• dradaniellyandrade

Síndrome do nariz vazio

Início > Blog > Síndrome do nariz vazio


O que é a Síndrome do Nariz Vazio?


A síndrome do nariz vazio é uma condição muito desagradável caracterizada por um nariz seco e aberto que escorre e parece bloqueado. Os pacientes reclamam amargamente de obstrução nasal, enquanto o médico insiste que ela está aberta. O nariz parece seco e com crostas ao exame, mas drena constantemente. Normalmente, os cornetos inferiores são pequenos, atróficos ou ausentes cirurgicamente. A síndrome do nariz vazio é mais comum em pessoas que fizeram cirurgia nasal, como turbinectomia.


O que são os cornetos nasais?


Os cornetos ou conchas nasais são estruturas vasculares macias dentro do nariz que aquecem e umedecem o ar antes que ele alcance os pulmões. Os cornetos saudáveis ​​incham quando o ouvido está frio e secretam mais água quando o ar está seco.


O que causa a síndrome do nariz vazio?


Os cornetos encolherão se o ar estiver quente e secretarão menos muco se o ar estiver úmido. A imagem abaixo mostra um nariz com cornetos saudáveis. Eles aparecem como estruturas cinzentas e encaracoladas em ambos os lados da linha média do septo nasal.


tomografia cornetos nasais normais
Tomografia Cornetos Nasais

Se as conchas inferiores são removidas cirurgicamente, o ar flui livremente pelas passagens nasais cavernosas, evaporando o muco da área de superfície limitada. A mucosa nasal sente o ar frio e seco e tenta inchar e secretar mais muco. Se os cornetos estiverem ausentes ou não estiverem funcionando, eles nunca atingirão o objetivo de aquecer e umidificar o ar.


O tecido nasal remanescente continua a inchar e a secretar cada vez mais fluido até começar a gotejar e drenar. O paciente tem a percepção de um inchaço, que ele descreve como congestão nasal, embora o ar esteja se movendo. O muco eventualmente escorre do nariz e drena para a garganta, embora a cavidade nasal esteja seca e com crostas.


A imagem do paciente mostrado abaixo foi submetida a septoplastia com ressecção agressiva de concha na década de 1980. Esse era um procedimento popular na época, mas foi abandonado na década de 1990 devido à alta incidência da síndrome do nariz vazio. Os cornetos inferiores estão ausentes e os médios estão inchados, contribuindo para um nariz bem aberto e seco, que se sente entupido e goteja constantemente.



O envelhecimento é uma causa natural da Síndrome do Nariz Vazio. Se os cornetos começarem a perder volume ou se as glândulas mucosas secretarem mal, o nariz novamente ficará seco e gotejante, como se os cornetos tivessem sido aparados cirurgicamente. Isso é chamado de "rinite atrófica".


Qual o tratamento para síndrome do nariz vazio?


O tratamento da síndrome do nariz vazio é difícil, porque o tecido ausente não é facilmente substituído. Lavagem nasal com água salgada (soro fisiológico) e vaselina podem ajudar a proteger o revestimento interno do nariz de secar, enquanto sprays nasais de esteroides podem reduzir o inchaço em outras partes do nariz. Às vezes, um agente secante como o spray nasal de brometo de ipratrópio pode reduzir o gotejamento excessivo.


As conchas nasais podem ser hipertróficas no lado oposto ao desvio do septo nasal ou podem ser tão grandes que bloqueiam a drenagem ou o acesso cirúrgico aos seios da face. Se as reduções de cornetos forem necessárias com septoplastia ou cirurgia do seio nasal, a cirurgia deve ser o mais conservadora possível para reduzir o risco de nariz vazio. O otorrinolaringologista também deve tentar tratamento clínico antes de reduzir cirurgicamente os cornetos hipertróficos.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade e como ela pode te ajudar?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica clínica e cirurgião otorrinolaringologista em Belo Horizonte, especialista em rinologia, subespecialidade da otorrinolaringologia que se dedica à anatomia, fisiologia e doenças do nariz e dos seios paranasais. Rinologistas são otorrinolaringologistas superespecialistas no tratamento médico e cirúrgico de doenças nasais e sinusais.

Agende sua consulta:

Agendamento Online ➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre este assunto e outros assuntos ligados a rinologia estética e funcional, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo