A rinoplastia funcional pode melhorar sua respiração?

Início > Blog > A rinoplastia funcional pode melhorar sua respiração?


Quando muitas pessoas pensam em cirurgia plástica no nariz, também conhecida como rinoplastia, pensam que ela é feita somente por motivos estéticos. Porém, é muito comum quem não deseja mudar a aparência do nariz também procurar a rinoplastia para melhorar a respiração. Este tipo de rinoplastia, conhecido como septoplastia ou rinosseptoplastia, pode alterar a aparência externa do nariz, mas o principal objetivo é fazer alterações na passagem nasal por motivos de saúde.


Por que voce deve considerar a rinoplastia funcional?


Existem muitas razões pelas quais as pessoas procuram a rinoplastia funcional. O mais comum é devido a uma condição física pré-existente, como defeito de nascença, infecção ou trauma no nariz que causa o colapso das narinas, estreitamento da passagem nasal ou outras obstruções que prejudicam a respiração.


Muitas cirurgias de rinoplastia funcional são feitas para corrigir um desvio de septo. Isso ocorre quando a parede entre a passagem nasal fica desviada, reduzindo o fluxo de ar e complicando a respiração. Aqueles com um sistema alterado podem apresentar crostas ou sangramento no nariz, narinas entupidas, infecções frequentes nos seios da face e ronco. Você pode nascer com um desvio de septo ou pode ser o resultado de um trauma no nariz.


Outra razão comum para os pacientes optarem pela rinoplastia funcional é devido aos cornetos aumentados, estruturas na parte superior do nariz que podem inchar devido a infecções, alergias ou outros irritantes e comprometer as vias aéreas. Fazer uma cirurgia para corrigir um desvio de septo, cornetos aumentados ou qualquer outra condição física que dificulte a respiração pode fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida.


Qual é a diferença entre a rinoplastia estética e a rinoplastia funcional?


A Dra. Danielly Solar Andrade é especialista em rinoplastia funcional e estética e frequentemente descobre que os pacientes se beneficiam de uma cirurgia combinada que não apenas ajuda a melhorar a respiração, mas também melhora a estética do nariz. Nos casos em que o paciente precisa apenas de uma correção do desvio do septo ou redução dos cornetos, a Dra. Danielly geralmente pode realizar um procedimento minimamente invasivo que envolve apenas incisões internas. Depois de obter acesso à cavidade nasal, ela pode corrigir a posição do septo ou alterar a posição, ou diminuir o tamanho das conchas para melhorar a respiração do paciente. Aqueles que passam por cirurgias como essas, conhecidas como cirurgia fechada, desfrutam de um melhor bem-estar com muito poucas cicatrizes e um mínimo de tempo de recuperação.


Decidindo se a rinoplastia funcional é ideal para você


Se você tem problemas respiratórios devido a um desvio de septo ou obstrução na cavidade nasal, provavelmente você é candidato a uma rinoplastia funcional. A próxima etapa é agendar uma consulta com um especialista em rinoplastia, como a Dra. Danielly, que pode avaliar as causas de seus problemas respiratórios e aconselhá-lo se a rinoplastia funcional proporcionará alívio. A médica irá passar pelo processo de sua cirurgia de rinoplastia, responder todas as perguntas que você tiver.


Rinoplastia Funcional — o que esperar?


Dependendo da extensão do trabalho que precisa ser feito em seu nariz, você não deve ficar na sala de cirurgia por mais de uma hora e meia a duas horas para o procedimento. Se você estiver trabalhando em um desvio de septo ou cornetos aumentados, sua cirurgia será fechada e envolverá um mínimo de tempo de inatividade. Você pode esperar inchaço e hematomas por alguns dias após a cirurgia e deve evitar assoar o nariz e dormir com a cabeça elevada. A maioria dos pacientes descobre que consegue retornar ao trabalho e às suas atividades diárias após cerca de uma semana.


Se você está tendo problemas respiratórios que afetam seu sono ou suas sensações diárias de bem-estar, você deve considerar uma rinoplastia funcional. Agende hoje mesmo uma consulta com a Dra. Danielly para saber se este tipo de cirurgia pode melhorar sua respiração e qualidade de vida.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."