• dradaniellyandrade

Perfuração do septo nasal: Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Nov 20

Início > Blog > Perfuração do septo nasal: Causas, sintomas e tratamento

perfuração septal

O que é uma perfuração do septo nasal?


A perfuração do septo nasal é um orifício (furo) no septo nasal (membrana mucosa e cartilagem). O septo é o divisor central da passagem nasal responsável por equilibrar o fluxo de ar pelo nariz. O septo é feito de cartilagem e osso coberto por uma delicada membrana mucosa. Outros nomes econtrados são: furo no septo e septo furado.


As perfurações septais ocorrem mais comumente devido a uma lesão da membrana mucosa que diminui o suprimento sanguíneo do septo. A cartilagem subjacente morre e deixa um buraco. Conforme o buraco aumenta de tamanho, os sintomas aumentam em gravidade, como hemorragias nasais e crostas. As lesões mais comuns que causam perfurações septais são fraturas nasais, cutucar o nariz, cirurgia nasal (septoplastia) e o abuso de sprays nasais medicamentosos ou abuso de drogas ilícitas.


Como um septo perfurado afeta minha respiração?


A fisiologia do fluxo de ar pelo nariz não é complicada. O ar inspirado flui uniformemente sobre as conchas nasais, que adicionam calor e umidade ao ar. No momento em que o ar chega aos nossos pulmões, ele é aquecido e umidificado, proporcionando uma respiração confortável. O nariz é o umidificador da natureza. Quando estamos congestionados (como com um resfriado) e respiramos pela boca à noite, acordamos com a garganta seca.


Quando o septo é perfurado, o padrão normal de fluxo de ar pelo nariz é interrompido. O ar inspirado começa a recircular, girando pelo nariz, como as águas calmas que se transformam em corredeiras em um riacho. A recirculação do ar inspirado “rouba” mais do que sua cota justa de umidade e calor em seu caminho de volta para fora do nariz através da perfuração, causando ressecamento excessivo da delicada mucosa nasal. O ar inspirado alternadamente pode simplesmente ficar preso na perfuração como um redemoinho. Esse fluxo de ar anormal pelo nariz leva ao ressecamento excessivo da membrana mucosa. A própria perfuração septal torna-se crostosa, com sangue e, ocasionalmente, infectada com bactérias que penetram facilmente na mucosa e cartilagem danificadas.


Os pacientes costumam ir ao médico com as passagens nasais bloqueadas devido a crostas excessivas, pus de odor fétido no nariz e sangramento nasal. Se a perfuração septal não for tratada, a crosta, a infecção e o sangramento danificam mais a cartilagem e a perfuração septal aumenta lentamente, desestabilizando o nariz, levando a um colapso potencial e agravamento dos sintomas.


O que é o septo nasal?


O septo nasal divide o nariz em passagens nasais direita e esquerda sendo feito de pele delicada, mucosa, cartilagem e ossos finos como papel que fornecem o suporte central e a base para o nariz. Funcionalmente, o septo normal garante que o ar que flui pelo nariz se mova pelas passagens nasais suavemente de forma laminar sem turbulência e seja uniformemente distribuído entre as passagens nasais. Isso é importante porque, funcionalmente, seu nariz é simplesmente um umidificador compacto para o ar que você respira.


O septo nasal divide o nariz em duas câmaras de humificação separadas. Cada lado do nariz compartilha a carga de trabalho de condicionamento do ar que respiramos.


Quais são as causas mais comuns de perfuração de septo nasal?


As perfurações septais são causadas por uma lesão no septo nasal. O septo é muito delicado e pode ser facilmente furado por trauma (fratura nasal), infecção, abuso de medicamentos ou drogas (descongestionantes nasais, esteroides nasais ou cocaína), doenças autoimunes e por cirurgia prévia, como septoplastia ou rinoplastia. Um furo no septo é diagnosticado como uma perfuração septal ou septo perfurado.


As perfurações do septo nasal são causadas pela interrupção do fluxo sanguíneo para o septo nasal. Como o septo nasal tem um suprimento sangüíneo delicado, qualquer fator que diminua esse fluxo sanguíneo pode resultar em uma perfuração septal. Algumas das causas mais comuns de perfurações septais incluem:


  • Cirurgia: A cirurgia nasal pode causar interrupção significativa do fluxo sanguíneo para o septo, pois os tecidos dentro do nariz são manipulados, diminuindo o fluxo sanguíneo. Um rasgo na mucosa do septo nasal em ambos os lados impedirá o fluxo sanguíneo para a cartilagem e um orifício pode ser formado. O risco de perfuração septal aumenta se houver história prévia de cirurgia nasal.

  • Cocaína: o uso de cocaína em longo prazo é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de perfuração do septo nasal. A cocaína faz com que os vasos sanguíneos dentro do nariz encolham. Quanto mais cocaína usada durante um período de tempo, mais os vasos encolhem. Se os vasos diminuem de tamanho o suficiente, pode causar a formação de um buraco.

  • Infecção: a infecção pode resultar no que é chamado de necrose do tecido, um termo usado para se referir à morte do tecido. Essas infecções podem resultar em acúmulo de pus no septo. Conforme o pus se acumula, ele pode comprometer o fluxo sanguíneo vascular para o septo.

  • Condições médicas: algumas condições médicas podem causar perfurações do septo nasal. Mais especificamente, doenças autoimunes como a doença de Wegener e a sarcoidose podem resultar em vasos sanguíneos doentes, especialmente no nariz. É uma consideração importante para o seu médico certificar-se de que uma doença não diagnosticada não seja reconhecida. Indivíduos com perfurações septais sem uma causa óbvia devem ter uma investigação auto-imune.

  • Auto-manipulação: coçar excessivamente dentro do nariz pode criar um orifício no septo. O uso de instrumentos no nariz, como cotonetes ou grampos de cabelo, pode traumatizar o tecido mole e interromper o suprimento de sangue do septo nasal.

  • Trauma: Trauma no nariz pode resultar na coleta de sangue no septo, conhecido como hematoma. À medida que o hematoma se expande, ele interrompe o fluxo sanguíneo, o que pode levar a uma perfuração septal.

  • Medicamentos nasais: O uso prolongado de sprays nasais, como esteróides ou sprays nasais de venda livre, também pode diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos ao longo do septo, levando à perfuração.

Devido às causas complexas e potencialmente interligadas de uma perfuração do septo nasal, é importante consultar com um otorrinolaringologista especialista em septo nasal.


Resumo das causas para perfuração septal:

  • Trauma

  • Hematoma Septal

  • Infecção

  • Uso excessivo de spray nasal de medicação

  • Abuso de Drogas

  • Doenças autoimunes (granulomatose de Wegener)


Um septo nasal perfurado pode cicatrizar sozinho?


Às vezes, mas depende principalmente do tamanho do orifício, da localização da perfuração e da extensão do dano ao tecido. É improvável que um septo perfurado cicatrize completamente por conta própria e, em muitos casos, é mais provável que piore.


Às vezes, dependendo do tamanho da perfuração septal, ela pode cicatrizar por conta própria. No entanto, conforme o tamanho aumenta, a probabilidade de resolução espontânea diminui. O reparo adequado da perfuração do septo nasal é importante devido à natureza delicada do tecido.


Quais são os sintomas da perfuração septal?


Os sintomas de perfuração septal incluem sangramento nasal, odores desagradáveis, crostas, infecção, deformidade nasal e instabilidade.


As perfurações septais causam interrupção na forma como o ar se move através das passagens nasais, tornando o fluxo de ar mais turbulento e menos suave. O ar passa de um lado para o outro do nariz, em vez de voltar direto para as vias respiratórias. Como resultado, ter uma perfuração septal pode causar alguns, senão todos os seguintes sintomas:

  • Sangramento: O fluxo de ar turbulento faz com que o revestimento interno do nariz fique seco. Como resultado, o revestimento pode formar crostas e crostas que, quando deslocadas, podem causar sangramento. O sangramento geralmente é temporário, mas pode exigir procedimentos menores para prevenir novos episódios de sangramento.

  • Crostas: As bordas expostas do orifício no septo evitam que o delicado revestimento do septo permaneça úmido, além de impedir a umidificação do ar que é inalado. Como resultado, crostas e crostas se formam ao longo da perfuração septal e podem se formar em outras partes do nariz. Essa crosta pode progredir e causar dificuldade para respirar. Crostas e crostas também podem causar infecção no septo nasal remanescente, exigindo tratamento com antibióticos. A formação de crostas nasais geralmente é evitada com umidificadores e irrigação nasal. No entanto, se a crosta for significativa, pode ser necessário um médico para removê-la.

  • Obstrução nasal: Grandes perfurações nasais podem dar a sensação de não ser possível respirar corretamente. Isso ocorre porque os sensores no nariz que detectam o movimento do ar podem estar ausentes. Você pode estar respirando corretamente, mas parece que está obstruído. Crostas grandes também podem bloquear um ou ambos os lados do nariz.

  • Assobio: Pequenas perfurações, especialmente perto das narinas, podem ser incômodas, pois podem causar um som de assobio vindo do nariz. Isso ocorre porque o ar pode se mover entre os dois lados da perfuração a uma velocidade mais alta do que outras partes do nariz. Como resultado, um ruído agudo de assobio se forma.

  • Colapso nasal: Uma grande perfuração septal pode diminuir o suporte da parte externa do nariz e causar o colapso do nariz. Esse “selamento” é dramático externamente e geralmente bloqueia as vias aéreas nasais superiores.


As perfurações septais não tratadas geralmente aumentam com o tempo e se tornam mais sintomáticas, afetando as funções normais e a estrutura do nariz. Os sintomas variam em tipo e gravidade, dependendo da localização e do tamanho da perfuração, desde assobios, secreção nasal com odor desagradável, crostas nasais, sangramento nasal, respiração nasal obstruída, ronco, aumento da suscetibilidade a infecções e colapso nasal e deformidade estética. A gravidade dos sintomas pode variar de leve a gravemente debilitante. Normalmente, os pacientes também podem ter outras doenças nasais que exacerbam ainda mais seus sintomas, como obstrução nasal por rinoplastia malsucedida, desvio de septo, cornetos aumentados, sinusite e rinite alérgica.



Em resumo os sintomas de perfuração incluem:


Mais informações:


Como é diagnosticado um septo perfurado?


Uma perfuração septal pode ser diagnosticada no exame nasal de rotina ou na endoscopia nasal. Mais importante, entretanto, é determinar a causa da perfuração septal. A etiologia de uma perfuração septal é fundamental no planejamento de tratamento eficaz para prevenir novas recorrências após o tratamento. Isso é especialmente verdadeiro para pacientes com doenças autoimunes não diagnosticadas, como a granulomatose de Wegener, que causa efeitos sistêmicos fora do nariz e precisa ser tratada concomitantemente, ou pacientes com hábitos comportamentais (ou seja, cutucar o nariz compulsivamente) que precisam ser tratados antes do tratamento de perfuração septal.


Infelizmente, muitos pacientes que procuram o médico inicialmente não sabem que têm uma perfuração septal. Esses pacientes podem simplesmente ter procurado um otorrino (médico de ouvido, nariz e garganta) para uma condição mais benigna, como sangramento nasal recorrente, congestão nasal ou dor nasal. Outros pacientes se autodiagnosticaram como pacientes com perfuração septal e podem ter hábitos crônicos que causaram a perfuração (por exemplo, cutucar o nariz).


As perfurações septais são diagnosticadas por um exame nasal de rotina, endoscopia nasal ou tomografia computadorizada. Muitos pacientes também fazem autodiagnósticos em casa, apontando uma luz no nariz. Após o diagnóstico, é essencial determinar o estado de saúde da mucosa septal remanescente e descobrir a causa exata da perfuração septal. Saber a etiologia exata da perfuração septal ajuda a prevenir novas recorrências após a cirurgia de reparo da perfuração septal bem-sucedida. Isso é especialmente verdadeiro para pacientes com doenças autoimunes não diagnosticadas, pacientes com hábitos comportamentais compulsivos (ou seja, cutucar o nariz) e aqueles com histórico de uso de medicamentos ou drogas ilícitas ou cirurgia anterior.


Perfuração de septo nasal - Exame de Fibronasolaringoscopia
Perfuração de septo nasal - Exame de Fibronasolaringoscopia

Perfuração de septo nasal - Tomografia computadorizada
Tomografia computadorizada - Perfuração de septo nasal


Que complicações estão associadas a um septo perfurado?


As complicações incluem:


O septo nasal é o suporte central do esqueleto nasal. É a base de um perfil forte normal. O perfil nasal geral reflete o perfil do septo. O septo nasal estabiliza funcionalmente o nariz da mesma forma que uma fundação sustenta e estabiliza uma casa ou um arranha-céu. Sem uma base sólida, um edifício desabará. O nariz não é diferente.


As perfurações septais podem desestabilizar o nariz e causar colapso nasal. Esse colapso ocorre mais comumente na região nasal média (cartilagem no meio do nariz chamada de abóbada média), levando ao enfraquecimento estrutural dessa região. A abóbada nasal média é desestabilizada e o nariz colapsa, deixando uma deformidade fixa do nariz em sela. Em casos raros, os pacientes com perfuração septal e infecção crônica podem apresentar colapso de toda a estrutura cartilaginosa nasal (não apenas o septo) do nariz, causando colapso, deformidade e torção do nariz.


Colapso Nasal
Colapso nasal devido a enfraquecimaneto da estrutura do septo

Depois que o nariz fica ainda mais enfraquecido pela perda de sua estrutura de cartilagem, todo o nariz pode colapsar dinamicamente a cada inspiração. Isso é conhecido como colapso da válvula nasal. Essa complicação é vista mais comumente em perfurações septais associadas ao uso excessivo de cocaína, mas também pode ser observada em narizes perfurados causados ​​por rinoplastia.


Colapso de válvula nasal
Colapso de válvula nasal

Grandes perfurações septais podem causar comprometimento estrutural do nariz (desvio do septo, deformidade do nariz em sela ou colapso). A rinoplastia funcional, uma cirurgia estrutural, visa restabelecer uma estética natural para o nariz. O objetivo é corrigir e evitar mais colapsos do esqueleto nasal e fazer com que o nariz pareça normal. A rinoplastia estrutural é melhor realizada ao mesmo tempo que o reparo da perfuração septal.


rinoplastia nariz em sela
Correção de nariz em sela

Deformidades nasal após abuso de cocaína


Cheirar cocaína pode levar a uma perfuração septal. É uma complicação terrível para quem usou cocaína. A cocaína age por constrição e eventualmente danifica os delicados vasos sanguíneos que fornecem oxigênio à mucosa do septo nasal. Sem oxigênio, o revestimento da mucosa septal começa a necrose (morrer). Todo o suprimento de sangue, nutrientes e oxigênio para a cartilagem septal nasal vem da mucosa subjacente. Uma vez que a mucosa está irreversivelmente danificada, ela não pode mais suprir a cartilagem abaixo e a cartilagem perfura. O septo perfurado é instável e o nariz pode colapsar devido ao enfraquecimento do suporte estrutural. Uma vez presente, a perfuração septal não cicatriza por si mesma.



Uma perfuração no septo pode curar sozinha?


Às vezes, dependendo do tamanho da perfuração septal, ela pode cicatrizar por conta própria. No entanto, conforme o tamanho aumenta, a probabilidade de resolução espontânea diminui. O reparo adequado da perfuração do septo nasal é importante devido à natureza delicada do tecido.


Como as perfurações no septo nasal são tratadas?


Os objetivos do tratamento das perfurações septais são reduzir os sintomas incômodos que resultam da secura nasal. Portanto, o manejo envolve medidas destinadas a aumentar a umidificação do ar nasal que passa, para prevenir formação de crostas, sangramento, formação de crostas e obstrução das vias aéreas. A secura noturna pode ser um problema, principalmente enquanto você dorme. Portanto, muitas vezes podemos recomendar o uso de um umidificador de cabeceira. O uso de irrigação nasal com solução salina (lavagem nasal) também pode ajudar a remover crostas e prevenir o aparecimento de crostas, ao mesmo tempo em que mantém um ambiente úmido.


No entanto, tais medidas são limitadas, pois foram concebidas para tratar apenas os sintomas e não para corrigir a perfuração em si. Para perfurações persistentemente incômodas, existem opções cirúrgicas.


Desvio de septo nasal e septo nasal perfurado


Outra condição que afeta o septo nasal é conhecida como desvio de septo. Isso é diferente de um septo perfurado. Um desvio de septo é quando o septo não está centralizado e está muito desequilibrado para o lado direito ou esquerdo do nariz. Isso pode obstruir as vias aéreas em um lado do nariz e levar a outros sintomas como congestão, ronco e apnéia do sono. Você pode ter alguns sintomas semelhantes aos de um septo perfurado, como sangue no nariz ou dores de cabeça.


Uma visita ao otorrinolaringologista ajudará a diagnosticar sua condição nasal. A correção de um septo desviado é um processo muito mais simples do que a correção de um septo perfurado. Freqüentemente, o procedimento para corrigir um desvio de septo pode ser feito em 1–2 horas, e você geralmente volta para casa no dia do procedimento.


Mais informações sobre desvio de septo:


O que torna alguém um especialista em reparo de perfuração septal nasal?


Cirurgiões específicos estão mais equipados para manusear e tratar as perfurações septais. Normalmente, os otorrinolaringologistas (ou cirurgiões otorrinolaringologistas) possuem as habilidades necessárias para reparar essas perfurações do septo. Onde quer que seja feito o reparo da perfuração do septo nasal, certifique-se de que você se sinta confortável e confiante no especialista com quem está trabalhando.


Cirurgia para correção de perfuração de septo


Várias técnicas cirúrgicas podem ser usadas para fechar uma perfuração maior. O cirurgião otorrino pode usar tecido de dentro do nariz ou de outra parte do corpo para suturar o orifício. Outros médicos podem usar tecido para criar uma aba para cobrir a perfuração.


A cirurgia que visa corrigir as perfurações do septo nasal é baseada em dois princípios básicos: reparar a perfuração com retalhos mucopericondriais e / ou mucoperiosteais da cavidade nasal interna e autoenxertos de tecido conjuntivo interpostos entre os retalhos mucosos.


O procedimento leva de 1 a 3 horas e você geralmente volta para casa no mesmo dia.


Preparação para um reparo de perfuração septal


As perfurações que apresentam sintomas como sangramento, formação de crostas, obstrução com assobio ou colapso nasal devem ser avaliadas para intervenção cirúrgica quando os sintomas se tornarem pesados. O sucesso dos reparos depende da manutenção de um bom fluxo sanguíneo no período pós-operatório.


Antes e depois da cirurgia para correção de perfuração de septo nasal




Pós cirúrgico e recuperação da cirurgia de reparação do septo perfurado


Dependendo do tipo de cirurgia que você fizer, provavelmente será necessário tamponamento / talas nasais. Eles são colocados pelo Dra. Danielly para permitir a cura adequada das estruturas nasais internas, como um “molde interno” para o nariz.


Normalmente, eles são removidos na primeira consulta pós-operatória, uma semana depois. Provavelmente, você também terá um gesso nasal na parte externa do nariz. Isso também ajuda a reduzir o inchaço e a manter tudo no lugar. Isso permanece no nariz também por 1 semana após a cirurgia. Dependendo do seu trabalho, a Dra. Danielly normalmente recomenda tirar um mínimo de 3 dias de folga antes de retornar ao trabalho. Ela também desencoraja seus pacientes de qualquer levantamento de peso, pois isso pode alterar a estrutura do nariz por meio de esforço. Se você usa óculos, pode precisar de algumas alterações para não fornecer pressão sobre os ossos nasais.


Você verá a Dra. Danielly uma semana após a cirurgia, onde ela removerá todos os materiais e talas. Seu nariz pode ficar inchado por um período temporário, então não se estresse! Toda essa cirurgia causa inchaço que acaba diminuindo com o tempo. Dependendo do paciente, esse inchaço dura de 2 a 3 semanas, mas pode durar até dois meses em raras circunstâncias.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, perfuração de septo, pólipos nasais, hipertrofia de cornetos, concha bolhosa, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, Reparação de perfuração de septo nasal, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


A Dra. Danielly Solar Andrade é Otorrinolaringologista especialista em cirurgias nasais com ampla experiência em todos os tamanhos de reparo de perfuração septal.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre perfuração de septo nasal, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

124 visualizações0 comentário