, junto com alguns remédios potenciais.


Razões o aumento do congestionado e o sintomas da sinusite a noite


As razões são várias e inter-relacionadas, mas estão longe de ser impossíveis de administrar. Um bom lugar para começar é perguntando a si mesmo quais dos seguintes problemas relacionados à sinusite ou circunstâncias domésticas você enfrenta.


Antes de fazer isso, entretanto, vale a pena mencionar que seus problemas de sinusite podem piorar à noite porque você está menos distraído e prestando mais atenção em como se sente (seus problemas não são realmente piores).


PROBLEMA Nº 1: SUAS CONDIÇÕES DE SONO


Imagine seu quarto e responda às seguintes perguntas:

  • Seus animais de estimação estão dormindo com você à noite?

  • Você bebe cafeína antes de dormir?

  • Você bebe álcool antes de dormir?

  • Como está o ar no seu quarto - está seco?

  • Você vai para a cama desidratado?

Se você respondeu “sim” a qualquer uma dessas perguntas, pode ter descoberto um fator que está afetando seus seios da face (e provavelmente seu sono em geral).


FAZER MUDANÇAS PROATIVAS EM SEU AMBIENTE DE SONO


Você tem o nariz entupido apenas à noite? Se o fizer, fazer os seguintes ajustes em seu quarto pode ajudar a aliviar o congestionamento.

  • Mantenha seus animais de estimação fora do quarto, especialmente se você for alérgico a pelos ou poeira.

  • Se o ar em sua casa tende a ser seco, compre um umidificador. Essa sugestão é especialmente relevante durante os meses de inverno, quando o ar costuma ser mais seco.

  • Evite beber álcool e cafeína antes de dormir. Ambos podem deixá-lo desidratado, o que pode agravar os sintomas da sinusite.

  • Faça o que puder para se manter hidratado. A hidratação naõ somente o ajudará a se sentir melhor, mas também pode ajudar a aliviar algumas dores nos seios da face.

PROBLEMA Nº 2: DEITADO, GRAVIDADE E PRESSÃO ARTERIAL


Muitos pacientes ficam surpresos ao descobrir o grande papel que a gravidade e a pressão arterial desempenham no agravamento dos problemas nos seios da face.


Enquanto você está sentado e em pé durante o dia, o sangue circula por todo o corpo, com a pressão arterial e as forças da gravidade afetando a facilidade com que o sangue chega à cabeça e aos seios da face. Além disso, enquanto você está na vertical, a gravidade também ajuda os seios da face a drenar naturalmente o esôfago e o estômago.

Quando você se deita, no entanto, seu corpo não precisa lutar tanto para enviar sangue à sua cabeça. O aumento do fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos dos seios da face pode, por sua vez, causar congestão, pressão e dor nos seios da face. Além disso, a gravidade não está mais ajudando a drenar os seios da face, o que aumenta a probabilidade de você ter os mesmos problemas.


Essas circunstâncias noturnas podem afetar pessoas que apresentam pouco ou nenhum sintoma relacionados aos seios da face durante o dia. Se você também está lidando com sinusite, refluxo gastroesofágico (DRGE) ou alergias, essas circunstâncias podem piorar os vasos sanguíneos já inflamados e exacerbar outros problemas relacionados.


QUAL É A MELHOR POSIÇÃO PARA DORMIR COM O NARIZ ENTUPIDO?


A melhor posição para dormir para problemas de drenagem dos seios da face e outros problemas dos seios da face é dormir com a cabeça apoiada. Dormir com a cabeça erguida ajudará a gravidade a drenar naturalmente os seios da face e reduzir a probabilidade de fluxo sanguíneo excessivo que pode criar congestão dos seios da face.


PROBLEMA # 3: INFECÇÃO SINUSAL


Se você tem infecções crônicas nos seios da face que perturbam seu sono, pode ser necessário consultar o otorrinolaringologista para discutir os diferentes tipos de cirurgia dos seios da face. Nós o encorajamos especialmente a perguntar ao seu otorrinolaringologista sobre a sinusectomia.


PROBLEMA Nº 4: GERD


DRGE, abreviação de doença do refluxo gastroesofágico. A DRGE ocorre quando o ácido do estômago é capaz de entrar novamente no esôfago devido a uma válvula esofágica danificada ou danificada.


Esse fenômeno ocorre com mais frequência à noite, quando você está deitado. A DRGE geralmente afeta a parte posterior da garganta, causando tosse, gotejamento pós-nasal e até náuseas. Como a garganta está conectada às passagens dos seios da face, cada vez mais médicos começaram a dar o crédito à DRGE por criar problemas nos seios da face.


REMÉDIOS PARA PROBLEMAS DE SINUSITE RELACIONADOS À DRGE


A maneira mais direta de resolver os problemas de sinusite relacionados à DRGE é reduzir a quantidade de ácido que irrita a garganta. Para fazer isso, evite comer antes de dormir e converse com seu médico gastroenterologista sobre antiácidos e inibidores da bomba de prótons. A perda de peso também pode ajudar a aliviar a DRGE.


PROBLEMA # 5: ALERGIAS


Tal como acontece com as infecções dos seios da face, as alergias podem exacerbar os sintomas relacionados aos seios da face que você experimenta devido aos efeitos da gravidade e da pressão arterial ao deitar-se.


ALIVIANDO ALERGIAS NOTURNAS


A congestão nasal relacionada a alergias à noite pode ocorrer apenas porque seu quarto não está preparado para proteger seu corpo contra alérgenos (animais de estimação podem dormir lá, o filtro de ar ou os lençóis podem precisar ser trocados, etc.). No entanto, você também pode simplesmente precisar tomar um anti-histamínico antes de dormir para ajudar a reduzir o agravamento da inflamação causada por alergias.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."