top of page

Sinusite Bacteriana: Causas, Sintomas e Tratamento

Início > Blog > Sinusite Bacteriana: Causas, Sintomas e Tratamento


Sinusite Bacteriana: Causas, Sintomas e Tratamento

A sinusite bacteriana é uma forma comum de sinusite que pode ser causada pela proliferação de bactérias nas cavidades nasais e nos seios paranasais. Os sintomas incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. O diagnóstico é baseado na presença de sintomas de sinusite que duram mais de 10 dias e não melhoram com o tratamento em casa, enquanto o tratamento inclui o uso de antibióticos para eliminar a infecção bacteriana subjacente, além de descongestionantes, corticosteroides nasais, analgésicos e lavagens nasais. A cirurgia pode ser necessária em casos graves ou recorrentes.


Causas da sinusite bacteriana:

A sinusite bacteriana é causada pela proliferação de bactérias nas cavidades nasais e nos seios paranasais, geralmente após uma infecção viral. As bactérias mais comumente envolvidas incluem Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis.


Sintomas da sinusite bacteriana:

Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite viral, mas geralmente duram mais tempo e são mais graves.


Diagnóstico da sinusite bacteriana:

O diagnóstico da sinusite bacteriana é baseado na presença de sintomas de sinusite que duram mais de 10 dias e não melhoram com o tratamento em casa. O médico pode realizar um exame físico e avaliar a presença de sintomas, como inchaço e sensibilidade nos seios paranasais. A tomografia computadorizada dos seios paranasais pode ser realizada em casos graves para avaliar a presença de inflamação e/ou complicações.


Tratamento da sinusite bacteriana:

O tratamento da sinusite bacteriana inclui o uso de antibióticos para eliminar a infecção bacteriana subjacente. Os antibióticos mais comumente prescritos incluem amoxicilina, doxiciclina, trimetoprim-sulfametoxazol e cefalosporinas de primeira linha. Além disso, pode ser necessário o uso de descongestionantes, corticosteroides nasais, analgésicos e lavagens nasais. A cirurgia pode ser necessária em casos graves ou recorrentes.

 

Quando devo procurar um otorrino devido aos sintomas de sinusite?


É recomendado que um otorrinolaringologista seja consultado quando os sintomas de sinusite duram mais de 10 dias ou se piorarem após 5 a 7 dias de tratamento em casa. Além disso, é importante procurar atendimento médico imediato se os sintomas incluírem febre alta, dor de cabeça grave, inchaço facial ou problemas de visão, pois isso pode indicar uma complicação mais grave da sinusite. O otorrinolaringologista poderá realizar um exame físico, avaliar os sintomas e prescrever o tratamento adequado.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comments


bottom of page