• dradaniellyandrade

O que causa dor e pressão nos seios da face?

A pressão nos seios da face ocorre quando as membranas ao redor das passagens nasais ficam inflamadas ou inchadas. A congestão e a dor nos seios da face podem deixar os pacientes desconfortáveis, mas existem maneiras de encontrar alívio.


Leia dicas sobre como identificar seu tipo de congestão e dor nos seios da face, onde você os sente, por que os sente e como encontrar alívio para a dor nos seios da face.


O que causa dor e pressão nos seios da face?


Seus seios da face são espaços cheios de ar conectados às passagens nasais que ajudam a umidificar o ar conforme você inspira e a produzir muco que ajuda a reter bactérias e partículas estranhas. Quando as passagens nasais e seus tecidos ficam irritados, o muco pode se acumular em vez de drenar normalmente.


Esse acúmulo causa inchaço e frequentemente causa dor e pressão nos seios da face. Tecidos inchados e inflamados também podem causar pressão nas terminações nervosas ao redor dos seios da face. Isso leva a uma dor surda ou latejante.


Vários fatores podem causar irritação da passagem nasal e desencadear sintomas de pressão nos seios da face.

  • Irritantes ambientais — poluentes transportados pelo ar, como aqueles que causam rinites alérgicas, podem desencadear o acúmulo de muco e pressão nos seios da face.

  • Uma infecção sinusal — a sinusite, mais comumente conhecida como infecção sinusal, pode ser a causa de sua pressão e dor nos seios da face. Se você acha que pode ter uma infecção sinusal, converse com seu otorrinolaringologista para um diagnóstico e recomendações de tratamento.

  • Resfriado comum — nem todo resfriado é igual, mas às vezes os sintomas incluem acúmulo de muco, que pode significar pressão nos seios da face e dor.


Dor nos seios da face e causas de pressão


Existem diferentes tipos de seios da face, cada um dos quais pode causar diferentes sintomas de dor nos seios da face. As imagens abaixo mostram o que causa pressão nos seios da face em diferentes áreas do rosto, pescoço e cabeça e podem ser úteis para localizar o alívio ou discutir com seu médico.

pressão nos seios da face

  • Frontal — Os seios frontais causam dor na testa e dores de cabeça.

  • Etmoide — Os seios da face etmoidal causam dor entre os olhos e ao longo do nariz.

  • Maxilar — Os seios maxilares causam dor nas bochechas, maxilar superior ou dentes.

  • Esfenoide — Os seios esfenoidais causam dor atrás dos olhos, na parte superior do couro cabeludo ou na parte posterior da cabeça.


Como aliviar a pressão e a dor nos seios da face


Esse tópico é uma das maiores dúvidas que recebemos em nosso consultório. O tratamento para sinusite, pressão e dor nos seios da face causadas por ela, não deve ser genérico, por isso é muito importante consultar com um otorrinolaringologista que é o médico indicado para fazer o correto diagnóstico e direcionar seu tratamento.


Em termos genéricos podemos dizer que a sinusite é tratada de várias maneiras, cada uma dependendo da gravidade do caso e da causa.


Uma infecção de sinusite simples é tratada com:


  • Descongestionantes.

  • Medicamentos de venda livre para resfriado e alergia

  • Lavagem nasal com soro fisiológico

  • Beber líquidos (a sinusite é uma infecção viral e os líquidos ajudam).

Se os sintomas de sinusite não melhorarem após 10 dias, seu médico pode prescrever:

  • Antibióticos (por 7 a 10 dias).

  • Descongestionantes orais ou tópicos.

  • Sprays esteroides intranasais prescritos. (Não use sprays sem receita por mais de três a cinco dias — eles podem aumentar a congestão nasal).

A sinusite crônica pode ser tratada com foco na doença subjacente (geralmente rinite alérgica). Isso é geralmente tratado com:

  • Sprays esteroides intranasais.

  • Sprays anti-histamínicos tópicos ou pílulas orais.

  • Antagonistas do leucotrieno para reduzir o inchaço e os sintomas de alergia.

  • Lavagem nasal.

Quando a sinusite não é controlada por um dos tratamentos acima, uma tomografia computadorizada é usada para dar uma olhada melhor em seus seios da face. Dependendo dos resultados, a cirurgia endoscópica nasal pode ser necessária para corrigir problemas estruturais em seus seios da face. É mais provável que isso aconteça se você tiver pólipos nasais e / ou uma infecção fúngica.


Cuidado com os chamados "remédios caseiros" para sinusite, é muito comum pacientes relatarem que tomaram "chá para sinusite" ou fizeram inalação com buchinha do norte. Eles podem agravar o seu problema, o otorrinolaringologista é o melhor profissional para orientar o tratamento da sua sinusite aguda e crônica.


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte, especialista em tratamento clínico e cirúrgico de sinusite.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo