Esporão ósseo nasal: Causas, Sintomas e Tratamento

Início > Blog > Esporão ósseo nasal: Causas, Sintomas e Tratamento

Esporão Ósseo Nasal
Esporão ósseo nasal

O septo é composto em parte por cartilagem e em parte por osso. Às vezes, um pedaço extra de osso crescerá do septo e criará um esporão. Muitas vezes além da obstrução nasal o esporão ósseo é a causa de dores de cabeça inexplicáveis, sendo o tratamento na maioria dos casos cirúrgico.

O que é o esporão ósseo do nariz?


O esporão ósseo é um crescimento ósseo anormal que pode se desenvolver na superfície dos ossos. Normalmente, os esporões ósseos não são dolorosos por si só, mas podem causar dor quando esfregam contra os nervos e pressionam o tecido circundante


Esporões ósseos podem se desenvolver na superfície de qualquer osso.


O septo é composto em parte por cartilagem e em parte por osso. Às vezes, um pedaço extra de osso crescerá do septo e criará um esporão, por isso é muito comum o esporão ósseo estar associado a um desvio de septo. Geralmente são vistos na parte posterior do desvio do septo nasal.





Desvio de septo com esporão ósseo
Desvio de septo com esporão ósseo

Quais são as causas do esporão ósseo do nariz? (Etiologia)


Os esporões ósseos do nariz são causados ​​principalmente por estresse repetitivo nos ossos do nariz O excesso de formação óssea ocorre como resultado da resposta do corpo à pressão anormal na área afetada do osso Em outras palavras, os esporões ósseos são causados ​​como parte de um processo reativo a uma lesão óssea.


Os esporões do nariz podem ocorrer em indivíduos de todas as idades, raças, grupos étnicos e gêneros.


Esporões ósseos do nariz é uma condição que não pode ser evitada na maioria dos indivíduos. No entanto, em alguns casos, seguir certas diretrizes pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver esporões ósseos.


Quais são os fatores de risco para esporão ósseo do nariz? (Fatores predisponentes)


Os fatores de risco comuns para esporões ósseos do nariz incluem:

  • Idade avançada

  • Participação em esportes de alto impacto

  • Excesso de peso corporal associado à obesidade

  • Dieta não saudável

  • Doença articular degenerativa, como osteoartrite

  • Predisposição hereditária; uma história familiar de esporões ósseos

É importante notar que ter um fator de risco não significa que uma pessoa terá a condição. Um fator de risco aumenta as chances de desenvolver uma condição em comparação com um indivíduo sem os fatores de risco. Alguns fatores de risco são mais importantes que outros.


Além disso, não ter um fator de risco não significa que um indivíduo não terá a condição. É sempre importante discutir o efeito dos fatores de risco com seu médico.


Quais são os sinais e sintomas do esporão ósseo do nariz?


Em alguns indivíduos, os esporões ósseos não são dolorosos por si mesmos e não causam sinais ou sintomas significativos. No entanto, em alguns, certos sintomas podem se desenvolver dependendo da gravidade da condição. É muito comum o desvio septo nasal com esporão ósseo.


Os sinais e sintomas de esporões ósseos do nariz incluem:

  • Dor aguda e dores de cabeça; isso pode ocorrer em mulheres durante a menstruação ou gravidez

  • O aparecimento de uma massa óssea sob a pele do nariz

  • Obstrução nasal e congestão nasal

  • Nariz coçando

  • Dificuldade ao respirar

  • Rinite

  • Se os nervos ao redor do esporão ósseo forem comprimidos, os músculos afetados podem mostrar fraqueza

Como é diagnosticado o esporão ósseo do nariz?


Muitas condições clínicas podem ter sinais e sintomas semelhantes. O otorrinolaringologista pode realizar exames adicionais para descartar outras condições clínicas para chegar a um diagnóstico definitivo.


Os esporões ósseas do nariz podem ser diagnosticadas pelas seguintes observações e testes:

  • Um exame físico completo com avaliação completa do histórico médico

  • Fibronasolaringoscopia: é o exame que avalia a extensão da cavidade nasal até a laringe. É realizado através de um aparelho com uma fibra ótica que é passado pelo nariz.

  • Tomografia computadorizada (TC) da região da cabeça e pescoço: Uma tomografia computadorizada tira uma série de imagens de raios-X de vários ângulos diferentes. Essas imagens são então mescladas para criar imagens transversais de ossos e tecidos moles com o corpo

  • Ressonância magnética (RM) da região da cabeça e pescoço: uma ressonância magnética é uma varredura mais detalhada que usa ondas de rádio e um campo magnético que gera imagens completas do interior dos ossos e tecidos moles




A fibronasolaringoscopia revela uma deformidade do septo nasal com esporão pontiagudo na cavidade nasal esquerda (indicado pela seta). A: Corneto médio. B: Corneto inferior.
A fibronasolaringoscopia revela uma deformidade do septo nasal com esporão pontiagudo na cavidade nasal esquerda (indicado pela seta). A: Corneto médio. B: Corneto inferior.

Quais são as possíveis complicações do esporão ósseo do nariz?


As possíveis complicações de esporões ósseos do nariz incluem:

  • Sem tratamento, em alguns indivíduos, os esporões ósseos podem causar dor intensa e incontrolável, colidindo com as estruturas circundantes, como os tendões e os nervos

  • Danos permanentes aos nervos do nariz

  • Septo nasal desviado: Quando a parede entre as duas narinas não é reta (ou está desviada)


Como é tratado o esporão ósseo do nariz?


Os métodos para o tratamento de esporões ósseos do nariz dependem da gravidade dos sinais e sintomas. Os métodos conservadores para indivíduos com dor leve a moderada podem incluir:

  • Descanso: Qualquer atividade que agrave ainda mais a condição deve ser evitada. O profissional de saúde pode aconselhar os indivíduos a se absterem de participar de certas atividades, até que os sintomas melhorem

  • Medicamentos para ajudar a diminuir a dor e o inchaço para esporões ósseos do nariz:


Se os tratamentos conservadores não forem bem-sucedidos, a cirurgia será recomendada


Tratamento cirúrgico para desvio de septo com esporão ósseo


  1. Remoção endoscópica do esporão ósseo: Este procedimento envolve a remoção cirúrgica de qualquer crescimento ósseo anormal no nariz.

  2. Septoplastia endoscópica: Como o esporão muitas vezes está associado ao desvio de septo, este procedimento envolve a remoção cirúrgica do esporão ósseo além de corrigir quaisquer complicações que possam estar presentes no nariz, como desvio de septo nasal


Ambos os procedimentos são minimamente invasivos, pois são feitos através da técnica endoscópica, onde uma pequena câmera é inserida nas narinas para guiar a visão do cirurgião. Desse modo todo o procedimento é feito no interior do nariz sem necessidade de incisões na pele no nariz.


Pequenos instrumentos permitem precisão incomparável e controle muito maior ao realizar osteotomias, para que seus resultados possam ser muito mais suaves e naturais.


A técnica minimamente invasiva também minimiza a lesão dos tecidos moles circundantes e evita todas as incisões na pele.


Como temos menos trauma ao tecido, você pode desfrutar de uma cicatrização óssea mais rápida, menos dor e uma recuperação mais rápida após a cirurgia.


Cirurgia endoscópica nasal
Cirurgia endoscópica nasal

Cirurgia endoscópica nasal
Cirurgia endoscópica nasal

Remoção endoscópica de um esporão do septo nasal



 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.