top of page
  • Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Diferença entre: Rinoplastia, Rinosseptoplastia, Rinoplastia Funcional e Septoplastia

Atualizado: há 2 dias

Rinoplastia é uma cirurgia estética que visa alterar a forma do nariz para melhorar a aparência facial. Rinosseptoplastia, ou rinoplastia funcional, combina aspectos estéticos e funcionais, corrigindo problemas respiratórios e ajustando a aparência do nariz. Rinoplastia Funcional é outro termo para rinosseptoplastia. Septoplastia é uma cirurgia funcional que corrige o desvio do septo nasal, melhorando a função respiratória sem alterar a aparência externa do nariz.



Rinoplastia é uma cirurgia estética que tem como principal objetivo alterar a forma do nariz para melhorar a aparência facial. Esse procedimento pode ajustar o tamanho, a forma e as proporções do nariz para criar um equilíbrio mais harmonioso com os outros traços faciais. As principais razões pelas quais as pessoas optam pela rinoplastia incluem:



É possível ter um nariz esteticamente reto após a rinoplastia, mesmo com desvio de septo. A rinoplastia tem objetivo único na aparência externa do nariz, enquanto o desvio de septo é um problema interno na estrutura que divide as narinas. Corrigir o desvio de septo exige um procedimento diferente, a septoplastia, que pode ser feito junto a rinoplastia. Quando a rinoplastia é realizada junto com a septoplastia é chamado de rinosseptoplastia ou rinoplastia funcional.



Septoplastia é uma cirurgia funcional destinada a corrigir o desvio do septo nasal, que é a parede fina de osso e cartilagem que divide as duas narinas. Quando o septo está deslocado da linha central ou desviado, pode causar dificuldades respiratórias, sinusites recorrentes e outros problemas. A septoplastia visa:


  • Melhorar o fluxo de ar pelas narinas

  • Reduzir a obstrução nasal

  • Diminuir sintomas de sinusite e apneia do sono

Ao contrário da rinoplastia, a septoplastia não altera a aparência externa do nariz; seu foco é exclusivamente melhorar a função nasal.


Rinosseptoplastia (ou Rinoplastia Funcional)


Rinosseptoplastia (também conhecida como Rinoplastia funcional e Rinosseptoplastia funcional) combina aspectos estéticos e funcionais. Esse procedimento é indicado para pessoas que têm problemas respiratórios e também desejam alterar a aparência do nariz. A rinoplastia funcional pode incluir a correção de um desvio de septo (como na septoplastia) juntamente com mudanças na forma do nariz (como na rinoplastia).


Os objetivos principais são:

  • Melhorar a função respiratória

  • Ajustar a aparência do nariz para um resultado mais harmonioso


Essa cirurgia é uma solução completa para pacientes que têm tanto preocupações funcionais quanto estéticas.


Imagem antes e depois da cirurgia de desvio de septo mostrando mudanças no nariz
Antes e depois de Paciente que fez somente a Septoplastia, note que a as narinas permanecem assimétricas após o procedimento.
Resultado da septoplastia: mudança na aparência do nariz
Antes e depois de Paciente que fez Septoplastia e Rinoplastia
 

Dra. Danielly Andrade


Médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte - MG, formada pela UFMG em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL e AMB.

Especialista em cirurgia estética e funcional do nariz


Médica do corpo cirúrgico do hospital Mater Dei.


Professora de residência médica em otorrinolaringologia na área de Rinologia Estética e Funcional.

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page