• dradaniellyandrade

Nariz escorrendo (Coriza): Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Nov 19

Início > Blog > Nariz escorrendo (Coriza): Causas, sintomas e tratamento


nariz escorrendo

Quem não ficou com o nariz escorrendo? Ficar com o nariz pingando ou “escorrendo” no resfriado ou quando você está resfriado, gripe ou alergias é comum. Geralmente não significa que haja uma infecção ou algo sério. Lembre-se de usar boas práticas de higiene para evitar coriza ou problemas semelhantes. Consulte um médico se o seu nariz escorrendo ou o do seu filho parecer incomum.


A secreção nasal é o muco que sai do nariz. Pode ser causado por temperaturas externas mais frias ou por resfriado, gripe ou alergias (rinite alérgica). O tratamento inclui beber muitos líquidos, especialmente água, e descansar o máximo possível. Você pode aliviar os sintomas com lavagem nasal.


O que é um nariz escorrendo?

O nariz escorrendo é o muco escorrendo ou “pingando” pelo nariz. Pode ser causado por temperaturas externas mais frias, resfriado, gripe ou alergias.

“Rinorreia”, um termo frequentemente usado junto com a frase “nariz escorrendo”, é a secreção fina e geralmente clara que você pode ver. Outro termo que você pode ver com frequência é "Rinite ". A rinite é a inflamação dos tecidos nasais.

Quando um vírus do resfriado ou um alérgeno, como pólen ou poeira, entra em seu corpo pela primeira vez, irrita o revestimento do nariz e seios da face (ou bolsas cheias de ar ao redor do rosto) e seu nariz começa a produzir muito muco claro. Esse muco aprisiona as bactérias, vírus ou alérgenos e ajuda a eliminá-los do nariz e dos seios da face.

Como seu nariz funciona para proteger seu corpo?

Seu processo de respiração começa no nariz. O ar entra em seus pulmões pelo nariz. Ajuda a filtrar, umidificar, aquecer ou resfriar o ar que passa por ele, de modo que o ar que chega aos pulmões seja limpo.

Um revestimento especial de mucosa, ou tecido úmido, cobre a área interna do nariz e consiste em muitas glândulas produtoras de muco. À medida que bactérias, alérgenos, poeira ou outras partículas prejudiciais entram no nariz, o muco os aprisiona. O muco contém anticorpos, ou enzimas, que matam bactérias e vírus indesejáveis.

O revestimento da mucosa também inclui cílios, minúsculas estruturas semelhantes a pelos. Os cílios estão em movimento contínuo e movem as partículas nocivas coletadas e o muco em que estão presos, através do nariz, para o fundo da garganta. Em seguida, é engolido e destruído pelo ácido em seu estômago. Muco e partículas também podem ser expelidos ou espirrados.

Quando as temperaturas externas ficam baixas, o ritmo desse processo diminui. Muitas vezes, o muco permanece no nariz e, em seguida, pinga ou escorre.

Porque o muco é uma parte importante do sistema das vias aéreas?

O muco é necessário para manter as vias aéreas úmidas e funcionando corretamente. O muco não apenas impede que as partículas nocivas entrem nos pulmões, mas também contém anticorpos que ajudam a destruir as bactérias. Se muito muco é produzido, seu corpo quer se livrar dele, levando à tosse e cuspindo o muco extra e soprando-o pelo nariz.


Por que um nariz escorrendo? O que causa o nariz escorrendo?

O nariz escorrendo pode ter uma ou mais causas. As possíveis causas incluem:

  • Alergias (rinite alérgica).

  • Temperaturas frias.

  • Resfriado comum.

  • Gripe.

  • Rinite gustativa, uma forma de rinite não alérgica que causa coriza quando você ingere certos alimentos.

Que outros sintomas podem surgir com o nariz escorrendo?

O gotejamento pós-nasal é um efeito colateral do excesso de muco. Ocorre quando o muco desce pela parte de trás da garganta sendo engolido, o que pode causar tosse ou dor de garganta.

Às vezes, um nariz escorrendo e um nariz congestionado ou entupido são vistos juntos. A congestão nasal ocorre quando os tecidos que revestem o nariz ficam inchados e dificultam a respiração. O inchaço é devido a vasos sanguíneos inflamados. O muco pode começar a escorrer pelo nariz.

O nariz escorrendo devido a um resfriado ou gripe pode ser acompanhado de fadiga, dor de garganta, tosse, pressão facial e, às vezes, febre.

O nariz escorrendo devido a alergias pode ser acompanhado por espirros e coceira nos olhos lacrimejantes.

O nariz escorrendo pode causar dor de garganta?

Sim. Se o excesso de muco descer pela garganta (gotejamento pós-nasal), pode causar tosse ou dor de garganta.

O nariz escorrendo pode causar infecção no ouvido?

A rinite, a inflamação dos tecidos nasais, às vezes pode ter complicações, incluindo uma infecção do ouvido médio.

O nariz escorrendo é contagioso?

O nariz escorrendo em si não é contagioso, mas costuma ser o sintoma de uma doença como o resfriado comum ou gripe, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa.


Como faço para parar o nariz escorrendo?

Seu nariz escorrendo provavelmente irá parar por conta própria. Geralmente, não precisa de tratamento. Mas, existem exceções, se seu nariz escorrendo for crônico você deve procurar um otorrinolaringologista.

Qual medico trata nariz escorrendo?

Se o tratamento for necessário, e ficar claro que o nariz escorrendo é um sintoma de uma doença mais séria, você deve procurar um otorrinolaringologista especialista em nariz.

Quando devo procurar um otorrinolaringologista para tratar o nariz escorrendo?

O nariz escorrendo normalmente desaparece por conta própria. No entanto, você deve consultar um otorrino se:

  • Os sintomas continuam por mais de 10 dias e não há melhora.

  • Os sintomas são graves ou incomuns.

  • A drenagem do nariz vem de apenas um lado e é verde, com sangue ou com cheiro desagradável, ou se você tiver outros motivos para acreditar que pode haver um objeto estranho preso em seu nariz.

O seu médico irá realizar um exame físico para se certificar de que o nariz escorrendo não é um sintoma de uma doença mais grave.

Como faço para me livrar do meu nariz escorrendo? Que medicamentos devo experimentar?

Não tome medicamentos por conta própria, procure um otorrinolaringologista para orientar seu tratamento, nariz escorrendo pode ser sintoma de doenças mais graves.


Medicamentos controlados, como antibióticos, não são necessários para tratar o nariz escorrendo, que geralmente melhora por conta própria. Às vezes, um descongestionante de venda livre pode ajudar os adultos, mas pode não ser apropriado se você tiver certas condições ou tomar outros medicamentos. Verifique com seu otorrino quais medicamentos sem receita são apropriados para você.

Normalmente, o melhor tratamento para nariz escorrendo inclui:

  • Descanso.

  • Beba muitos líquidos, principalmente água.

  • Faça lavagem nasal para ajudar a aliviar os sintomas. Limite o uso de sprays nasais descongestionantes a não mais do que alguns dias, conforme as instruções nos rótulos das embalagens.

A menos que seja recomendado pelo seu médico, não use remédios para resfriado sem orientação do otorrino.

Qual tratamento é recomendado para nariz escorrendo devido a uma rinite alérgica?

  • Fique em casa quando a contagem de pólen estiver alta, geralmente de manhã cedo e em dias de vento.

  • Mantenha as janelas fechadas durante a temporada de alergia e use o ar-condicionado sempre que possível.

  • Use uma máscara contra poeira se trabalhar ao ar livre. Troque de roupa e tome um banho imediatamente após entrar em casa.

  • Evite o contato com cães e gatos se você for sensível a pelos de animais.

Além disso, existem muitos medicamentos de venda livre seguros e eficazes para ajudar a controlar os sintomas de alergia, como sprays nasais de esteroides e anti-histamínicos orais. Se os sintomas forem graves, seu otorrino pode recomendar medicamentos prescritos ou encaminhá-lo a um alergista para teste e terapia direcionada.


Mais informações:

O nariz escorrendo pode ser evitado?

Praticar uma boa higiene é importante e muitas vezes pode ajudar a impedir a propagação de germes. O nariz escorrendo é um sintoma de algumas doenças contagiosas. Aqui estão algumas dicas simples para impedir a propagação de tais germes:

  • Lave as mãos com frequência.

  • Jogue fora os lenços de papel usados ​​após assoar ou limpar o nariz.

  • Mantenha-se afastado de quem tem constipações ou infecções.

  • Alimente-se de maneira saudável e faça exercícios regularmente para ajudar a estimular o sistema imunológico.

  • Tussa e espirre na parte interna do cotovelo, não na mão.

  • Limpe e desinfete superfícies comuns como mesas e balcões, brinquedos, maçanetas e louças sanitárias.

Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo