• dradaniellyandrade

Válvula nasal: Anatomia, alterações, colapso, insuficiência e cirurgia

Atualizado: Nov 19

Início > Blog > Válvula nasal: Anatomia, alterações, colapso, insuficiência e cirurgia


Quais são as válvulas nasais?


“Válvulas nasais” são áreas do nariz que são estreitas e causam dificuldades respiratórias. Existem 2 válvulas nasais, uma válvula nasal “interna” e uma “externa”. A válvula nasal externa é a “narina” do nariz e é composta pela asa, a área carnuda arredondada nas laterais do nariz. A asa é sustentada por cartilagens localizadas na ponta do nariz. A válvula interna está localizada dentro do nariz e é a área entre o septo nasal e a porção inferior da cartilagem lateral superior, que são cartilagens localizadas nas laterais do nariz.


O que é um colapso da válvula nasal ou insuficiência da válvula nasal?


Existem muitas razões para um nariz ficar congestionado e bloqueado. Isso inclui desvio de septo, aumento dos tecidos naturais do nariz (também conhecido como hipertrofia dos cornetos), pólipos nasais e / ou alergias. Outra razão é a falta de apoio em ambos os lados do nariz quando você respira para dentro. As “válvulas” devem ser fortes e resistir ao fluxo de ar ao inspirar. Cartilagens fracas podem fazer com que uma ou ambas as válvulas do nariz colapsem para dentro, causando bloqueios e congestão nasal. Às vezes, os bloqueios podem ser uma combinação de todos os problemas mencionados acima. Uma avaliação completa por um otorrinolaringologista é necessária para determinar a causa do bloqueio e as melhores opções de tratamento para o colapso da válvula nasal.


Qual é a aparência do colapso da válvula?


O colapso da válvula externa é aparente quando você respira para dentro e a narina em um ou ambos os lados se fecha parcial ou completamente. O colapso da válvula interna pode ser menos aparente do lado de fora, mas a parte superior do meio do nariz em ambos os lados pode estreitar significativamente ao inspirar. Além disso, do lado de fora do nariz, você pode ver um triângulo de cabeça para baixo sob os ossos nasais, que é uma área de descolamento da cartilagem superior. Isso é chamado de “deformidade em V invertido” e é mais comum após a remoção de um inchaço ou cirurgia nasal agressiva.



O que causa o colapso da válvula nasal externa?


Fraqueza ou orientação para cima das cartilagens na ponta do nariz pode fazer com que as válvulas externas se estreitem com a inspiração. Se você já fez uma rinoplastia anterior, as cartilagens laterais inferiores podem ter sido parcialmente removidas, o que também enfraquece as válvulas externas. Por isso o otorrinolaringologista é o médico mais recomendado para realizar rinoplastias, pois é o profissional que foi treinado para além de realizar cirurgias estéticas, também se preocupar com a funcionalidade do nariz. O alargamento da pele e da cartilagem entre as narinas ou um septo que você vê desviado para uma das narinas contribuirá para o estreitamento da válvula externa.


O que causa o colapso da válvula nasal interna?


Para as válvulas internas, as cartilagens laterais superiores podem ser fracas ou muito estreitas, causando colapso ao respirar para dentro. A remoção de uma saliência pode fazer com que as cartilagens laterais superiores se desconectem do septo da linha média e caiam contra o septo nasal. Se o septo na área da válvula interna desviar em direção à válvula, isso também causará estreitamento da válvula.


Preparação para uma cirurgia de válvula nasal


Você se encontrará com a Dra. Danielly Solar Andrade, onde ela geralmente passa uma hora examinando tudo relacionado à sua cirurgia. Ela avaliará e se certificará de que pode ajustar especificamente um plano de atendimento personalizado para suas necessidades exatas. Durante a consulta, ela determinará a natureza exata de suas queixas e as causas exatas. Ele pode prescrever medicamentos que ajudarão em suas queixas. Assim que um plano personalizado for feito, a Dra. Danielly e sua equipe irão guiá-lo por todas as informações necessárias para garantir que sua cirurgia ocorra sem problemas. Cuidamos dos detalhes para que você tenha a experiência mais agradável possível.


O Dra. Danielly considera que tratar seus pacientes é nada menos que um privilégio e uma honra e gosta de dedicar seu tempo para conhecer seus pacientes e compreender plenamente seus problemas.


Os medicamentos consertarão o colapso da válvula nasal?


Os medicamentos às vezes ajudam. Esteroides nasais podem diminuir ligeiramente o inchaço dentro do nariz e apenas 1 milímetro de espaço adicional para respirar pode ser incrível. Da mesma forma, as lavagens nasais com soro fisiológico às vezes podem deixar o nariz mais aberto, pois remove o muco e limpa a parte interna do nariz. Se você tem alergias, os anti-histamínicos diminuirão o inchaço do tecido. Os descongestionantes reduzem o inchaço do nariz. Se os medicamentos de venda livre e prescritos não funcionarem, você pode precisar de uma cirurgia de válvula nasal para melhorar sua respiração.


O que é cirurgia da válvula nasal externa?


A cirurgia de válvula externa envolve o fortalecimento da cartilagem e dos lados carnudos da narina com a cartilagem. Essa cartilagem pode ser de seu próprio septo, de sua própria costela, orelhas ou colhida de um doador de órgãos. Usando uma cirurgia nasal aberta ou fechada, a cartilagem é remodelada e reforçada para impedir o colapso das válvulas externas.


O que é cirurgia da válvula nasal interna?


A cartilagem pode ser colocada por meio de uma cirurgia nasal aberta ou fechada nas áreas entre o septo da linha média e as cartilagens laterais superiores para manter as cartilagens laterais superiores longe do septo. Isso aumenta a área das válvulas internas e, como discutimos acima, mesmo um milímetro de melhoria na área da válvula pode melhorar sua respiração.


Existem maneiras adicionais de consertar as válvulas nasais?

Se sua ponta estiver caindo, a cirurgia para levantá-la pode abrir as válvulas interna e externa. Endireitar o septo ou estreitar a pele e a cartilagem entre o nariz pode aumentar a área do fluxo de ar e melhorar também a função da válvula nasal.


E se minhas válvulas externas e internas estiverem em colapso?


Você pode reparar as válvulas externa e interna em um ou ambos os lados ao mesmo tempo. Na verdade, você também pode fazer septoplastia, cirurgia de sinusite e rinoplastia durante a mesma cirurgia. O Dra. Danielly Solar Andrade é uma cirurgiã especialista em todos os procedimentos acima e trabalhará com você para planejar o procedimento certo para que você respire melhor.


Recuperação da cirurgia de colapso da valvula nasal


Dependendo da sua cirurgia, normalmente recomenda-se tirar um mínimo de 3 dias de folga antes de retornar ao trabalho. Também desencorajamos nossos pacientes de qualquer trabalho pesado. Se você usa óculos, pode ser necessário fazer algumas alterações, se aplicável. Analgésicos, pomadas, sprays nasais, tudo para ajudar a maximizar seus resultados podem ser prescritos.


Quais são os riscos associados a cirurgia de colpaso da valvula nasal?

  • Anestesia: Dependendo do tipo de anestesia administrada, os pacientes podem ter uma reação. Isso é extremamente raro e é importante discutir seu risco pessoal com seu anestesiologista.

  • Infecção: Em raras circunstâncias, os pacientes podem desenvolver uma infecção após procedimentos com válvula nasal. Geralmente, são tratados com antibióticos no intra e pós-operatório.

  • Sangramento: embora raro, os pacientes podem apresentar episódios de sangramento após cirurgia nasal. Seu cirurgião provavelmente pedirá exames de sangue para se certificar de que você está saudável o suficiente para se submeter ao procedimento. Seu cirurgião também deve revisar todos os medicamentos e suplementos que você toma para minimizar o risco de sangramento.

  • Necessidade de cirurgias secundárias e de revisão: Dependendo da complexidade da cirurgia, às vezes várias cirurgias são necessárias para garantir os melhores resultados estéticos e funcionais.

  • Cicatrizes e cicatrização deficiente de feridas: alguns pacientes com condições médicas subjacentes ou mais propensos a cicatrização e cicatrização inadequada de feridas . É importante compreender esses riscos antes de embarcar em uma estratégia de tratamento.

  • Reações locais: às vezes você pode sentir reações locais às pomadas, suturas, material de esparadrapo e tampão nasal usados ​​durante a cirurgia e no pós-operatório. Isso raramente é visto, mas pode ocorrer. Se você tem alguma alergia a certos materiais ou adesivos, converse com seu cirurgião.

  • Mudanças na sensação nasal: os pacientes podem ter sensações alteradas no nariz (dor ou dormência). Isso é extremamente raro e, se ocorrer, na maioria das vezes é temporário.

  • Obstrução persistente ou recorrente das vias aéreas nasais: embora o objetivo da cirurgia seja melhorar a respiração, às vezes os pacientes podem desenvolver problemas persistentes ou recorrentes das vias aéreas. Isso é raro, mas muitas vezes se deve à má cicatrização ou cicatrização de feridas (veja acima). Isso pode exigir cirurgias secundárias para otimizar os resultados.

  • Necessidade contínua de terapias médicas: Se você tiver queixas respiratórias relacionadas a causas médicas (por exemplo, alergias), então você pode continuar a necessitar de terapias nasais médicas (por exemplo, esteróides nasais e sprays).

  • Perfuração do septo nasal: pode ocorrer um orifício no septo. Muitas vezes, isso não causa problemas. Outras vezes, porém, podem causar crostas, sangramento e dificuldades respiratórias. Isso requer cirurgias secundárias para reparo.

O convênio médico cobre cirurgia da válvula nasal?


Sim! Por ser considerada uma “cirurgia funcional” que irá melhorar sua qualidade de vida, a maioria dos seguros e convênios arcará com parte ou a totalidade dos custos de cirurgia, anestesia e internação. Cuidaremos da papelada e do trato com sua seguradora ou plano de saúde e informaremos a você o que está acontecendo. Obviamente, a cirurgia estética raramente ou nunca é paga pelo seguro. Dr. Mourad é certificado em cirurgia plástica facial e otorrinolaringologia e um cirurgião nasal especialista. Se você acha que tem colapso da válvula nasal, sinta-se à vontade para ligar para nosso escritório.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo