• dradaniellyandrade

O que significa a cor do seu catarro?

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > O que significa a cor do seu catarro?


cor catarro

Muco, expectoração, catarro — tem muitos nomes, mas aquele fluido colorido que escorre do seu nariz tem realmente um propósito?


Por definição, o catarro é um subproduto da inflamação nos seios da face e nos pulmões. Seu corpo está respondendo a algum tipo de irritação e está criando o catarro para combater o problema. Pode estar relacionado a uma infecção bacteriana como bronquite, sinusite ou pneumonia. Pode ser uma infecção viral, como sua infecção respiratória superior comum. Pode ser produzido por pessoas com doença pulmonar crônica, como DPOC, fibrose cística ou bronquiectasia. Faz parte das alergias ambientais e da asma também.


Só porque você tem uma tosse produtiva com catarro ou nariz escorrendo, isso realmente não dá um diagnóstico específico, mas é uma pista para identificar o problema de saúde que o aflige.


Catarro amarelo / verde


O catarro verde amarelado provavelmente está relacionado a uma infecção. O tipo de infecção não pode ser identificado pela própria cor.

O primeiro passo seria consultar seu otorrinolaringologista. Eles farão perguntas como há quanto tempo você está doente, há alguém doente em sua casa ou no trabalho, você teve febre, calafrios, dores musculares ou dores. Essas perguntas ajudarão seu médico a determinar se você precisa de antibióticos ou se é algo que eles podem observar por mais tempo e ver se você consegue sobreviver sem antibióticos.


Catarro rosado, vermelho ou sangrento


Se estiver tossindo com catarro vermelho, rosado ou com sangue, você deve ser examinado pelo seu médico. Em alguns casos, pode estar relacionado a uma infecção ou câncer. Se você é fumante e está tossindo sangue, é preocupante. Seu médico pode obter um histórico de saúde mais detalhado e solicitar uma radiografia de tórax antes de fazer o diagnóstico.


Catarro Branco


Alergias, asma e frequentemente infecções virais causam catarro branco ou catarro sem muita cor. Depende muito. Se estiver associado a condições inflamatórias subjacentes, como asma ou DPOC, pode indicar que seu problema subjacente não está tão controlado quanto deveria e pode ser necessário aumentar o controle de sua doença crônica. Se estiver relacionado a uma infecção viral do trato respiratório superior, você provavelmente pode esperar. Se for rinite alérgica, você deve consultar seu otorrinolaringologista.

Catarro preto ou Cinza


Temos a tendência de ver carvão ou catarro com aparência de fuligem em pessoas que trabalham em carvoarias e fábricas ou são fumantes inveterados.


Se você trabalha em uma fábrica onde há uma tonelada de fumaça e não usa máscara, você está inalando tudo isso e está causando uma reação inflamatória nas vias respiratórias que produz catarro. Os irritantes se misturam ao catarro e, quando você tosse, ele sai.


A mesma coisa com o tabagismo — às vezes vemos pacientes que fumam de dois a três maços por dia com uma tosse produtiva. Muitas vezes, eles têm um pouco de cinza ou uma coloração esfumaçada no catarro por causa do fumo.

Se você tiver sintomas de infecção, daremos a você antibióticos e alguns esteróides em certos casos para diminuir a inflamação. Se estiver simplesmente relacionado à exposição ocupacional, como você trabalha em um ambiente enfumaçado ou em uma construção e não está sendo cuidadoso com o uso de máscaras, diremos que você deve ser mais cuidadoso ao praticar a segurança ocupacional, usando o equipamento de proteção individual adequado.

Catarro Castanho


Às vezes, as pessoas com doença pulmonar crônica realmente significativa podem tossir uma catarro de aparência acastanhada ou realmente tenaz que é um pouco mais rara do que as cores tradicionais. Fleuma tenaz, realmente marrom-escura, é observada em pacientes com fibrose cística ou bronquiectasia, que é uma doença pulmonar crônica. O catarro é marrom por causa do sangue e da intensa inflamação crônica que acompanha o estado de doença crônica. As bactérias se acampam dentro dos pulmões e causam mudanças muito graduais na consistência e na aparência do catarro.

Se você tem doença pulmonar crônica, pode estar acostumado a ver catarro marrom. Nessas situações que chamamos de exacerbação aguda da fibrose cística subjacente ou bronquiectasia, você pode precisar de antibióticos. Se você tiver bactérias realmente resistentes crescendo em seus pulmões, pode precisar de antibióticos intravenosos ou um regime agressivo para manter as coisas sob controle.


Quanto tempo durará o catarro?


A duração do catarro em seu sistema depende da causa.

  • Para infecções bacterianas, mesmo sem antibióticos, pode ser autolimitada e desaparecerá em 10 a 14 dias.

  • As infecções virais podem durar um pouco mais, às vezes até três semanas, dependendo da estação.

  • Condições inflamatórias como asma e DPOC geralmente não melhoram necessariamente, a menos que a doença seja tratada de forma mais agressiva.

Lembre-se de que seu corpo está fazendo seu trabalho quando o catarro está sendo produzido. Mostra que se trata de algum tipo de ataque, seja uma infecção, uma alergia ou um irritante que está em seus pulmões ou seios da face - é assim que seu corpo luta contra esses ataques.


Quando devo procurar o médica por causa do catarro?


Chame seu médico se sua tosse (ou tosse de seu filho) não desaparecer após algumas semanas ou se também envolver algum destes: Tosse com catarro espesso, amarelo-esverdeado. Chiado. Sentindo febre.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo