• dradaniellyandrade

Seios da Face

Início > Blog > Seios da Face


Quais são os seios da face?

Os seios da face são espaços ocos no crânio e nos ossos da face ao redor do nariz. Existem quatro pares de seios da face, nomeados de acordo com os ossos em que estão localizados:

  • Os seios maxilares estão localizados em cada lado do nariz, perto dos ossos da bochecha.

  • Os seios frontais estão localizados acima dos olhos, perto da testa.

  • Os seios etmoidais estão localizados em cada lado da ponte do nariz, perto dos olhos. Existem três pequenos pares de seios etmoidais.

  • Os seios esfenoidais estão atrás dos olhos, mais profundamente no crânio.

Esses seios são chamados coletivamente de seios paranasais.


seios da face anatomia
Anatomia dos seios da face
tomografia seios da face
Tomografia computadorizada dos seios da face


Funções dos seios da face

Os seios da face fazem parte do nariz e do sistema respiratório. Eles se conectam às passagens nasais em uma rede complexa de passagens de fluxo e drenagem de ar.

Conforme você respira pelo nariz e pela boca, ele se move pelas passagens dos seios da face. Os seios da face também produzem muco que reveste e lubrifica as passagens nasais e os próprios seios da face.

O ar e o muco fluem pelos seios da face e drenam para o nariz, através de minúsculas aberturas chamadas óstios (ou, no singular, óstio).

Pequenos cabelos chamados cílios ajudam o muco a se mover através das cavidades nasais. O muco dos seios da face é drenado para as passagens nasais e desce pela parte de trás da garganta para ser engolido.

O muco drenante ajuda a manter o nariz úmido e filtra a poeira e as bactérias. Os seios da face também:

  • São responsáveis pela ressonância da sua voz enquanto o ar vibra

  • Ajudam a proteger seu rosto em caso de trauma

  • Isolam contra mudanças bruscas de temperatura no nariz

  • Fornecem uma defesa imunológica

O problema de sinusite mais comum

Qualquer infecção do trato respiratório superior pode se espalhar facilmente para os seios da face. A inflamação e a dor resultantes são chamadas de sinusite. Também é conhecido como rinossinusite.

Seus seios da face podem ser infectados por bactérias, vírus ou ambos.

Você está em maior risco de sinusite se:

As pessoas costumam desenvolver sinusite após um resfriado comum. Se o revestimento dos seios da face ficar bloqueado em um resfriado, o muco fica espesso e pegajoso. Seus seios da face podem não drenar adequadamente e as bactérias podem se acumular no muco. As infecções dos seios maxilares são as mais comuns.


Dor nos seios da face


A dor nos seios da face é um sintoma comum de sinusite. Você tem vários seios da face acima e abaixo dos olhos, bem como atrás do nariz. Qualquer um deles pode doer quando você tem uma infecção sinusal. A inflamação e o inchaço fazem com que os seios da face doam com uma pressão fraca.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo