top of page

Seios da Face

Quais são os seios da face?

seios da face anatomia
Anatomia dos seios da face
tomografia seios da face
Tomografia computadorizada dos seios da face

Os seios da face são espaços ocos no crânio e nos ossos da face ao redor do nariz. Existem quatro pares de seios da face, nomeados de acordo com os ossos em que estão localizados:


  • Os seios maxilares estão localizados em cada lado do nariz, perto dos ossos da bochecha.

  • Os seios frontais estão localizados acima dos olhos, perto da testa.

  • Os seios etmoidais estão localizados em cada lado da ponte do nariz, perto dos olhos. Existem três pequenos pares de seios etmoidais.

  • Os seios esfenoidais estão atrás dos olhos, mais profundamente no crânio.


Esses seios são chamados coletivamente de seios paranasais.


Funções dos seios da face


Os seios da face fazem parte do nariz e do sistema respiratório. Eles se conectam às passagens nasais em uma rede complexa de passagens de fluxo e drenagem de ar.

Conforme você respira pelo nariz e pela boca, ele se move pelas passagens dos seios da face. Também produzem muco que reveste e lubrifica as passagens nasais e os próprios seios da face.

O ar e o muco fluem pelos seios da face e drenam para o nariz, através de minúsculas aberturas chamadas óstios (ou, no singular, óstio).

Pequenos cabelos chamados cílios ajudam o muco a se mover através das cavidades nasais. O muco dos seios da face é drenado para as passagens nasais e desce pela parte de trás da garganta para ser engolido.

O muco drenante ajuda a manter o nariz úmido e filtra a poeira e as bactérias. Os seios da face também:

  • São responsáveis pela ressonância da sua voz enquanto o ar vibra

  • Ajudam a proteger seu rosto em caso de trauma

  • Isolam contra mudanças bruscas de temperatura no nariz

  • Fornecem uma defesa imunológica


Os problemas mais comuns que acometem os seios da face


  • Rinite e rinossinusite, que geralmente estão associadas entre si.


  • A rinossinusite pode ser classificada como rinosinusite aguda se os sintomas durarem menos de 4 semanas, ou como rinossinusite crônicase os sintomas persistirem por mais de 12 semanas.


  • A rinossinusite bacteriana aguda é mais provável se os sintomas persistirem além de 7 a 10 dias e podem levar a complicações como celulite orbital ou abscesso intracraniano.


A rinossinusite crônica pode ser subdividida em:


  • Rinossinusite crônica com pólipos nasais


  • Rinossinusite crônica sem pólipos nasais


  • Rinossinusite fúngica alérgica.


Os pólipos nasais são crescimentos inflamatórios da mucosa do seio paranasal e podem causar sintomas como congestão nasal e anosmia.



Tratamentos para as doenças dos seios da face


As estratégias de gerenciamento para esses problemas de sinusite variam dependendo do tipo e da gravidade da condição.


Para rinossinusite bacteriana aguda, os antibióticos podem ser indicados, enquanto a rinossinusite crônica pode exigir uma combinação de abordagens médicas e cirúrgicas, incluindo o uso de corticosteróides intranasais, irrigação salina e potencialmente cirurgia endoscópica do seio nasal para casos resistentes à terapia médica


É importante controlar fatores predisponentes subjacentes, como rinite alérgica, variantes anatômicas e disfunção mucociliar, para melhorar a ventilação e a função sinusal.


Dor nos seios da face


A dor nos seios da face é um sintoma comum de sinusite. Você tem vários seios da face acima e abaixo dos olhos, bem como atrás do nariz. Qualquer um deles pode doer quando você tem uma infecção sinusal. A inflamação e o inchaço fazem com que os seios da face doam com uma pressão fraca.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia estética e funcional, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo e cirurgias estéticas do nariz como a rinoplastia.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

Comentários


bottom of page