top of page

Cirurgia no nariz para respirar melhor: Cirurgias funcionais do nariz

cirurgia no nariz para respirar melhor

A cirurgia no nariz para respirar melhor é um procedimento que busca melhorar a qualidade da respiração do paciente. Em muitos casos, essa cirurgia é indicada para corrigir problemas de desvio de septo, hipertrofia de cornetos nasais ou outras obstruções nasais que dificultam a passagem do ar. Durante o procedimento, o cirurgião pode fazer uso de diferentes técnicas, como a septoplastia e a turbinectomia, para corrigir as alterações anatômicas que causam a obstrução.


Qual o nome da cirurgia que faz no nariz para respirar melhor?


As cirurgias no nariz para respirar melhor mais comuns são a septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e polipectomia nasal.


A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir um desvio de septo, a estrutura central do nariz que separa as narinas. A septoplastia é realizada para endireitar os ossos e a cartilagem do septo para que as obstruções sejam removidas das vias respiratórias. Pessoas com desvio de septo têm maior probabilidade de apresentar problemas de ronco, apneia do sono e sinusite. Esses sintomas são virtualmente eliminados nos pacientes submetidos à septoplastia.


A turbinectomia é a cirurgia de redução de cornetos nasais, indicada principalmente para pacientes com hipertrofia de cornetos nasais e concha bolhosa, devido a rinite alérgica e sinusite crônica, que provocam com aumento do tamanho dos cornetos nasais. Pacientes que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para auxiliar a restabelecer a respiração e trazer a tranquilidade para uma boa noite de sono.


A sinusectomia é um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios paranasais. A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal.


Meu plano de saúde cobre cirurgia no nariz para respirar melhor?


Sim, os planos de saúde cobrem todos os procedimentos funcionais. Os planos de saúdes, segundo regulamentação da ANS, devem cobrir cirurgias no nariz para corrigir ou melhorar a função respiratória.

 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, otorrinolaringologista especialista em cirurgia no nariz para respirar melhor na cidade de Belo Horizonte - MG



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page